Banco de Projetos

Ubiratã Cidade Empreendedora

Ano / Edição: 2017
Município: Ubiratã
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Secretaria Desenvolvimento Econômico e Sustentável

Diagnóstico

Visando acelerar o desenvolvimento sócio-econômico de Ubirarã, foi implantado o Programa Ubiratã Cidade Empreendedora, cujo comitê gestor, formado por lideranças importantes e representativas da sociedade, prepara Ubiratã para a vinda de novos e maiores empreendimentos, fortalecendo os empresários que aqui estão para que os demais vejam a Cidade como um lugar de oportunidades.
O Programa é assessorado pelo SEBRAE-PR com a coordenação sob responsabilidade do Município para auxiliar no desenvolvimento do ambiente de negócios. O programa tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.
No início do ano de 2013 Ubiratã contava com 262 Microempreendedores Individuais. Neste mesmo ano inciou-se o Programa Ubiratã Cidade Empreendedora e ao final do ano de 2016 quando findou o prazo o Município já contava com 800 MEIs.
Nesse sentido, Ubiratã participou neste ano de 2017 de mais uma chamada Pública do SEBRAE para renovar o Programa Ubiratã Cidade Empreendedora e dar continuidade ao desenvolvimento da economia local e dentre os 399 municípios do Paraná Ubiratã esteve entre os 130 selecionados.

Descrição

O objeto do Programa é o desenvolvimento de um ambiente institucional municipal mais favorável aos pequenos negócios, visando o atingimento dos seguintes resultados: melhoria do ambiente de negócios; fortalecimento das micro e pequenas empresas; estímulo ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda; estímulo à formalização de empresas; contribuição para a melhoria e o aumento dos serviços públicos para micro e pequenas empresas; aumento da arrecadação municipal, sem aumento da carga tributária; formação de parcerias com setores públicos e privados que permitam complementar e potencializar os recursos e esforços envolvidos; estímulo ao desenvolvimento econômico equilibrado do Estado do Paraná.

Objetivos

Gerais:

Desenvolvimento de um ambiente institucional municipal mais favorável não só aos pequenos negócios mas a todos os empreendimentos do Município transformando-o em um local atrativo para indústrias de outras localidades. Melhorar a qualidade de vida através de incentivos e preparo ao trabalho, fazendo com que o cidadão esteja pronto e qualificado para o mercado de trabalho. Fomentar a economia local para que da mesma forma que os munícipes capacitados e preparados para o mercador possam melhorar de vida o município também cresce e se desenvolve .

Específicos:

Fomentar a economia local capacitando e qualificando a mão de obra para que o cidadão inserido no trabalho possa melhorar a qualidade de vida e consequentemente fazer uso de seus proventos nas empresas da cidade.

Metas a atingir:

* fomentar a economia local;
* capacitar, qualificar e preparar mão de obra para o mercado de trabalho;
* diminuir a informalidade;
* diminuir o número de desemprego;
* melhorar a qualidade de vida;
* proporcionar ambiente de negócios favorável para as empresas locais.

Cronograma

Físico:

O Programa será executado por servidores municipais através da Sala do Empreendedor, Secretarias municipais parceiras, membros do Comitê Gestor composto por lideranças municipais até o ano de 2020.

Financeiro:

Convênio Prefeitura Municipal de Ubiratã/ SEBRAE- PR
valor R$ 14.000,00 divididos em 4 parcelas
28 de abril de 2017
30 de março de 2018
30 de março de 2019
30 de março de 2020

Orçamento:

R$ 14.000,00

Beneficiários Diretos:

Toda a população, empresas de todos os portes e o próprio Município de Ubiratã.

Beneficiários Indiretos:

Municípios e empresas da região.

Resultados:

Os resultados esperados são a melhoria do ambiente de negócios, fortalecimento das micro e pequenas empresas, estímulo ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda, estímulo à formalização de empresas, contribuição para a melhoria e o aumento dos serviços públicos para micro e pequenas empresas.
Entre os demais propósitos a serem alcançados por meio do Cidade Empreendedora também estão o aumento da arrecadação municipal, sem aumento da carga tributária, a formação de parcerias com setores públicos e privados que permitam complementar e potencializar os recursos e esforços envolvidos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos