Prêmio Gestor Público Paraná
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA... INVESTINDO EM EDUCAÇÃO
Ano / Edição: 2013
Município: Cambé
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Existência da Formação Continuada sem sistematização, não estendida a todos os profissionais da Educação: Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar Administrativo e Professores; ofertado de forma frágil e desconexa; fora de horário de trabalho e sem fundamentos em uma única base que assegurem estudos e reflexões que mobilizem os profissionais para analisarem sua pratica na escola, dificultando assim, o aprofundamento dos estudos e a melhoria significativa da qualidade de ensino, uma vez que essas formações eram reduzidas para o início e meio do ano letivo.
Descrição
A partir dos dados constatados sobre a fragilidade na Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino e visando a ampliação dos estudos por parte dos profissionais da educação e consequentemente, a melhoria na qualidade de ensino. A Prefeitura Municipal de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, elabora, organiza e define a formação continuada para os anos de 2009 a 2016. Dessa forma, todos os profissionais da educação, em suas diferentes etapas e modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, EJA e Educação Inclusiva), participam de formação em horário de trabalho, com carga horária mínima de 16 horas, visando a continuidade dos estudos; com número de participantes reduzidos para que aconteça uma melhor interação e aproveitamento dos estudos, abordando-se conteúdos e sugestões de intervenções e encaminhamentos educativos coerentes a um único referencial teórico, subsidiando as ações docentes e dos funcionários pertencentes às instituições escolares. Ressaltamos também, que houveram cursos, fora do horário de trabalho, para os profissionais que tinham disponibilidade. Apresenta-se de fato uma grande questão: promover estudos contemplando as particularidades, regionalidades, sem desconsiderar as produções humanas mais desenvolvidas, quer seja no campo das Artes, quer seja nas pesquisas afetas à educação e à outras áreas de conhecimento, priorizando estudos permanentes e coerentes entre si e com uma proposta de Educação não fragmentada.
Objetivos
Gerais:
Elaborar e organizar a proposta de Formação Continuada, em horário de Trabalho, e estendendo a todos os profissionais das diferentes etapas e modalidades, pertencentes à Secretaria Municipal de educação.
Específicos:
1-Ofertar os cursos de Formação Continuada à todos os profissionais da Educação; 2-Promover estudos e reflexões de um Referencial Teórico capaz de ampliar o conhecimentos dos profissionais, visando a melhoria significativa da qualidade de ensino; 3-Implementar a proposta de formação continuada de acordo com as necessidades das diferentes etapas e modalidades de ensino; 4-Avaliar e reorganizar os procedimentos da formação continuada em serviço, visando o aperfeiçoamento dos profissionais e a melhoria no ensino; 5-Qualificar os profissionais da educação para atuarem de acordo com as diretrizes desta Secretaria.
Metas a atingir:
1-Definir uma proposta de Formação Continuada que vise a valorização e qualificação dos Profissionais da Educação, contribuindo para progressão funcional, baseada na titulação e avaliação de desempenho; 2-Ofertar cursos de Formação continuada a todos os professores da Rede, com vistas a potencializar sua atuação de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação; 3-Promover estudos e reflexões de um referencial teórico capaz de ampliar e consolidar os conhecimentos para que de fato ocorra uma melhoria na qualidade de ensino; 4-Proporcionar a Formação Continuada, visando o aprimoramento do professor, potencializando os encaminhamentos e procedimentos didáticos e pedagógicos, melhorando qualitativamente o ensino.
Cronograma
Físico:
1-semana pedagógica e cursos específicos no início e meio do ano letivo; 2-cursos específicos no decorrer do ano letivo.
Financeiro:
Contratada por meio de um pregão presencial, uma pessoa jurídica especializada na prestação de serviços de planejamento, desenvolvimento, organização, coordenação, execução e avaliação de eventos destinados à capacitação de profissionais da Educação, inclusive com fornecimento de infraestrutura e apoio logístico. Os serviços, objetos do contrato, são executados em dias e horários determinados por esta Secretaria, conforme cronograma. Os ministrantes recebem de acordo com a titulação, a necessidade de hospedagem e deslocamento.
Orçamento:
2010 R$ 156.000,00 2011 R$ 98.000,00 2012 R$ 140.000,00 2013 R$ 200.000,00 2014 R$ 300.000,00 2015 R$ 315.000,00 2016 R$ 330.000,00 Obs.: estes valores são, exclusivamente, para a empresa responsável pela logística do Plano de Formação Continuada, cabendo à ela a administração destes recursos bem como, a prestação de contas referentes aos gastos.
Beneficiários Diretos:
1-Capacitação do corpo docente, formado por 575 professores, acerca de uma única matriz teórica, a fim de criar uma rede. 2-Capacitação de19 agentes escolares responsáveis por apoiar e dar suporte nas atividades desenvolvimento na Educação Infantil. 3-Capacitação de 235 profissionais escolares, na função de serviços gerais, merendeiras, secretários e guardas, para melhor atendimento da comunidade em geral e em especial à comunidade escolar. 4-Sistematização e organização dos temas, dos locais e das datas destinadas única e exclusivamente para que os Profissionais da Educação possam estudar em período de trabalho. 5-Formação de uma rede em que o Referencial Teórico norteador do trabalho pedagógico seja o mesmo em todas as escolas municipais. 6-Melhora no trabalho oferecido pelos profissionais da educação aos 6855 alunos da rede municipal.
Beneficiários Indiretos:
1-Serviço educacional de melhor qualidade colocado à disposição de, aproximadamente, cem mil habitantes do município de Cambé. 2-Mais oportunidade de avanço, por parte dos profissionais envolvidos na formação, em seus planos de carreira. 3-Melhora no processo de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Resultados:
O programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação visa a possibilidade permanente de aprimoramento da formação de profissionais que atuam na educação, dessa forma, foram elaborados instrumentos para analisar a real apropriação e as intervenções necessárias em busca da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças/alunos. Para tal, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1-Avaliação Diagnóstica: realizada no início de cada ano letivo, pelos professores regentes, com o intuito de conhecer inicialmente os conhecimentos consolidados para dar continuidade e planejar as aulas de forma coerente; 2-Ficha de Acompanhamento: ficha elaboradapor esta Secretaria em parceria com os professores da rede, visando a avaliação e o registro da consolidação dos conteúdos trabalhados; 3-Simulado: elaboração de prova objetiva para o 5º Ano visando o levantamento de dados que possam aferir a real aprendizagem dos alunos e apontar as intervenções necessárias. 4-Visitas nas Escolas: acompanhamento, por parte dos assessores desta Secretaria, afim de monitorar e elucidar possíveis dúvidas e encaminhamentos feitos nos cursos de Formação Continuada. 5-Ficha de Avaliação da Formação Continuada: junto com o material entregue aos profissionais participantes da Formação Continuada, é disponibilizada uma ficha, onde cada profissional avalia o curso quanto a sua relevância, conteúdos, o tempo, clareza, objetividade, organização entre outros. Nessa avaliação é possível emitir comentários gerais e sugestões sem a obrigatoriedade de sua identificação.