Certificado de Reconhecimento
Projeto Cidadãos do Futuro - Um novo olhar para as necessidades de crianças do município de Quarto Centenário
Ano / Edição: 2017
Município: Quarto Centenário
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Não se aplica
Diagnóstico
Quarto Centenário é um município de pequeno porte, com população estimada em 4.856 habitantes. A economia do Município é quase que exclusivamente agrícola. Em relação ao nível social dos habitantes, dados fornecidos pelo Departamento Social do Município dão conta de que 240 famílias se encontram inscritos no Programa Bolsa Família, 80 famílias são usuárias de outros programas sociais eventuais que englobam: distribuição de cestas básicas, auxilio funeral, auxilio natalidade, auxilio moradia, auxilio documentação, auxilio transporte itinerante etc., e aproximadamente 80 crianças cadastradas no programa “Leite das Crianças” desenvolvido pelo governo do Estado do Paraná. Existem poucas alternativas de lazer para a população dentro do Município, principalmente para pessoas fora da faixa etária escolar sendo que este fator aliada ao baixo poder aquisitivo da maioria das famílias impede que estas procurem outras formas de lazer na localidade ou mesmo na região. A cidade dispõe de uma praça pública, não há parques, cinema ou teatro.
O Município conta com duas Escolas Municipais e dois Colégios Estaduais (que funcionam com dualidade administrativa) e um Centro de Educação Infantil cujas vagas não dão conta de atender a demanda. No total são 1.300 alunos matriculados.
Na saúde conta-se com duas unidades de atendimento sendo uma na sede e outra no distrito.
O IDH no município é de 0,7 e o IDEB medido em 2015 ficou em 6,1, resultado considerado bom para a região. Temos uma população de 699 pessoas na faixa etária entre 6 a 17 anos de idades e percebe-se que a maioria é provinda de famílias de baixa renda e com pouca expectativa de vida, e desta forma não se dedicam aos estudos ocasionado em baixa freqüência escolar, precisando muitas vezes da intervenção do Conselho Tutelar através da ficha do FICA, o que também contribui para o índice de reprovação escolar, principalmente na Rede Estadual de Educação.
Descrição
O Projeto Cidadãos do Futuro, espaço para atendimento de crianças, jovens e adolescentes na faixa etária entre 6 a 11 anos em horário contraturno escolar iniciou oficialmente suas atividades no ano de 2015 sendo uma estratégia do Governo Municipal para promover a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perceptiva da Educação Integral.
A Educação integral está presente na Legislação Educacional Brasileira e pode ser apreendida:
- Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227;
- ECA - Estatuto da Criança e Adolescente - Lei nº 9089/1990, nos artigos 53 e 59;
- LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9394/1996 nos artigos 2, 34, 86 e 86;
- Plano Nacional de Educação - Lei nº 10.179/0;
- Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico e de valorização do Magistério - Lei nº 11.494/2007.
O município realizou a adequação de um espaço para viabilizar o atendimento de alunos dentro da perspectiva do atendimento educacional em contraturno escolar, fazendo a contratação de equipe de professores para o desenvolvimento das seguintes atividades:
Oficina de Letramento: onde se trabalha o letramento e alfabetização, tendo como objetivo geral promover o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, através da leitura, para que os educandos possam adquirir habilidades no sentido de identificar os diferentes gêneros textuais e suas características atuando num mundo globalizado e dinâmico.
Oficina de Matemática: a dinâmica dos encontros desta oficina aliou ao mundo lúdico e a resolução de situação problemas com o seu cotidiano, proporcionando um ambiente de aprendizagem no qual há a exploração dos conceitos mediante a estrutura matemática subjacente ao jogo e que pode ser vivenciado pelo aluno, no qual este pode questionar e ousar propor soluções aos problemas encontrados num clima de investigação, onde a construção de estratégias e de conhecimentos matemáticos esteja em evidência.
Oficina de Karatê: proporciona, através da prática sistemática, o crescimento e desenvolvimento harmônico, o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras e cognitivas, o desenvolvimento da efetividade e a integração social, bem como a introdução aos fundamentos básicos da modalidade.
Oficina de Musicalização: tem como objetivo a aproximação máxima dos alunos com a música uma vez que ela contribui para o desenvolvimento integral da criança nas suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social. A música provoca sentimentos de bem-estar, organiza os movimentos, promove uma melhor interação, desenvolve a atenção e a concentração e para tanto são desenvolvidas as seguintes modalidades musicais: violão, xilofone, teclado, boomwhackes, claves, copos, canto-coral e fanfarra.
Oficina de Computação: tem como objetivo introduzir a informática educativa através da utilização do computador enquanto recurso pedagógico para as aulas de diferentes disciplinas, incentivando a descoberta de informações e a construção do conhecimento tanto do aluno quanto do professor, auxiliado uma efetiva construção do conhecimento, aproximando a criança ao uso midiático, proporcionando assim um ambiente agradável de aprendizagem.
