Banco de Projetos

Projeto Piloto

Ano / Edição: 2016
Município: Curitiba
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP

Diagnóstico

Os serviços da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) estão organizados em 10 administrações regionais, sendo que a 10ª foi implantada no dia 14/11/2015. São constituídas por estruturas administrativas descentralizadas com abrangência de um conjunto de bairros que têm por finalidade coordenar as ações necessárias ao planejamento local promovendo articulação entre as áreas fins e a comunidade.
É considerado da abrangência de uma administração regional os seguintes equipamentos: escolas municipais, centros municipais de educação infantil, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento 24 horas, armazéns da família, centros de referência da assistência social, espaços de esporte e lazer, ruas da cidadania etc.
No ano de 2013, o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), em parceria com a Secretaria do Governo Municipal (SGM), realizaram visitas técnicas a essas regionais e observaram a necessidade de aprimoramento profissional dos servidores públicos quanto ao desempenho do seu papel e a ética no serviço público.
As necessidades identificadas eram claras e diretamente interligadas entre si: a) refletir sobre a responsabilidade do trabalho do servidor público “Para quê de fato trabalhamos?”, conscientizando os participantes do projeto dos impactos da sua própria ação em um sistema maior, ou seja, construir e repensar coletivamente a necessidade do compromisso, em primeira instância individual, de cada um com a coisa pública; b) assimilar a noção da interdependência na ação, da cooperação entre os servidores e entre estes e os órgãos e entidades para que o serviço público realmente atenda a população com a qualidade esperada; c) sensibilizar para a aptidão de uma visão sistêmica, de modo a enxergar a complexidade e a conexão entre “as partes e sistemas no todo”; d) aproximar o servidor do cidadão, tornando-o mais ativo na criação deste vínculo; e) aprimorar, ou até mesmo em alguns casos iniciar, a habilidade de diálogo; e, f) apresentar formas de desenvolvimento pessoal que possibilitem ao servidor ser mais autônomo e se sentir confiante e fortalecido para lidar com os desafios diários do serviço público.
Neste projeto foi realizada uma experiência piloto denominada de “Servidores em TransformAção”, tendo como público 228 servidores municipais.

Descrição

O projeto piloto “Servidores em TransformAção” aconteceu em nove administrações regionais, a 10ª ocorrerá ainda em 2016. Foi desenvolvido em 03 etapas:
1ª Etapa: Reunião Prévia com as chefias dos núcleos administrativos.
Para apresentação do projeto, divulgação e mobilização dos servidores. A inscrição foi realizada por adesão espontânea, cujo critério principal de seleção, em caso de mais inscritos do que o número de vagas, seria o grau de interesse no projeto, seguido da mescla de perfis na turma, de modo a compor a heterogeneidade pretendida. Essa adesão espontânea, mais que procedimento, era um princípio, visto que para trabalharmos com autodesenvolvimento é necessária a iniciativa do próprio participante, pois o processo de aprendizagem ocorre com autonomia e condições de motivação e interesse que levam ao movimento de transformação individual.
Desde o início, para estimular o engajamento dos participantes no projeto, a ficha de inscrição já envolvia uma conexão com os temas a serem trabalhados, a partir das seguintes questões: 1) O que você busca ao participar do projeto?; 2) Que perguntas você tem sobre o seu desenvolvimento profissional?; 3) Que questões em geral você têm sobre o trabalho do servidor público na atualidade (em qualquer âmbito - nacional, estadual e municipal)? Somadas a estas questões, informações cadastrais ajudavam a compor o perfil geral da turma. As respostas foram lidas apenas pela facilitadora (coacher), profissional contratada para execução do projeto.

