Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

O Futuro no Presente

Ano / Edição: 2016
Município: Marechal Cândido Rondon
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Os projetos do Programa de Voluntariado do Paraná - Ação Social Marechal Cândido Rondon / PROVOPAR, Gestão 2009/2012, foram inovadores e buscaram a viabilização para o funcionamento de um movimento para outras ações concretas e permanentes dentro da comunidade rondonense, e como tal; envolveu a atuação permanente de pessoas, voluntariamente.
Ao atingir o objetivo geral e realizar a avaliação conjuntamente com os 9 Grêmios Estudantis participantes do projeto de 2012, pontuou-se a necessidade de ampliação e a busca de uma maior abrangência para o projeto de 2013.
Como o Programa de Voluntariado do Paraná - Ação Social Marechal Cândido Rondon / PROVOPAR, não possui todos os recursos necessários para a ampliação sugerida e pleiteada pelos adolescentes, compartilhou com a rede de atendimento junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, ao qual conjuntamente com a Comissão Especial de Implantação e Monitoramento do Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, deliberou a necessidade de oportunizar o projeto 2013 pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, articulando a rede para ampliação da atuação do jovem na comunidade em que vive e recebe as interferências no convívio social.

Para o projeto social de 2013, os adolescentes e jovens diretamente envolvidos, bem como a comunidade escolar e comunitária envolvida pelo Grêmio ao qual representam, desenvolveram diversas ações, no sentido do fortalecimento para que os jovens possam ser protagonistas de sua historia. Todas as ações atenderam rigorosamente o cronograma proposto, superando o estabelecido pelo objetivo geral; registrado em relatório próprio arquivado na Secretaria Municipal de Assistência Social.
Por ser uma proposta para as gerações de hoje e do futuro, faz-se necessário o envolvimento de adolescentes, jovens e a comunidade em geral; através de uma participação construtiva e instrumentalizada, ampliando o conhecimento e formando cidadãos conscientes do seu papel social. Faz se necessário o respaldo da comunidade escolar e comunitária em oportunizar a participação, compondo um olhar de transição das responsabilidades para as diversas conduções futuras, na vida pessoal, social e comunitária; superando gradativamente as barreiras com o público alvo e potencializando respostas para além das expectativas iniciais.

Para a proposta de 2014, seguiu-se com o plano das capacitações já testadas e aprovadas no projeto de 2013, e a participação ativa nas atividades do Projeto local dos “Encontros e Caminhos”- CAB - ITAIPU- Binacional/2014. Houve os ajustes e suprimentos em participações das campanhas e outras atividades e o incremento na participação para a Feira de Profissões, a primeira feira no município no formato apresentado.

As expectativas dos adolesceres e jovens participantes no projeto de 2013 ,2014 e 2015foram consideradas e esse Projeto Social e alinha as diretrizes para a busca do conhecimento das profissões mais requisitadas enquanto mercado de trabalho, conhecimento das áreas afins; e o perfil de cada profissional que vir buscar o conhecimento para se habilitar ao respectivo trabalho que o curso escolhido lhe proporcionará. O avanço alcançado em 2015 consolidou a proposta uma vez que; construiu-se um Projeto de Lei para a aprovação da implantação do Conselho Municipal da Juventude - COMJUVE e que ao aprovar dá um passo adiante rupo a autonomia do publico alvo do projeto e inicia-se em 2016 com a instalação do Conselho e a condução de transição para a o fim da proposta que o Projeto O Futuro no Presente se propos e comprova atingir seg

A proposta de 2015, seguiu-se com o plano das atividades e ações já testadas e aprovadas nas edições anteriores do projeto, com a inclusão de melhorias para as capacitações; com a realização de vídeo aula para disponibilizar via espaço aberto no facebook: O Futuro no Presente; com possibilidades de maior participação e comodidade aos participantes. Os Grêmios Estudantis participantes tiveram que comprovar a participação das referidas capacitações através de textos enviados a equipe de coordenação sendo que no mínimo, 7 textos para as Escolas com até o nonos anos e 9 textos para os Colégios com Ensino Médio, aprimorando a autonomia e a busca da autonomia dos jovens participantes . Houveram os ajustes, para as possíveis ampliações na ação denominada como Feira de Profissões –em 2015, diante do sucesso alcançado em 2014, a primeira feira no município no formato apresentado, que consolida um grande passo rumo ao objetivo que o projeto “O Futuro no Presente. Acredita-se que com os resultados planejados e superados pudesse viabilizar o surgimento de um novo projeto para alem da Feira de Profissões. O atual projeto está na fase de transição onde gradativamente vem delegando a autonomia aos jovens para que efetivamente se comprove a eficacia do Projeto aplicado e desta forma estará aberto para consolidar novas parcerias, com atividades que possam somar e impulsionar rumo ao cumprimento da finalidade que o Projeto O Futuro no Presente se propôs.

