Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Programa Idoso em Movimento

Ano / Edição: 2016
Município: Toledo
Função de Governo: Desporto e Lazer

Diagnóstico

O Programa Idoso em Movimento funciona no município de Toledo desde agosto de 2013, e foi uma iniciativa do prefeito, da secretária de assistência social e da secretária de esportes que, tem como objetivo principal o atendimento aos 42 grupos de idosos do município que abrangem aproximadamente 4.000 idosos com atividades físicas, recreativas e de lazer voltadas a promoção das saúde, que antes do programa ficavam desassistidos pela assistência social, uma vez que esta pasta tem como prioritário o atendimento aos idosos em situação de vulnerabilidade social e com violação de direitos.

Descrição

Para Braga (2001), é inconcebível que a sociedade ainda não compreenda que aquele homem que envelhece continua existindo e manifestando os mesmos desejos, os mesmos sentimentos, as mesmas reivindicações, assim como na sua juventude. Ser um cidadão é poder atuar ativamente nas manifestações e fiscalizações, cumprir deveres e cobrar os direitos (reservados na Constituição de 1998). É poder participar plenamente no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.
As atividades do Programa Idoso em Movimento se concentram na cidade e no interior do município, nos ginásios esportivos, associações de moradores, parques e praças, sempre com acompanhamento de profissionais de educação física gerando aproximadamente 4.000 atendimentos mensais.
Quanto aos recursos financeiros, a secretaria de Esportes e Lazer dispõe de uma dotação orçamentária própria para o setor do Idoso em Movimento de aproximadamente 347.000,00 ao ano que são divididos entre repasse de convênios e compra de material e pagamento de transporte para a manutenção do programa.
A administração contratou seis profissionais de educação física, que se deslocam até os Grupos de Idosos, associação de moradores ou algum espaço público destinado a prática de atividades físicas e de lazer e realizam as atividades, sempre com uma boa adesão.
Além das atividades físicas e recreativas que os idosos participam de maneira gratuita, uma vez ao mês a secretaria organiza algum evento para socializar um grande número de idosos em um mesmo local. “Há meses que acontecem caminhadas, e para auxiliar solicitamos o apoio da secretaria da saúde que faz aferição de pressão, exames de HGT e demais orientações, todos os participantes recebem um brinde motivacional, frutas e sucos custeados pelo patrocinador. Todo ano no mês de maio acontecem os Jogos dos Grupos de Idoso, é uma semana intensa de atividades envolvendo jogo de bocha, trilha, canastra, dominó bolãonzinho de mesa, truco e quatrilho, eles que escolheram as modalidades, e neste ano será a terceira edição com mais de 1.100 participantes”. E além das atividades esportivas, a secretaria de esportes e lazer, organiza festival cultural, matines gincanas e passeios.
Dentre as atividades que compões o Programa Idoso em Movimento, a secretaria de esportes e lazer firmou convênio com uma Universidade privada local, para o desenvolvimento do “Projeto Pilates na Geriatria”.
No projeto Pilates na Geriatria os idosos do município de Toledo participam gratuitamente das atividades em que acadêmicos de fisioterapia supervisionados pelos seus professores oferecem aulas de Pilates nos grupos de c de idosos. Através desta parceria, idosos que não tem condições de pagar por uma aula de Pilates, tem a vivência gratuita da prática.
Outro benefício que os idosos acompanhados pelo Programa Idoso em Movimento podem usufruir é o “Projeto ÁguAtiva”.Duas vezes por semana, atividades aquáticas como natação e hidroginástica fazem parte do rol de atividades disponibilizadas no programa para a população idosa.O Projeto tem capacidade para atender 150 pessoas e funciona na piscina pública municipal.
Um projeto cultural dentro do programa é o “Projeto Meu Município, Minha História” que acontece todas as segundas- feiras. Segundo a secretária de esportes e lazer, o ônibus da secretaria é disponibilizado e as professoras do programa Idoso em Movimento acompanham 40 idosos em pontos turísticos do município que incluem o aquário municipal, um parque linear, e o acervo do museu histórico. Os idosos também são recebidos no gabinete do prefeito no dia do passeio. A principal finalidade do projeto é oportunizar o acesso a locais turísticos do município, aproximar a população ao gestor público e resgatar a memória cultural da construção da história de cada um através da visita ao museu.
Com a finalidade de promover a inclusão social da pessoa idosa e o fortalecimento dos vínculos, desde o ano de 2013 a administração municipal, através de projeto de lei e de dotação orçamentária da Secretaria de Esportes e Lazer, repassa recursos financeiros aos Grupos de Idosos através do “Programa de Apoio aos Grupos de Idosos”, desde que estes manifestem interesse em receber o recurso, e, estejam com a documentação em dia, de acordo com as exigências do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e da Controladoria Interna do Município. Após a documentação encaminhada, é firmado um convênio entre a Secretaria de Esportes e Lazer e a entidade beneficiada, tendo esta, um prazo pré-estabelecido para gastar o dinheiro e fazer a prestação de contas, conforme um plano de aplicação devidamente aprovado. Os recursos são repassados de acordo com a quantidade de participantes dos grupos.
Em 2016, também iniciaram as atividades do Centro de Desenvolvimento Físico e Funcional para o Atleta e para o Idoso, que contará com academia de musculação e sala de fisioterapia. O objetivo destes dois espaços é atender atletas de rendimento e a população idosa que faz parte do Programa Idoso em Movimento, com foco principal na prevenção das doenças crônicas degenerativas decorrentes da idade na manutenção da saúde através de atendimento individualizado.
O Programa Idoso em Movimento também tem dois patrocinadores que investem no marketing esportivo: uma empresa de colchões e outra da linha fitness, que custeiam as despesas dos eventos, como ornamentação dos locais, brindes, compra de frutas, e em troca podem utilizar dos espaços dos eventos para divulgar sua marca.
Nas palavras de Okuma (1998), a atividade física é essencial para estimular varias funções do organismo, sendo não só importante no tratamento e controle de doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose, mas também é essencial na manutenção das funções do aparelho locomotor, esse que por sua vez, tem uma função muito importante no idoso, que é o desempenho das atividades diárias.
A autora destaca ainda que à medida que as pessoas permanecem fisicamente ativas, ou recuperam suas possibilidades corporais e de movimento, percebem que são diferentes do modelo de ser velho socialmente estabelecido, rompendo com uma visão negativa sobre si e sobre seu envelhecimento.

