Banco de Projetos

PROJETO SANEAMENTO BÁSICO RECICLAR PARA TRANSFORMAR

Ano / Edição: 2017
Município: Guaporema
Função de Governo: Saneamento

Administração Indireta:

Pátio Municipal

Diagnóstico

O município de Guaporema possui atualmente 2.420 habitantes segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, embora pequena, é uma população que produz muito lixo causando uma grande preocupação para os gestores municipais.
Quando iniciamos este trabalho em 2014 a produção de lixo era em torno de 23 toneladas ao mês segundo diretor do Pátio Municipal, o lixão a céu aberto no município estava entrando em colapso e a criação da Lei nº 12.305/2010 que determina o fim dos lixões até o ano de 2014, impulsionaram a realização de um grande movimento para que a população se adeque as novas exigências.
A coleta seletiva no município foi a primeira grande mobilização e envolveu todos os setores da comunidade, incluindo os setores públicos e privados. Esta ação desencadeou muitas outras e continuam sendo destaque no cenário das políticas públicas municipais.
A preocupação com o meio ambiente e o fortalecimento das ações em garantir um destino correto para os lixos vem ganhando espaço a cada dia no município de Guaporema.
O trabalho de conscientização vem sendo realizado constantemente com a população e a separação do lixo reciclável ocorre no município de Guaporema em uma média de 4.000Kg por mês, com o desenvolvimento desse projeto pretende-se aumentar essa média para 7.000Kg, mudando assim a cultura de toda uma geração.

Descrição

A Preocupação com o lixo sempre foi relevante na gestão do Prefeito Marcão Barranco que logo no início do seu primeiro mandato iniciou um grande trabalho de conscientização sobre a importância da COLETA SELETIVA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte junto às escolas municipais, incentivando as crianças para que juntas pudessem incentivar os pais e assim promover a mudanças de hábito na população.
O município começou então há ter um dia diferente para a coleta do material reciclável e com isso intensificou as campanhas de conscientização da Coleta Seletiva, promoveu cartazes informativos, folders, carros de som, divulgações em redes sociais oficiais da prefeitura e mobilizou a comunidade para reciclar.
Criou a Associação dos Catadores de Material Reciclável, fez Audiência Pública para escolher a empresa que iria tratar o lixo orgânico, transformou o lixão a céu aberto em vala controlada e depois em área de reflorestamento, além de projetos e campanhas vinculadas as escolas e comunidade.
Com toda essa mobilização é preciso promover algo que impulsione a criatividade e desperte nos alunos a consciência de preservar e reciclar, é com esse objetivo que a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte juntamente com a SANEPAR elaborou o concurso da melhor frase com o tema “A importância de Reciclar” dirigido aos estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). A frase ganhadora selecionada pela comissão organizadora receberá destaque na conta de água do município, levando a importância de reciclar para dentro da casa de cada um dos moradores, comércios e indústrias.
Após exposição do Projeto e do lançamento do Concurso da frase relacionado à reciclagem, será feita a leitura do regulamento para que todos tomem ciência das condições para participar, sendo disponibilizada uma cópia para o professor de cada turma trabalhar posteriormente.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte fará palestras informativas que auxiliarão os alunos na elaboração das frases. Também será realizado um teatro mostrando a importância de reciclar.
Após o trabalho de informação e divulgação da importância de reciclar os alunos irão elaborar as frases em sala de aula, sem intervenção do professor de acordo com sua criatividade.
As frases serão avaliadas no dia 27 de outubro de 2017. Os critérios serão: originalidade e criatividade das frases ao tema proposto. No caso de plágio os alunos serão eliminados do concurso.
Aos jurados caberá a seleção de 5 (cinco) frases finalistas, sendo um por sala, entre este serão escolhidas as 03(três) melhores frases, distribuídos em 1º (primeiro), 2º(segundo) e 3º (terceiro) lugar. Lembrando que apenas o 1º lugar se receberá destaque na conta de água, levando em consideração a pratica do cuidado com o meio ambiente.
Os alunos autores das frases vencedoras nas três primeiras colocações receberão prêmios, conforme regulamento. Todas as frases selecionadas e avaliadas serão divulgadas por mídia locais. Os professores dos alunos vencedores serão certificados pela participação.