Oficina de Capoeira: objetiva o desenvolvimento das aptidões físicas, através do movimento e das aptidões perceptivas através do ajustamento do comportamento psicomotor, estimulando ainda a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos e contribuindo para a formação e desenvolvimento de hábitos salutares a socialização.
Oficina de Teatro: contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente através de jogos teatrais e técnicas, tendo como resultado apresentações com temas educativos e com textos literários que colaborem com o desenvolvimento artístico dos participantes.
Oficina de Balé: proporciona habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas, pois exige disciplina, boa postura e ritmo. Através do balé, as crianças podem desfrutar de benefícios como melhoria da coordenação motora, aumento da concentração e das noções de espaço e de localização e ainda aumento da flexibilidade e uma maior resistência corporal. O balé ainda trás melhoria da auto-estima quando se desmistifica a idéia de que é uma atividade possível somente a algumas camadas sociais.
Oficina de Muay Thai: É uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e autoconfiança. Além disso, o treinamento ajuda crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas. As crianças que praticam o Muay Thai, adquirem uma melhoria em sua coordenação motora, preparo físico, concentração, aumento em sua resistência cardiovascular, além de ser um grande estimulante contra o estresse, contribuindo assim para elevar a autoestima e disposição. O esporte é eficaz para o condicionamento físico e também funciona como método de disciplina.
Para cada atividade desenvolvida foi realizada a aquisição de materiais e equipamentos necessários para o pleno atendimento dos alunos.
Existe ainda um trabalho efetivo entre o Projeto Cidadãos do Futuro e a Escola Municipal Germana Afonso Moleiro, onde os alunos atendidos estão matriculados no ensino regular, buscando o melhor canal de comunicação possível a fim de que o trabalho das duas instituições trabalhem na mesma direção buscando o desenvolvimento integral de cada aluno atendido.
O Projeto Cidadãos do Futuro dentro de seu plano anual de atendimento prevê reuniões regulares com a Rede de Proteção para a freqüente troca de informações e estabelecimento de ações para cada tipo de situação enfrentada, sendo que temos o envolvimento direto da Secretaria Municipal da Educação que é o órgão municipal responsável pela gestão do Projeto Cidadãos do Futuro, do CRAS, Conselho Tutelar e CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A freqüência dos alunos é devidamente acompanhada através do registro diário de participação em cada oficina e os professores participam do Programa de Formação Continuada que o município oferta aos professores da rede municipal de ensino e há ainda a realização de reuniões periódicas com a equipe de professores no Projeto Cidadãos do Futuro para ajustes necessários e troca de experiências.
Com relação à alimentação dos alunos atendidos, o cardápio é acompanhado pela nutricionista do município sendo que servimos café da manhã, almoço e café da tarde. A grande maioria dos alunos que freqüentam o Projeto Cidadãos do Futuro no período matutino, almoçam para depois se dirigirem até a Escola Municipal Germana Afonso Moleiro e da mesma forma, os alunos do período vespertino, saem da escola e se dirigem diretamente até o Projeto onde também recebem alimentação para depois iniciarem suas atividades. Há ainda espaço sanitário adequado para que os alunos que queiram, possam tomar banho entre um período e outro.
O Projeto Cidadãos do Futuro tem ainda um Plano de Ação anual com atividades e eventos culturais, esportivos que envolvem toda a comunidade local.
Objetivos
Gerais:
Contribuir com o processo de inclusão educacional e social através da oferta de atividades multidisciplinares de modo a favorecer o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, cognitivas, motoras e educacionais dos alunos atendidos pelo Projeto Cidadãos do Futuro.
Específicos:
- Ofertar atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, culturais de esporte e lazer;
- Elevar o índice de aprendizagem escolar dos alunos atendidos;
- Retirar os alunos de situação vulnerabilidade, oportunizando a ampliação de tempo e espaço educativos e culturais, aproximando a escola e comunidade;
- Democratizar o acesso ao esporte educacional e á cultura de modo a favorecer o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes na faixa etária entre 6 a 11 anos de idade;
- Integrar os diferentes setores do poder público e da sociedade em torno de um objetivo comum.
Metas a atingir:
Buscamos realizar o envolvimento do maior número de alunos possível.
Tendo em vista que, diferentemente da freqüência do aluno no ensino regular que é obrigatória, a freqüência dos alunos no Projeto Cidadãos do Futuro não é obrigatória uma vez que não temos mecanismos para esta obrigatoriedade. Realizamos um trabalho efetivo de envolvimento das famílias para que estas entendam a importância que este processo trás de benefícios para os seus filhos.
As atividades culturais e esportivas vêm para somar ao desenvolvimento integral de cada aluno atendido. O ensino formal é de suma importância, pois possibilitará a aquisição de conhecimentos necessários ao desenvolvimento intelectual dos alunos, mas hoje é de extrema necessidade aliar a aquisição de conhecimentos formais com atividades em outras áreas para que o desenvolvimento integral do aluno aconteça de maneira plena.
