Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

SAMU/ESCOLA: Educar para Mudar

Ano / Edição: 2017
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria de Educação

Diagnóstico

-Uma dificuldade dentro do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é o ímprobo uso do número do telefone 192 serviço gratuito, no qual existe um grande número de trotes por parte de crianças, o qual ocupam as linhas para fazer brincadeiras , devido a isso foi desenvolvido a cartilha com o intuito de conscientizar as crianças sobre o uso correto do 192 e NÃO ao TROTE ...O que é o SAMU, prevenção de acidentes e quais casos chamar o SAMU. Cartilha em Anexo.
- Além disso constatamos um grande número de ocorrências estarem dentro das escolas surgiu a necessidade de passar conhecimentos para os profissionais que ali estão para prestarem atendimentos de primeiros socorros até a chegada do SAMU.

Descrição

Espera-se que o Projetos SAMU/ESCOLA: Educar para Mudar traga resultados positivos vistos que a intenção deste é contribuir para que os alunos, os professores, a coordenação pedagógica e a comunidade tenham embasamento para prestarem os primeiros socorros e solicitar o serviço quando precisarem do atendimento do SAMU. Os profissionais que farão as orientações são especializados e preparados para sanar qualquer dúvida em relação ao atendimento de primeiros socorros, como fazer em caso de emergência, o que fazer o que não fazer e como evitar acidentes frequentes. Acredita-se que o SAMU juntamente com a Secretaria de Educação e Escolas Municipais construirá um conhecimento de saúde que trará benefícios importantíssimos para todos que os participarem dessas formações. Aprender como utilizar o serviço público e conhecer primeiros socorros.
Entende-se que: em nenhum momento será prejudicado o desenvolvimento curricular da escola, visto que é para o bem de todos, acidentes acontecem, alguns inevitáveis, outros não porém, se tiver atendimento rápido e saber atender, poderá evitar problemas sérios, como sequelas e até a morte e é esse o nosso objetivo como esse projeto.
Salvar vidas e DEVER, RESPONSABILIDADE e COMPROMISSO!!

Objetivos

Gerais:

-Construir conhecimentos como: medidas simples de primeiros socorros diante de : escoriações e contusões, convulsões, mordidas de animais, queimaduras, desmaios, picadas de insetos, torções e fraturas, afogamento, intoxicações, câimbras, febre, choque elétrico, sangramento nasal, diarreia, vômito e acidentes de trânsito.
- Entender a importância do SAMU para a comunidade, nunca passar trotes e saber fazer bom uso do serviço público.

Específicos:

Objetivos Específicos
-Compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano;
- Conhecer e utilizar formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da comunidade.
- Aprender formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidade de utilização dos serviços voltados a promoção, proteção e recuperação da saúde.
- Enriquecer e ampliar a solidariedade diante dos problemas e necessidades de saúde dos demais, por meio de atitudes de ajuda e proteção a pessoas portadores de deficiência e a doentes em geral.

Metas a atingir:

-Construir conhecimentos como: medidas simples de primeiros socorros diante de : escoriações e contusões, convulsões, mordidas de animais, queimaduras, desmaios, picadas de insetos, torções e fraturas, afogamento, intoxicações, câimbras, febre, choque elétrico, sangramento nasal, diarreia, vômito e acidentes de trânsito.
- Entender a importância do SAMU para a comunidade, nunca passar trotes e saber fazer bom uso do serviço público.
- Através das cartilhas despertar nas crianças maior conscientização no tema "Prevenção em Acidentes".
- Para 2017 as cartilhas serão trabalhada pelo alunos acadêmicos do curso de enfermagem, os quais serão treinados pelos socorristas do SAMU - fizemos uma parceria com uma faculdade privada local onde dentro do Programa Saúde na Escola que o Projeto esta inserido os acadêmicos irão até as escolas trabalhar as cartilhas.

Cronograma

Físico:

-Dependência Unidades Escolares;
-Anfiteatro Municipal "Eunice Miró Guimarães"

Financeiro:

Os gastos necessários como as cartilhas, banner ou qualquer material necessário para o projeto são efetuados através dos recursos do Programa Saúde na Escola.

Orçamento:

Programa Saúde na Escola

Beneficiários Diretos:

Alunos, Professores, Equipe Gestora e Comunidade.

Beneficiários Indiretos:

Sociedade

Resultados:

-Relatos de professoras onde ouve ocorrência em escolas e tiveram o conhecimento para prestarem os primeiros socorros até a chegada do SAMU;
-Relato de professora que estava em um supermercado e pode prestar o atendimento de primeiros socorros devido os ensinamentos do Projeto até a chegada do SAMU;
- Diminuição do TROTE nas linhas telefônicas do SAMU devido o trabalho de conscientização do NÃO ao TROTE com os alunos.

Anexos

Banco de Projetos