Banco de Projetos

Ubiratã Administração Participativa

Ano / Edição: 2017
Município: Ubiratã
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Administração

Diagnóstico

A administração participativa é uma importante forma de gestão de pessoas, que traz grandes resultados para a organização, potencializando seus recursos e motivando as pessoas que nela trabalham.

Descrição

A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.

Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.

Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
Valorizando-se a integração entre as pessoas e a participação popular em assuntos de interesse público, a gestão 2017-2020, cujo slogan é "Todos juntos rumo ao futuro!", coloca em prática a sua estratégia da perspectiva de governo com a realização de eventos e reuniões para planejamento para implantar ações e futuras realizações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo no município.

Objetivos

Gerais:

A Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, ela por sua vez tem como finalidade agregar os colaboradores das empresas para ajudar nas tomadas de decisões, resoluções de problemas e aprimora a satisfação e a motivação no trabalho, e isso é um ponto forte para melhorar o desempenho da empresa e ajuda na competividade das organizações.

Para que haja o devido sucesso no uso da Administração Participativa, os colaboradores, de forma organizada e responsável, podem contribuir com suas experiências e conhecimentos, ou seja, expondo suas idéias, buscando sempre agregar mais valores às funções.
1) A participação coletiva gera ideias diferentes sobre o mesmo assunto, dando ao gestor a possibilidade de escolha, além de uma visão de especialistas em suas áreas de atuação. A administração participativa aumenta em muito a visão de novas ideias, são possibilidades que temos com a contribuição de mais pessoas, que tem ângulos de visão e níveis de conhecimento diferenciado. Este enriquecimento gera alternativas positivas e mais facilidades para o alcance dos objetivos.

2) Pessoas que conhecem bem a organização tem uma visão melhor sobre a parte operacional da empresa, suas forças e fraquezas, isto deve ser considerado, mas o gestor deve encarar isto como um grande quebra-cabeça que só ele tem a visão do todo, mas as partes se somam, sendo importante a participação de cada um dos colaboradores. O profundo conhecimento da organização é importante, sua cultura e características são particularidades que as pessoas que trabalham na organização têm e sentem de forma natural, e isto tem uma grande influência sobre os resultados da organização. Pessoas de fora, como consultores, podem ter o conhecimento do mercado, de técnicas administrativas, mas não conhecem as organizações tão bem como os seus colaboradores. Em minhas consultorias empresariais encontrei em 80% por cento dos casos, as respostas para o sucesso das organizações dentro das próprias organizações, e as respostas me foram dadas pelos próprios colaboradores, bastou ouvi-los.

3) Outro ponto forte da administração participativa é que as pessoas quando fazem parte deste processo não só colaboram, mas se comprometem com os resultados, afinal o trabalho é coletivo e por isto temos um compromisso assumido por todos, afinal é ideia é minha também, e isto gera um aumento da motivação da equipe. É muito diferente eu receber uma ordem, do que eu construir uma solução, quando o colaborador participa de alguma forma da construção eu sou responsável direto sobre o seu resultado, assim a motivação é um fator que diretamente ajuda neste caso a se chegar a um ponto desejado.

4) A administração participativa contribui para o crescimento das pessoas da organização, uns aprendem com os outros, desta forma o crescimento é coletivo. O conhecimento compartilhado é uma forma da organização aprender, e desta forma o trabalho acaba sendo executado por profissionais em constante desenvolvimento.

Específicos:

Ouvir a comunidade sobre os problemas inerentes a cada bairro e também nos serviços públicos ofertados.
Aproximar o cidadão do gestor público e de sua equipe com maior facilidade e interatividade, contemplando ideias.
Tornar a gestão pública ainda mais participativa
Valorizar a participação de toda equipe e também da comunidade em questões de interesse coletivo;
Incentivar a criação de grupos de trabalho e acompanhamento;
Compartilhar as ações e decisões do município, buscando aproximação poder público e comunidade;
Comprometer as pessoas através da participação com senso de responsabilidade e gratificação sobre os resultados alcançados.
Gabinete Aberto, o recebimento de pessoas de várias classes sociais a qualquer momento no gabinete pelo prefeito, estando ele presente e disponível.

Metas a atingir:

A administração participativa faz com que todos os envolvidos trabalhem em regime de colaboração, o clima é de confiança entre os colaboradores, e mesmo sendo uma idéia antiga continua sendo uma das mais modernas, pois faz com que cada colaborador seja responsável pelo seu próprio desempenho na empresa.

Cronograma

Físico:

2013 - Acordo com os secretários no estabelecimento de estratégias de ações em cada secretaria, para o período 2013/2016;
2014 - Criação das comissões e conselhos municipais, visando subsidiar as decisões do prefeito em relação aos assuntos relevantes do município (loteamentos, festividades, meio ambiente, saúde, educação, assistência social);
2016/2017 - Reforço e recomposição dos conselhos municipais, com definição de novos participantes e maior representatividade da sociedade civil (GGIM - Gabinete de Gestão Integrada; Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal de Defesa do Idoso; Conselho Municipal para implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Município; Conselho Municipal do Programa Cidades Sustentáveis; Conselho Municipal para implantação do Sistema de Videomonitoramento de Segurança no Município; Conselho Municipal para Revisão do Plano Diretor Municipal; Conselho Municipal da Saúde; do Meio Ambiente; da Educação; da Assistência Social, entre tantos outros.

Financeiro:

A Administração participativa não requer gastos extras, pois depende basicamente da boa vontade e voluntariado das pessoas.

Orçamento:

As eventuais despesas que geram a administração participativa são absorvidas com os orçamentos usuais de cada secretaria, sendo insignificante a sua classificação.

Beneficiários Diretos:

Servidores municipais e população .

Beneficiários Indiretos:

População do Município, ou seja, todos os 27.000 habitantes de Ubiratã recebem os reflexos positivos de uma gestão participativa.

Resultados:

Entre os inúmeros índices que medem a satisfação dos funcionários, a sensação de contribuir com o crescimento da empresa está sempre entre os itens mais citados. A gestão participativa é, acima de tudo, uma forma de integrar toda a empresa às metas de crescimento. É importante para a empresa contar com o engajamento de toda equipe, assim como é importante para empregados fazer parte das conquistas. Partilhando a gestão, partilham-se méritos e responsabilidades. A empresa consegue, dessa forma, comprometer os funcionários.

E quando todos estão unidos em prol das mesmas metas, é mais fácil alcançá-las, certo? Os objetivos nem precisam ser tão grandiosos para demonstrar o potencial da gestão participativa. Reduzir custos, por exemplo, é uma necessidade de empresários de todos os ramos. Quando essa meta é debatida com todos os colaboradores da empresa, que são convidados a apresentar sugestões, as chances de que ela seja atingida são ampliadas! Isso ocorre pois as próprias equipes, integradas aos processos, vão indicar as ações que podem minimizar despesas sem interferir na produtividade e na qualidade. E mais importante, os colaboradores estarão comprometidos com as proposições que apresentaram.
A participação popular na gestão pública permite que o cidadão possa discutir e opinar sobre as necessidades mais prementes para sua comunidade. Com isso, os governos podem elaborar e implantar políticas públicas mais coerentes com a realidade local, regional ou nacional. Os resultados de certa evidenciam a importância da gestão participativa para uma a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Portanto, a gestão participativa é uma importante ferramenta de gestão para uma Administração Pública eficiente e eficaz.

Veja alguns exemplos da Administração Participativa de Ubiratã, acessando o link:

http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/PR/ubirata/boa-pratica/624/ods-09-ubirata-administracao-participativa

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos