Família e escola uma parceria pela educação
Ano / Edição: 2016
Município: Toledo
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
A partir dos atendimentos direcionados para as famílias dos educandos que estão inseridos na rede municipal de ensino e também nos assessoramentos direcionados para as equipes diretivas das instituições de ensino municipal, foi possível constatar que havia uma fragilidade no relacionamento entre as famílias e as escolas. Assim, em 2013 foi elaborado o Projeto “Família e Escola: parceria pela educação” pelas profissionais que fazem parte do Núcleo de Estudo e Atendimento à Diversidade e à Inclusão – NEADI, sendo elas: assistentes sociais, psicólogas, fonoaudióloga, coordenadoras da psicopegagogia escolar e do Atendimento Educacional Especializado, direcionado para as famílias dos educandos matriculados nas instituições de ensino municipais. Ficando o Serviço social com a coordenação deste projeto. Este projeto visa fortalecer os vínculos entre todas as famílias dos educandos da rede municipal com as escolas e CMEIs.
Descrição
O presente projeto será realizado através da parceria da Secretaria Municipal da Educação com escolas e CMEIS, viabilizado através de ações que serão desenvolvidas a fim de propiciar a aproximação da família com a escola.
A Secretaria Municipal da Educação – SMED, promoverá a abertura e o encerramento no ano, do projeto “Família e Escola: Parceria Pela Educação” com atividades culturais e atividade informativa aos pais ou responsáveis, no Teatro Municipal.
As escolas, ficarão responsáveis pela execução do projeto, através do diretor, coordenador e o professor psicopedagogo. Os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs ficarão responsáveis pela execução do projeto, através do diretor. Lembrando que tanto nas escolas como nos CMEIs os demais professores devem ser envolvidos nos trabalhos. Cada instituição de ensino produzirá o projeto “Família e Escola: Parceria Pela Educação”, onde deverá prever os objetivos, as ações, estratégias de atuação, grupos de discussões, oficinas e materiais que serão usados como vídeos, seleção de bibliografias, painéis, entre outras.
A SMED dará respaldo na elaboração e reelaboração do Projeto dentro da escola, através de encontros com coordenadores, professores psicopedagogos e diretores dos CMEIS a serem realizados na SMED. Os grupos de assessoramento da SMED auxiliarão na orientação do projeto nas escolas que estão como responsáveis.
A SMED propõe que sejam inseridas no Projeto as seguintes atividades:
Apresentação do espaço escolar aos pais: pode acorrer antes ou após a matrícula e serve para que os gestores exponham o funcionamento e a rotina da escola e informem sobre as atividades extraclasse. Explique a finalidade de cada ambiente e a função dos profissionais que ali trabalham, apresentando-os pelo nome. Aproveite para compartilhar as regras de funcionamento previstas no Regimento Escolar. Ao comunicá-las aos pais, abre-se um canal de diálogo sobre os direitos e deveres de cada um.
Também é importante conhecer para quem se trabalha. Para que a escola e o CMEI tenha uma parceria efetiva com as famílias e direcione as ações que favoreçam a aprendizagem, ela precisa saber quem é o seu público. Sugere-se que no ato da matrícula se preencha um cadastro com dados e informações da família que permita o conhecimento da família. Aborde assuntos como a história de vida da criança e a experiência escolar anterior. Conversas individuais com pai e mãe ao longo do ano ajudam a identificar as habilidades dos alunos que possam ajudar professores, professores psicopedagogos e coordenadores a traçar as melhores estratégias de ensino.
É importante que a escola apresente o currículo e o Projeto Político Pedagógico para os pais e estes podem contemplar as possíveis contribuições das famílias com as atividades da escola. Por exemplo: realização de campeonatos entre pais, convidar pais ou responsáveis para contar histórias ou falar sobre a sua profissão, oficinas de brinquedos, etc. Dessa forma se cria um espaço de fortalecimento de vínculos e ao mesmo tempo se valoriza os conhecimentos da comunidade local.
Sugere-se que seja realizado na escola e CMEIS encontros para mostrar a evolução da aprendizagem do educando, assim como as propostas da escola e seu avanço, com objetivo de discutir junto com os pais ou responsáveis estratégias conjuntas de melhoria para o educando e a escola. Lembrando que as atividades com pais ou responsáveis devem ser realizadas em horários onde a maioria tenha disponibilidade de participar. O ideal é fazer uma enquete com as famílias para saber quais são os horários mais adequados à maioria. Informe com antecedência o dia do encontro, assim como a pauta, o tempo de duração e os momentos previstos para as falas de pais, gestores e professores.
Nos dias de encontros com pais/responsáveis é importante que se exponha os trabalhos realizados pelos educandos no espaço escolar, dando possibilidade dos mesmos conhecer a produção dos filhos e o próprio trabalho realizado pela escola, bem como oferecer um espaço de discussão com a família com o objetivo de favorecer a transformação em seu entorno, por meio da informação e análise. Além de levar a informação, os encontros têm a finalidade de propiciar um espaço de acolhida e escuta dos familiares e a partir disso construir com as famílias um novo olhar para as situações cotidianas e levantar sugestões de melhorais para a educação. A escolha dos temas a serem trabalhados será feita pelas escolas e CMEIS, conforme a realidade de cada espaço.
Informar a comunidade sobre o desempenho da escola divulgando o seu funcionamento, prestar contas, compartilhar projetos é uma forma de aproximar a comunidade da escola, podendo para tanto serem utilizados murais, bilhetes, sites, etc.
Outro espaço de inserção da família na escola e CMEIS são as festas e comemorações. Os pais podem participar somente do dia do evento, mas também da sua organização, lembrando que não dever ser a única oportunidade para contar com a presença dos familiares na escola.
Objetivos
Gerais:
Fortalecer os vínculos entre as famílias e as instituições de ensino da rede municipal.
Específicos:
• Fortalecer a integração da família com a escola.
• Favorecer o respeito à diversidade da dinâmica social;
• Estimular o desenvolvimento do processo educativo em consonância com o movimento social, político, e econômico da sociedade;
• Integrar escola-família na articulação de um projeto de vida em sociedade;
• Propiciar um espaço de escuta e acolhimento dos familiares e educandos.
Metas a atingir:
Atingir em 100% o fortalecimento dos vínculos das famílias com as escolas no período de 2013 a 2016.
Cronograma
Físico:
Representa o guia de velocidade da execução do projeto dentro de cada período executado. O cronograma de desembolso deve correr de maneira simultânea e compatível com o cronograma físico.
Financeiro:
Os valores de folha de pagamento, visto que o projeto é desenvolvido por profissionais da educação, como assistentes sociais, psicólogas, psicopedagogas e fonoaudiólogas.
Orçamento:
Cada projeto prevê a elaboração de um orçamento detalhado que reflita os custos, especificando: pessoal, material, serviços, etc. Dessa forma podem ser identificados o orçamento global, que reflita os investimentos básicos alocados aos componentes, e os respectivos custos financeiros, além do destino dos recursos utilizados.
Beneficiários Diretos:
As famílias dos 12.758 educandos matriculados da rede municipal de ensino em todo o município de Toledo.
Beneficiários Indiretos:
Todos os munícipes de Toledo – Paraná.
Resultados:
Até o momento é possível mensurar uma aproximação das famílias com as instituições de ensino, mas ainda não atingindo 100% dos objetivos.