2ª Etapa: Realização do curso.
Foi realizado em quatro módulos e tratou de três questões que envolvem o servidor público:
1. “Como lidar com a imagem desgastada do servidor frente à comunidade?” Também foram abordadas outras questões relacionadas ao autodesenvolvimento e ao “aprender a aprender”;
2. Perguntas relacionadas ao próprio desempenho e como aprimorá-lo - feedback – “Como saber se estou atuando da melhor maneira?”; “Como me adaptar às frequentes mudanças culturais e sociais dos cidadãos?”; “Como desenvolver maior grau de autonomia?”;
3. Compreensão da prefeitura, emprego e concurso público, estabilidade e outros benefícios, papel dos servidores que trabalham nos equipamentos sociais diretamente com a comunidade, e precisam mediar prioridades e decisões de governo.
Cada curso contém quatro módulos distribuídos em 36 horas, sendo 15 horas de planejamento e 21 horas de oficina, com a seguinte programação:
Módulo 1: Meu dia-a-dia como Servidor;
Módulo 2: O nosso trabalho em comum nos Núcleos;
Módulo 3: A dinâmica da nossa Rua da Cidadania; e
Módulo 4: Nosso papel como Servidores Públicos da Prefeitura.
Este projeto foi realizado pelo processo de coaching. Segundo James A. Belasco, professor da San Diego University e consultor de várias organizações do porte da AT&T, IBM e Dutch Shell, “O processo de coaching ajuda a pessoa a galgar um nível – ao expandir uma aptidão, aumentar a performance ou até mudar a forma como a pessoa pensa”. O mesmo autor fala que o papel do coach (profissional que aplica o coaching) é “ajudar as pessoas a crescerem e verem o que elas querem se tornar amanhã”.
O coaching, por ter em sua atuação as características da autoobservação, da autoanálise e da autotransformação, é bem adequado em processos de emancipação, de empoderamento, pois considera sempre a autonomia, a liberdade, a experiência e outras características de um adulto em aprendizagem. Ou seja, lida com educação de adultos de modo que o compromisso da pessoa que participa do processo impacta no resultado do trabalho.

3ª Etapa: Fortalecimento do grupo de multiplicadores envolvidos indiretamente e dos servidores que concluíram o curso nas regionais, participando da apresentação de práticas em dois Seminários específicos.

Objetivos

Gerais:

Propiciar aos servidores municipais a reflexão sobre o exercício da função pública, desenvolver habilidade humanas e sociais que impactem na ação profissional e em sua relação com o cidadão nas administrações regionais de Curitiba, e contribuir para o fortalecimento do compromisso com a ética e os propósitos da Administração Pública.

Específicos:

• Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal com diálogo, mediação e transparência;
• Aprimorar a atuação dos servidores de forma integrada e intersetorial nas administrações regionais;
• Aperfeiçoar o atendimento cidadão.

Metas a atingir:

• Ofertar o projeto para 100% das administrações regionais (90%).
• Alcançar 100% de aproveitamento dos servidores inscritos nas 10 administrações regionais (55% em 8 regionais).
• Obter adesão de 30% dos participantes como multiplicadores do projeto nas 10 administrações regionais.
• Manter a avaliação do curso “servidores em transformação” em, no mínimo, nota média oito (8,6).
• Propiciar a realização do curso “servidores em transformação” para 100% dos órgãos e entidades da PMC (53%).

Cronograma

Físico:

Matriz - 2014
Boqueirão - 2015
Santa Felicidade - 2015
Bairro Novo - 2016
CIC - 2016
Boa Vista - 2016
Cajuru - 2016
Pinheirinho - 2016
Portão - 2016
Tatuquara - 2016

Financeiro:

Custos /ano:
Regional Matriz - R$ 7.500,00 (2014)
Regionais Boqueirão e Santa Felicidade - R$ 12.499,92 (2015)
Regionais CIC, Pinheirinho, Portão, Boa Vista, Bairro Novo, Cajuru - R$ 37.500,00 (2016)
Total: R$ 57.499,92

Orçamento:

Os custos do projeto referem-se à contratação de facilitadora (pessoa física).

Beneficiários Diretos:

Servidores das administrações regionais que atuam em diferentes serviços e equipamentos públicos da cidade.

Beneficiários Indiretos:

• População da cidade de Curitiba.
• Equipes de trabalho dos servidores que concluíram o curso.

Resultados:

• Nº de administrações regionais contempladas – 10
• Nº de reuniões prévias realizadas – 10
• Nº de participantes nas reuniões prévias - 81
• Nº de órgãos e entidades da PMC envolvidos – 19
• Nº de adesão espontânea ao curso – 310
• Nº de participantes certificados - 173

Anexos

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