DISPOSIÇÃO DO LIXO NO MUNICÍPIO DE GUAPOREMA
É considerado lixo todo o conjunto de resíduos sólidos que são descartados provenientes das atividades humanas, gerados e acumulados pela natureza.
Até o segundo semestre de 2015, a disposição final dos lixos na cidade de Guaporema eram direcionado em lixão a céu aberto, sem a separação de materiais recicláveis prejudicando assim, a saúde da população e o meio ambiente.
O município de Guaporema recebeu a visita técnica de um funcionário da SANEPAR, para análise da disposição final do Lixo, onde o mesmo deixaria de ser depositado em lixões a céu aberto e passaria a ser depositado em um Aterro Sanitário controlado pertencente à SANEPAR no município de Cianorte.
O Lixão do município foi desativado em setembro de 2015, onde passou a ser uma vala controlada e que será reflorestada.

ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES
O trabalho realizado por todos os setores foi intenso e árduo. A conscientização nas escolas, comércios, zonas rurais, através de amostragem e explicação sobre a importância de reciclar, a separação correta dos lixos, a disposição final dos lixos, fez que com a população tomasse consciência a respeito da separação do lixo e através da reciclagem e passou a dar oportunidades para os moradores através da Associação dos Catadores que hoje gera uma renda na média de 1.600,00.

Objetivos

Gerais:

O projeto tem como objetivo expor o trabalho que tem sido realizado no Município de Guaporema, como Coleta Seletiva, desativação de lixo a céu aberto, melhorias na qualidade de vida da população Guaporemense.
Conscientizar, sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para importância da separação e reciclagem do lixo, sendo este responsabilidade de todos e demonstrar através de imagens a necessidade de preservar o meio ambiente.

Específicos:

• Conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do lixo;
• Incentivar através do concurso a prática de separação de material reciclado;
• Aumentar a quantidade de materiais reciclados promovendo a Associação dos Catadores.
• Reflorestar o antigo lixão a fim de contribuir na preservação do meio ambiente.

Metas a atingir:

• Conscientizar a população de modo a atingir 7.000 kg da separação do lixo reciclável;
• Elevar a arrecadação do lixo reciclável de modo a aumentar a renda dos membros da Associação dos Catadores;
• Reflorestar o antigo Lixão garantindo a sustentabilidade.

Cronograma

Físico:

2014
Atividades Objetivos Local Participantes Meses Meses Meses
Criação da Associação dos Catadores de material Reciclável Intensificar a separação do lixo reciclável e promover a geração de renda para os associados. Pátio Municipal Membros da comunidade
Audiência Pública para escolha da empresa que irá fazer o tratamento do lixo - Sanepar Tratar o lixo orgânico em local adequado e contribuir para a preservação do meio ambiente Assistência Social Autoridades locais, membros da comunidade e equipe da Sanepar.
Campanhas de Conscientização Conscientizar a população sobre a necessidade e importância da coleta seletiva. -Escolas
-Feira do Produtor
-Carro de som Mensal
Projeto Criando com Sucata na Educação Infantil Incentivar desde ceda a coleta seletiva e o reaproveitamento do lixo reciclável. CMEI Pequeno Príncipe Crianças de 3 a 5 anos Anual
2015
Todas as ações realizadas em 2014 continuaram em 2015.
Coleta do lixo orgânico com o caminhão compactador com destino ao aterro sanitário de Cianorte. Extinguir o lixão a céu aberto no município. Aterro Sanitário de Cianorte. Funcionários da prefeitura A partir do segundo semestre
Implantação das lixeiras da coleta seletiva Estimular o hábito da separação do lixo reciclável. Avenida Padre Evaldo População
Concurso que originou a Patrulha Defensora do Meio Ambiente Estimular as crianças a ajudar na coleta seletiva e na preservação do meio Ambiente. Escola Municipal Monteiro Lobato Alunos do 1º ao 5º ano
Projeto do PNAIC – UEM
Presenvsndo Meio Ambiente com a Coleta Seletiva Estimular a separação do lixo na coleta seletiva e na preservação do meio Ambiente, mudando hábitos das famílias. Escola Municipal Monteiro Lobato Alunos do 1º ao 5º ano
2016
Todas as ações realizadas em 2014 continuaram em 2015 e 2016.
Coleta do lixo eletrônico no município Dar um destino adequado ao lixo eletrônico contribuindo para a preservação do meio ambiente. Empresa privada de Rondon Município Segundo Semestre
2017
Todas as ações realizadas em 2014 continuaram em 2015, 2016 e 2017.
Atividades Objetivos Local Participantes
Conversa sobre o projeto Expor as ideias para criação do projeto. Secretaria de Educação Secretaria de Educação, Gerente SANEPAR maio
Criação e estruturação do projeto Construir o projeto de separação e reciclagem do lixo Secretaria de Educação Secretaria de Educação, secretária de Gerente SANEPAR junho julho
Apresentação do Projeto a Direção da Escola Municipal Buscar apoio para executar o Projeto Escola Municipal Monteiro Lobato E. F. Secretaria de Educação. setembro
Lançamento do Projeto para as professoras e alunos Expor o projeto e lançar o concurso Escola Municipal Monteiro Lobato Professores, alunos e funcionários. outubro
Palestra Informativa sobre a importância de reciclar Informar sobre a importância da separação de lixo, coleta seletiva e o benefício que essas ações influenciam no meio ambiente. Escola Municipal Monteiro Lobato E.F.
Alunos e professores. outubro
Elaboração das frases Estimular a importância de Reciclar Escola Municipal Monteiro Lobato E.F. Alunos outubro
Escolha das frases Escolher a frase que melhor define a importância de reciclar Escola Municipal Monteiro Lobato E.F Secretaria de Educação, gerente SANEPAR novembro
Premiação Incentivar pelo esforço Secretaria de Educação e Prefeito municipal novembro