Assim temos conseguido que cada vez mais, um número maior de crianças frequentem regularmente as atividades ofertadas no Projeto Cidadãos do Futuro sempre priorizando que metas previamente planejadas possam ser atingidas, como:
- diminuição do número de ocorrências envolvendo o Conselho Tutelar no atendimento as crianças na faixa etária entre 6 a 11 anos de idade;
- manter índice 0 de evasão escolar;
- diminuição da taxa de reprovação escolar;
- envolvimento das famílias na vida escolar de seus filhos;
- aumento da média do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, medido pelo INEP a cada 2 anos.
Cronograma
Físico:
23 a 31 de janeiro/2016 – planejamento de atividades e construção conjunta do Plano de Ações para o ano de 2016.
Fevereiro/2016 – início das matrículas, formação das turmas, início das atividades e formação dos profissionais.
Março a junho/2016 – desenvolvimento das atividades de acordo com o Plano de Ação.
Julho/2016 – recesso escolar com oferta de atividades diversificadas para atendimento dos alunos.
Agosto a dezembro/2016: desenvolvimento das atividades de acordo com o Plano de Ação.
Financeiro:
Fevereiro: R$ 30.000,00
Março: R$ 20.000,00
Abril: R$ 22.000,00
Maio: R$ 20.000,00
Junho: R$ 22.000,00
Julho: R$ 15.000,00
Agosto: R$ 22.000,00
Setembro: R$ 22.000,00
Outubro: R$ 22.000,00
Novembro: R$ 23.000,00
Dezembro: R$ 20.000,00
Os valores são referentes ao investimento com pagamento dos profissionais que atuam no Projeto Cidadãos do Futuro, alimentação e manutenção como despesas com água, luz e telefone.
*Documentos e contratos em anexo
Total 2016: R$ 260.000,00
Orçamento:
Arquivo em anexo
Beneficiários Diretos:
Os beneficiários diretos são os 233 alunos existentes no Município na faixa etária entre 6 a 11 anos de idade bem como suas famílias, que são objeto de todo o trabalho e investimentos realizados. Com a implantação do Projeto Cidadãos do Futuro, esse público, composto em sua maioria por famílias de baixa renda e que provavelmente não teriam o acesso as atividades esportivas e culturais tão diversificadas, senão por iniciativa do Poder Público, foram diretamente afetadas tendo esse direito garantido de forma totalmente gratuita. Hoje, o novo perfil das famílias, onde pai e mãe precisam sair para trabalhar, tem uma maior segurança e tranquilidade pela certeza de que os seus filhos estão em um ambiente de caráter educacional que trás segurança e desenvolvimento para seus filhos.Consideramos ainda como beneficiária direta a Escola Municipal Germana Afonso Moleiro onde os alunos atendidos no Projeto Cidadãos do Futuro encontram-se matriculados no ensino regular tendo em vista a complementação de atividades que afetam de maneira positiva e direta no rendimento escolar dos alunos atendidos.
Beneficiários Indiretos:
Como beneficiários indiretos consideramos que a cidade de uma forma geral, e seus 4.856 habitantes foram bastante beneficiados com a implantação do Projeto Cidadãos do Futuro tendo em vista que existia uma grande reclamação com relação ao número de crianças que circulavam pelas ruas da cidade, alguns inclusive que passavam de casa em casa pedindo alimentos ou realizando pequenos delitos.
Resultados:
Consideramos como importante resultado o fato de ter sido estabelecido um sentimento de protagonismo tanto para o publico alvo, que são os alunos atendidos pelo Projeto Cidadãos do Futuro quanto para as suas famílias e comunidade local de uma maneira geral. A nossa comunidade sente-se assistida pelo Poder Público e entende que foi alvo de uma política pública de atendimento de suas demandas. Percebe-se claramente que foi despertado, a partir deste trabalho, uma maior e melhor proximidade afetiva entre as crianças e seus familiares, tendo em vista que os encontros através das reuniões regulares trouxeram essa aproximação onde os alunos participam das reuniões e eventos do Projeto Cidadãos do Futuro juntamente com suas famílias e neste particular não existe mecanismos capaz de medir os benefícios dessa ação para o desenvolvimento dos alunos.
De acordo com o Plano de Trabalho ficam estabelecidos os eventos onde os alunos realizam as apresentações esportivas e culturais e onde há, além da presença em massa das famílias, ainda a presença da comunidade local que pode então perceber os resultados das atividades desenvolvidas no Projeto Cidadãos do Futuro e de fato comprovar que grandes investimentos financeiros estão sendo realizados pela Prefeitura Municipal neste importante trabalho o que acarreta um sentimento de segurança de que os impostos pagos estão de fato sendo revertidos em serviços públicos de qualidade.
Hoje é notório dentro de nossa cidade que o Projeto Cidadãos do Futuro é de suma importância e que é imprescindível para o desenvolvimento integral dos alunos assistidos.