As expectativas dos adolesceres e jovens participantes da Primeira e Segunda Feira de Profissões foram consideradas e essa nova edição do Projeto Social alinha as diretrizes para ampliar as possibilidades na busca do conhecimento das profissões mais requisitadas regionalmente enquanto mercado de trabalho, conhecimento das áreas afins; e o perfil de cada profissional que vir buscar o conhecimento para se habilitar ao respectivo trabalho que o curso escolhido lhe proporcionará. Bem como buscará uma maior aproximação das informações anteriores à visitação e durante a Feira de Profissões. Ainda haverá um momento de avaliação final como parte imprescindível, ao qual teremos que aguardar de como isso deverá acontecer, pelos próprios participantes do projeto social; ou seja: Os adolescentes e jovens atuantes nos Grêmios estudantis inscritos para o Projeto Social 2016 e a melhor condução participativa de toda a equipe executora do Projeto Social com a participação ativa do Conselho da Juventude e da Associação Rondonense dos Estudantes- ARES.
Tratando-se de uma proposta que nasceu para fortalecer a participação dos jovens envolvidos direta e indiretamente, a ideia de movimento fortalece a tese da necessidade crescente do envolvimento de adolescentes e jovens para a sua continuidade. Dependendo para tal, da mínima organização, e da vontade em protagonizar.Diante disso a instalação do Conselho Municipal da Juventude dá um passo consolidando o protagonismo implantado pelo Projeto Social.
Nas deliberações finais da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brasília – DF que aconteceu; de 7 a 10 de dezembro de 2009 no Eixo 4 – Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania aprovou-se 14 propostas importantes, com a participação do adolescente como delegado pela 1ª vez na história do Brasil. Decisões estas que vêm respaldando ações para a implantação e implementação da política local/ municipal.
Ao analisarmos a Proposta nº 45 – do Eixo 4 mencionado acima - Garantir recursos materiais, humanos e estruturais necessários para a organização de crianças e adolescentes em entidades representativas como grêmios e colegiados estudantis, associações e conselhos escolares, para participarem na construção do projeto político pedagógico e na gestão das escolas, garantindo a defesa dos direitos de crianças e adolescentes no âmbito escolar, aliados a dificuldade do Estado em cumprir com o deferido, a Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, entendeu ser importante a viabilização deste projeto social, que poderá assegurar e fortalecer a participação do adolescente e do jovem concretamente através de Grêmios Estudantis dos Colégios Estaduais e Particulares, uma vez que os mesmos poderão ser os multiplicados de diversas ações que venham de encontro com a demanda da Política Pública de Assistência Social.

Na VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Curitiba – PR que aconteceu; 07 a 09 de maio de 2011 no Eixo 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, mais uma vez foi amplamente debatido e exigido a participação. A proposta aprovada de ação para implementação: Garantir o direito de crianças e
Adolescentes à comunicação, implementando programas de ampliação do acesso e capacitação de crianças e adolescentes para utilização da mídia, com a finalidade de efetivar o protagonismo juvenil e a participação popular, sinaliza mais uma vez a necessidade de enquanto município; avançar e oportunizar a implementação do projeto que se apresenta.

A I Conferência Municipal da Juventude, em 18 de agosto de 2011, no Eixo 5: - Direito à participação; inclusive após amplo debate e participação aprovou a proposta para a instituição do Conselho Municipal da Juventude como forma de propiciar o diálogo entre o poder público municipal e as entidades civis representativas da juventude, o que coloca a necessidade de oportunizar a participação do jovens; e para que isto se concretize ainda se faz necessária toda uma estruturação, principalmente instrumentalizando os próprios adolescentes e jovens para uma participação efetiva e atuante.

Muitas das propostas precisam do respaldo e encaminhamentos das demais esferas de governo para a implementação, assim sendo cabe ao município fortalecer, oportunizar e instrumentalizar a participação de crianças, adolescentes e jovens para que possam ser protagonistas de sua história, da nossa história, e que diante do exposto; justifica-se a implementação do presente projeto.

Descrição

Entre os diversos problemas e questões cruciais que continuam a desafiar as políticas de desenvolvimento social no município, seguramente uma das mais importantes é a ampliação de políticas públicas para o adolescente e para a juventude. O expressivo contingente de adolescentes e jovens existentes no conjunto geral da população, somado ao avanço tecnológico e o acesso dos adolescentes e jovens a apropriação de conhecimento advindo deste avanço tecnológico, o aumento da violência em especial, nesta faixa etária e o declínio das oportunidades de trabalho atrativas e sem a exigência da experiência profissional, que esta faixa etária não tem como apresentar; estão deixando a população de adolescentes e jovens com maiores desafios para o enfrentamento das conquistas para a sua vida pessoal e social. O futuro participante.

Sobretudo o segmento de adolescentes e jovens que está sendo vítima de situações sociais precárias para garantir uma participação ativa no processo de conquista da cidadania, advindas da questão econômica e social posta pelas gerações que os antecederam.

Em outras palavras, é preciso investir no adolescente e na juventude, combatendo a vulnerabilidade social pelo aumento do capital humano e social que poderá proporcionar a substituição do clima de descrença reinante por um sentimento de confiança no futuro.