Financeiro:

Produto Valor (R$) Mês Ano
Lixeiras – Coleta Seletiva 2015
Prensa e mesa – Associação dos Catadores 2014
Caminhão compactador de lixo 2015
Contratação da SANEPAR – Tratamento do lixo orgânico 148,00 (tn)
Média de 2.368,00/mês. Outubro
Média de 16 tonelada/mês. 2015 até data atual
Broche campanha Coleta Seletiva 172,00 2016
Reflorestamento do Lixão Muda de árvore 2017
Projeto trabalhando com Sucata/Biblioteca Cidadã e CMEI 2.000,00 – Papelaria 2014 até a data atual

Orçamento:

Material Quantidade Valor Total
Sulfite 200 3,45 6,90
Lápis de escrever 134 ********* Do aluno
Maquina fotográfica 01 500,00 Emprestada
Premiação 03 53,00 159,00
Divulgação 2 60,00 120,00

Beneficiários Diretos:

• Separação do Lixo Orgânico e do Lixo Reciclável, sendo realizada a coleta do lixo orgânico duas vezes por semana com o caminhão compactador e uma vez na semana o lixo reciclável;
• Desativação do lixão e seu reflorestamento;
• Criação da Associação dos Catadores de material reciclável, com geração de renda para os catadores.
• Limpeza da cidade e preservação do meio ambiente.

Beneficiários Indiretos:

• Tratamento do lixo realizado pela SANEPAR;
• Venda dos materiais recicláveis para empresa privada;
• Sustentabilidade para as futuras gerações.

Resultados:

O projeto surgiu impulsionado pela Lei. referente a desativações de lixões a céu aberto e da necessidade de mobilizar a população para a prática da coleta seletiva separando o material reciclável do lixo orgânico promovendo um meio ambiente sustentável.
Através das ações desenvolvidas ao longo dos anos e já elencada no corpo do trabalho, foi satisfatório os resultados obtidos, visto que hoje temos fortalecida a Associação dos Catadores principalmente com o aumento de oportunidade e geração de renda. Isso só foi possível pela conscientização da população que mudaram seus hábitos e aderiu à coleta seletiva separando o lixo comum do reciclável, esse aumento vem acontecendo gradativamente.
Outro ponto relevante para o sucesso do Projeto foi o trabalho realizado junto às crianças nas escolas municipais, ensinando conceitos e atitudes que eram levados para as famílias promovendo mudanças de hábitos que garantindo a preservação do meio ambiente.
O Projeto Reciclar para Transformar está em andamento e futuras ações serão realizadas garantindo a continuidade do trabalho realizado e dos resultados satisfatório.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos