Mostra de Empreendedorismo
Ano / Edição: 2016
Município: Santo Antônio do Sudoeste
Função de Governo: Comércio e Serviços
Diagnóstico
Com uma população estimada de 19.893 habitantes (censo 2010), a capital da Fronteira, sede do Município de Santo Antonio do Sudoeste convive em faixa de Fronteira cidade gêmea com a cidade do mesmo nome do pais vizinho, San Antonio Argentina. Sofre as consequências da oscilação do mercado e do comércio internacional, porta de entrada e escoamento de produtos internacionais e de problemas de epidemias. Vive um momento delicado diante do panorama econômico do nosso país, cuja situação torna mais que necessário pensar em formas de despertar nos contribuintes e empreendedores que provêm a maior força da economia local, que obtêm do ramo da indústria, comercio e serviços, com grande vocação de confecções do vestuário, entre segmentos que somam as micro e pequenas empresas um referencial de 1286 ativos, além da produção da agricultura familiar, que sofrem diretamente os efeitos do panorama desfavorável dos últimos tempos e necessitam de estímulos para fortalecer empresários e produtores. É imprescindível dinamizar o consumo local, buscar e criar iniciativas para os pequenos negócios para que possam enfrentar os desafios do mercado competitivo, melhorar a oferta de consumo e renda, vetores de transformação social. No ano de 2013 o Município aderiu ao Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE que auxilia desde então, em capacitações e cursos e orienta na ampliação e estudos da Lei Geral 123/2006, sendo localmente implementada pelo Decreto Lei Municipal 2068/2009. Feito o diagnóstico junto com o Comitê Gestor da MPE, foram trabalhados todos os eixos que preconiza explorar para proporcionar benefícios aos pequenos negócios locais e dentre as câmaras temáticas que mais fomenta o favorecimento ao segmento econômico, está o acesso a mercado, empreendedorismo e o associativismo. Verifica-se que diante da crise atual, a categoria dos micro e pequenos empreendedores e a agricultura familiar que ainda é marcada pelas intempéries do tempo, sentem mais diretamente as dificuldades tanto no processo produtivo como no escoamento da produção. Com o apoio e integração de instituições , secretarias e departamentos foram organizados no município pelo Comitê Gestor Municipal com o apoio do SEBRAE e ACESAS, eventos integrados inserindo feira do MEI e MPES, em 30/11/ 2014 no Dia da Amizade, na divisa da Fronteira e em abril de 2015, na Câmara Municipal, com um painel de produtos e serviços expostos que evidenciaram grandes negociações e percebemos que há uma expectativa dos produtores que se organizam e aguardam esse momento para demonstrar o seu referencial , o que recriaram de diferente. É importante dar continuidade a essa iniciativa para fortalecê-los, o momento requer um apelo maior da sociedade e da municipalidade e se faz imprescindível reforçar a criatividade e a oportunidade de negociações.
As condições ambientais favoráveis locais ao desenvolvimento precisam de empreendedores que as aproveitem e que através de sua liderança, capacidade e de seu perfil disparem e coordenem o processo de desenvolvimento, cujas raízes estão, sobretudo em valores culturais, na forma de ver o mundo. Mostrar o que se produz se tornou um atrativo e um marco fundamental para aproximar consumidores e investidores estimulando ao associativismo, cooperativismo. Nas duas edições realizadas mais de 10 mil pessoas visitaram os estandes, em busca de conhecimento e oportunidades de negócios. Foram realizadas dezenas de atividades, simultâneas e diversificadas, como workshops, palestras, oficinas, sessões de negócios e atividades culturais.
Dando continuidade a esse reforço tornou-se essencial realizar este encontro para compartilhar as experiências de sucesso, proporcionar o favorecimento de acesso a conteúdo atualizado com conhecimento e preparação às exigências de mercado, promover capacitação e orientação como uma solução primordial para melhorar e organizar os processos e para 2016 ficou planejado atender essas necessidades de uma forma diferente, organizando uma MOSTRA DE EMPREENDORISMO DO MUNICÍPIO, na semana do empreendedor que acontece no mês de novembro e com isso oportunizar de forma mais abrangente a inclusão produtiva do empreendedorismo rural, da agricultura familiar, com os MEIS e MPEs, que vai confirmar nossa crença na força dos empresários, na capacidade das instituições públicas e privadas, na força de trabalho dos nossos profissionais e na vocação de Santo Antonio do Sudoeste e território regional como berço de empresas competitivas e profissionais qualificados.