Alternativas mais consistentes tornam-se necessário e urgente. Precisamos valorizar a participação dos jovens. Essa participação é indispensável para a conquista da autonomia. O jovem de hoje não pode mais aceitar as condições de expectador passivo. Precisamos enquanto comunidade oportunizar meios e instrumentalizar para que esses adultos de amanhã, cada vez mais preparados, ativos, líderes e cumpridores de seu papel social, tenham as melhores condições que nós atuais líderes; possamos deixar como legado.
Diante das conquistas gradativas alcançadas com o projeto até aqui, acredita-se que o projeto de 2016 poderá realizar a transição para que de forma segura de implante uma cultura de uma juventude participante e conhecedora de seus papeis sociais.

Objetivos

Gerais:

Oportunizar mais uma alternativa para fomentar a participação instrumentalizada de adolescentes e jovens nas discussões de seus direitos e deveres, através de um processo integrado entre capacitação e ações de instrumentalização e voluntariado, para os representantes de cada diretoria de Grêmio atuante, para que os mesmos se empoderem do seu papel de líder e que instrumentalizados, socializem os conhecimentos recebidos para com os demais sócios e membros dos Grêmios Estudantis também protagonizem; inclusive como forma de ampliar a participação social do grupo representante, inclusive participando ativamente do COMJUVE- Conselho Municipal da Juventude de Marechal Cândido Rondon.

Específicos:

Ampliar as oportunidades de fomentar, motivar e propiciar o Protagonismo Juvenil através dos Grêmios Estudantis atuantes dos Colégios Estaduais e Particulares, através de toda e qualquer manifestação importante para cada grupo organizado como Grêmio Estudantil e outras formas de associação jovem;
Sensibilizar permanentemente as famílias, a comunidade, a sociedade em geral e o poder público para que crianças, adolescentes e jovens possam ser ouvidos, entendidos e possam participar das decisões a seu respeito, como parte da sua formação para a cidadania;

Assegurar a todas as crianças, adolescentes e jovens o acesso a informação para o exercício de seu direito à participação sobre temas relacionados às políticas sociais, educacionais, econômicas e ambientais, inseridas no PPP(Projeto Político Pedagógico), PDE (Plano de Desenvolvimento Educacional), matriz curricular e planejamento pedagógico;

Assegurar às crianças, adolescentes e jovens o direito de participar, opinar e ter suas ideias consideradas nos espaços de articulação, elaboração, deliberação, execução e fiscalização das políticas públicas voltadas a esse público;

Viabilizar a participação de crianças, adolescentes e jovens nos Conselhos dos Direitos através da Comissão Especial específica criada, no COMJUVE- Conselho Municipal da Juventude de Marechal Cândido Rondon dentro da legalidade;

Garantir processos qualificados de formação que estimulem as crianças, adolescentes e jovens a se tornarem agentes multiplicadores dos seus direitos e deveres em grupos comunitários e escolas a fim de ampliar a sua força política e representativa;

Garantir o cumprimento da lei, em relação aos meios de comunicação sensibilizando e mobilizando para garantir a expressão das opiniões da criança e do adolescente em suas diversidades, ampliando o processo de democratização dos meios de comunicação, da sociedade, bem como divulgar políticas e programas direcionados a todos os interesses da população infanto-juvenil;

Metas a atingir:

Instalar o COMJUVE- Conselho Municipal da Juventude de Marechal Cândido Rondon e acompanhar o desenvolvimento crescente e continuado de participação , além de fomentar o surgimento de outros grupos organizados além de acompanhar a realização da IIIFeira de Profissões onde através de mais de trinta instituições oportunizar a escolha profissional para o mundo do trabalho

Cronograma

Físico:

Fevereiro - Lancamento do Projeto 2016 e Posse do COMJUVE- Conselho Municipal da Juventude de Marechal Cândido Rondon;
Marco/Abril/Maio/Junho/Julho/Agosot/Setembro/Outubro/Novembro- Atividades Diversas dos Jovens acompanhadas ;
Maio/Junho/Julho/Agosto- Preparação para a IIIFeira de Profissões;
01/09/2016 Realização da IIIFeira de Profissões;
Novembro- Realização do Primeiro Fórum de Políticas para a Juventude;
Dezembro- Avaliacao Final do Projeto O Futuro no Presente

Financeiro:

R$30.000,00(trinta mil reais).
Realização da Feira de Profissões ( material gráfico, transporte, som,internet, camisetas e lanche).
Para a transição com as diretorias dos Grêmios Estudantis e Conselho Municipal ( capacitações, material gráfico e camisetas)

Orçamento:

Conforme demanda aprovada pelo CMDCA- Conselho Munnicipal dos Direitos da Crianca e do Adolescente e acompanhadas pelo COMJUVE- Conselho Municipal da Juventude de Marechal Cândido Rondon.

Beneficiários Diretos:

Adolescentes e Jovens

Beneficiários Indiretos:

Famílias rondonenses.

Resultados:

Um COMJUVE- Conselho Municipal da Juventude de Marechal Cândido Rondon atuante e uma Comissão Especial no CMDCA propositiva para deliberações conjuntas das políticas publicas para a juventude.

Anexos

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