Acima de tudo, acreditamos na capacidade da Acesas, do Comitê Gestor, dos Núcleos Setoriais e seus colaboradores, que juntos idealizaram e se organizam para essa feira tão importante para o desenvolvimento econômico regional, valorizando a economia criativa de identidade cultural, inserindo todos os setores que compõe a economia do município, e mostrando além da produção, rodada de negócios e em paralelo ações setoriais com teor de sustentabilidade.
Descrição
Dentro do que pressupões a Lei Geral de Geral de criar um ambiente mais favorável aos pequenos negócios do Municipio, está programado para ser realizado na Semana Empresarial de 08 a 11 de Novembro de 2016, uma demanda de ações com foco de fomentar o empreendedorismo e colocar à disposição conteúdos necessários para aprimorá-los como potenciais empreendedores e implementar na população conceitos educativos de preservação ambiental e sustentabilidade.
- Durante os dia 08 e 09, serão administradas palestras no auditório do Centro de Eventos Heitor Rodrigues no período das 19:00 às 22:00 horas, aos empresários associados da Acesas e convidados, com capacidade para 300 pessoas, com palestras contratadas e coordenadas pela diretoria da Mesma.
- Nos dias 10 e 11 será realizada a MOSTRA DE EMPREENDEDORISMO, à VISITAÇÃO DA população no Local da Rua Rui Barbosa, no centro, entre o trevo da Igreja Matriz e a Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em frente ao Centro da Feira da Agricultura Familiar, (que servirá de QG para preparar alimentos e guardar volumes dos expositores), enquanto na rua fica mais organizado o espaço do que se pretende expor.
- Será disponibilizado no local 3 pirâmides de 10X10 (UMA CEDIDA PELA PARCERIA DO SEBRAE e 2 pelo Município, o que permite comportar até 50 expositores que terão o espaço para a explanação dos produtos à comunidade envolvendo conceitos como: modelo de negócio, recursos de transformação, custos totais, qualidade, embalagem dos produtos que são necessários para a exposição e operação dos negócios e projetos.
- Os empreendedores terão suporte pela Sala do Empreendedor e Acesas para orientação e conhecimento para ampliar as oportunidades empreendedoras, com consciência educativa ambiental e sustentável, resgatando paixão e perseverança para a obtenção de resultados.
- O SEBRAE através do P.A. Ponto de Atendimento, estará junto com o comitê Gestor prestando um serviço especial em espaço para atendimento a consultorias e orientações de que dispõe ao município e preparam também as empresas que não estão expondo na Mostra, para que participem da Rodada de Negócios que estará acontecendo no espaço durante a programação do evento.
- Será demonstrado o referencial de oportunidades que a tecnologia oferece para que o empresário aproveite as ferramentas e book, canais da Internet, Como Facebook, Google, páginas disponíveis para criar portal de negócios.
- Na sequência, empreendedores se reúnem com instituições financeiras parceiras no Comitê Gestor e têm acesso a informações sobre as linhas de crédito disponíveis para micro e pequenas empresas, além de dicas sobre procedimentos para abertura de conta, solicitação de financiamento e máquinas de cartões de crédito, entre outras.
- Aproveitar para Mostrar projetos e ações que estão acontecendo no município com formato de sensibilização e educação coletiva, com conceitos de cunho social, diversidades e identidade cultural, para preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida aos munícipes e a sustentabilidade do empreendedorismo como vetor de transformação social.
- Paralelo à Mostra estará sendo demonstrado uma seleção de empreendedores na área cultural que estarão ilustrando com o Lançamento da Banca Rock Trio e cantores de musica nativista local para motivar e valorizar valores de identidade local e cultural, junto com a cultura criativa do artesanato, grupos de ação social, educacional e de terceira idade.
Objetivos
Gerais:
Estimular o crescimento sustentável, a conquista de novos mercados e a melhoria contínua dos empreendimentos;
Conscientizar sobre a relevância do pensamento sustentável no mundo empresarial;
Prestar esclarecimentos e orientação empresarial sobre criação, formalização e registro de empresas;
Oferecer conhecimento em serviços, gestão, tecnologia e mercado;
Oferecer soluções práticas e oportunidades viáveis para empresários;
Oportunizar novos negócios e formação de parcerias.
Sensibilizara e entender a relevância da atividade empreendedora para a promoção do desenvolvimento econômico de um país está atrelada à oportunidade de mercado.
Oferecer ao público plano de negócios, orientação empresarial, minicursos, palestras, oficinas, consultorias e oportunidades de negócios, despertar para reestruturação da gestão dos processos, com controle de qualidade, demanda de consumo e apresentação dos produtos, nesse conceito agregamos a parceria e consultorias do SEBRAE, SENAR e EMATER na organização dos expositores e oportunizar o acesso a conhecimento a novos interesses de investidores.
- Mostrar oportunidades e inovações que envolve a cadeia de negócios de STARTAPS TI para mostrar movimento de empresas inovadoras que precisam de recursos e orientação, Estimulara a criar uma rede ou melhor uma loja virtual para micro e pequenas empresas. Ensinar as pessoas a ter um perfil lucrativo no Facebook. Usar a rede para fazer negócios ou o E-comerce, criar uma página virtual para negociações.
Específicos:
Promover a mostra de empreendedorismo, fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios, estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de projetos e empreendimentos sustentáveis, além de difundindo o consumo, a valorização do empreendedorismo local e a inclusão produtiva da agricultura Familiar, MEIS e MPES, implementando uma consciência educativa, criativa e sustentável como retorno de benefícios, aumento da empregabilidade e melhoria de qualidade de vida aos munícipes.
Metas a atingir:
Pretende atender as necessidades de conhecimento e fortalecimento do acesso a mercado, ao associativismo e cooperativismo da classe produtiva da cidade e do campo, Prover equipamentos e recursos tecnológicos para estímulo à diversificação, expansão e ampliar consumo consciente, respeito à diversidade e valorização da cultura e vocação local.
Cronograma
Físico:
Com o evento o município prevê ampliar a infraestrutura de novos negócios, ampliação de espaços de produção industrial, agrícola e comercial com diversificação de culturas, novos empreendimentos com tecnologia, inovação e qualidade mais atualizadas que atenda à demanda do mercado consumidor competitivo.
Dispor espaço de 3 piramides 10x10 para abrigar o referenciar de 50 produtores, seletos, aproximadamente 15 de cada categoria, palco, tenda e telão para exposição de projetos locais, para visualização de panoramas de tecnologia e inovação compatíveis no mercado atual.
Financeiro:
O Custo financeiro necessário para a realização do evento pelo Município:
2 pirâmides de 10x10 . (custo unitário$ 2.500,00 Total R$ 5.000,00
Combustível para o transporte de reciclados em torno de: R$ 300.00
Material de divulgação e expediente R$ 250,00
Som e iluminação:........................................................................R$ 450,00
Total:.............................................................................................R$ 6.000,000
As demais custas de decoração e construção dos guiches será por conta dos próprios expositores e parcerias e com aproveitamento de material reciclável
Orçamento:
10 - Secretaria de Expansão Econômica
10.001 - Departamento de Indústria e Comércio
Beneficiários Diretos:
São beneficiadas diretamente os empreendedores do município que somam 1286 empresas ativas formalizadas e a agricultura familiar, que tem o aporte de treinamentos de capacitação curso e palestras e de forma especial
Beneficiários Indiretos:
De uma forma indireta, toda a população economicamente ativa tem na expansão do empreendedorismo, oportunidades de empregabilidade, melhoria da renda, da arrecadação municipal de uma forma geral que retorna em benefícios para toda a população.
Resultados:
Com a disseminação constante das tecnologias, as empresas se deparam com oportunidades e desafios inéditos, o que faz com que uma das principais habilidades que precisam ter para sobreviver é a capacidade de inovar.
Por isso em primeiro lugar, estimular ao empreendedorismo, isto é, a abertura do próprio negócio, a capacidade de iniciativa.
Em segundo lugar, dá foco no mercado. Sem mercado, o trabalho de fortalecer e incentivar os pequenos negócios perde sentido.
Não adianta capacitar, dar acesso a crédito, tecnologia, conhecimento, diminuir a burocracia e a carga tributária, disseminar o associativismo, se, depois, a pequena empresa não tem como e a quem vender seu produto ou serviço.
Por isso, durante a realização do evento, potenciais empreendedores obtêm informações sobre os segmentos da economia local em que o Sebrae atua e têm a oportunidade de entrar em contato com fabricantes de pequenas máquinas, ofertantes de pequenas franquias, licenciadores de marcas e produtos, além de empresas interessadas em transferir tecnologia, podendo ainda ser um espaço adequado para empresas em busca de novos representantes comerciais.