Objetivos

Gerais:

Resgatar e valorizar o papel social do idoso, seus saberes, experiências e vivências, através de ações gratuitas que reforcem a visão do idoso enquanto cidadãos ativos, proporcionando assim fundamentos para uma qualidade de vida mais aprimorada, facilitando assim sua inclusão na sociedade através um envelhecimento ativo e saudável.

Específicos:

Objetivos Específicos
• Estimular a participação dos grupos de idosos em atividades educativas, culturais e recreativas;
• Desenvolver atividades que proporcionem a valorização pessoal e melhoria da auto-estima;
• Envolver demais membros familiares em atividades, a fim de fortalecer vínculos;
• Proporcionar atividades que restabeleçam o prazer em viver no contexto das perdas biopsicossociais associadas ao envelhecimento;

Metas a atingir:

O Programa Idoso em Movimento é desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo, e visa atender todos os grupos de idosos do município viabilizando meios que valorizem a promoção da saúde, a integração social e o lazer dos grupos.
As atividades de jogos, ginástica e danças são desenvolvidas de segunda a sexta-feira e finais de semana. As ações consistem em promover atividades sistemáticas acompanhadas por professores de educação física em horários diferenciados aos dias de encontro dos grupos, bem como a participação dos profissionais nos dias das atividades sociais, com atividades esportivas, lúdicas e recreativas.
• Durante toda semana os profissionais da SMEL acompanham as atividades desenvolvidas nos grupos de idosos e organizam outras conforme o interesse. Além das atividades são oferecidos passeios culturais e de lazer, palestras, seminários e reuniões sobre temas relacionados à terceira idade e outros assuntos relacionados aos interesses do idoso, campeonatos e torneios internos em diversas modalidades, respeitando as especificidades de cada grupo, festival de Talentos para incentivar a produção e memória cultural da terceira idade, atividades alusivas as principais datas comemorativas (carnaval, festas juninas, dia do idoso, natal, páscoa, dia das mães, dia dos pais etc).
Com a finalidade de integração social mensalmente são organizados eventos descentralizados com a participação simultânea de diversos grupos de idosos que são assim distribuídas:
Cronograma de Atividades Programa Idoso em Movimento
Mês Atividades Meta de
Participantes
Março Campeonato de Bocha Feminina de Melhor Idade 90
Abril Caminhada da Saúde (caminhada, exames preventivos, orientações de saúde) 200
Maio Caminhada Coração de Ouro (caminhada, exames preventivos, orientações de saúde) 180
Junho Jogos Municipais dos Grupos de Idosos 1.200
Julho Torneio de Quatrilho Da Melhor Idade 50
Julho Encontro de Lazer e Movimento da Melhor Idade (festival cultural) 500
Agosto Caminhada Vida Ativa (caminhada, exames preventivos, orientações de saúde) 130
Setembro Campeonato Municipal de Bocha de Areia e Carpet em trios 150
Setembro Desfile Cívico 300
Outubro Dia Internacional do Idoso (celebração ecumênica e atividades culturais) 800
Outubro Caminhada da Alegria caminhada, exames preventivos, orientações de saúde) 200
Novembro Brincar e Viver na Melhor Idade (matine e atividades recreativas) 1.000
Dezembro Almoço de avaliação com as diretorias dos grupos de idosos 100

Cronograma

Físico:

Cronograma Físico

Financeiro:

Cronograma Financeiro

Orçamento:

Ano Descrição Dotação
2014 Construção, manutenção e reformas de centro de convivência de idosos- Orçamento participativo 41.445,00
2014 Transferências Voluntarias a instituições de grupos de idosos sem fins lucrativos 188.500,00
2014 Material de Consumo e Material Permanente 20.000,00
Total 201.188,50
2015 Construção, manutenção e reformas de centro de convivência de idosos- Orçamento participativo 42.500,00
2015 Transferências Voluntarias a instituições de grupos de idosos sem fins lucrativos 255.300,00
2015 Material de Consumo e Material Permanente 16.000,00
Total 313.800,00
2016 Construção, manutenção e reformas de centro de convivência de idosos- Orçamento participativo 94.000,00
2016 Transferências Voluntarias a instituições de grupos de idosos sem fins lucrativos 255.300,00
2016 Material de Consumo e Material Permanente 11.038,00
2016 Academias da Terceira Idade 61.500,00
Total 421.838,00

Beneficiários Diretos:

GRUPO DE IDOSOS LOCAL ATENDIDOS
Aldeia Betesda Jd. Pancera 25
Ângelo e Ângela Jd. Pancera 40
Apa JD. Porto Alegre 10
Assaptol JD. Gisele 20
Associação de Idosos Dois Irmãos Dois Irmãos 100
Corações Alegres Vila Nova 180
Corações Unidos Jd. Panorama 90
Cristo Rei Jd. Rossoni 50
Esperança Cerro da Lola 75
Fonte Luminosa Jd. Europa 55
Fraternidade São Miguel São Miguel 55
Frei Alceu Richetti Jd. Porto Alegre 350
G.I. Paz, Amor, Honestidade e Transparência PAHET Jardim Fachini 28
Gridema Dez de Maio 110
Irmãos Danzer Centro 20
Estrela Dalva Jd. Careli 20
Jardim Concórdia Jd. Concórdia 30
Laços de Amizade Novo Sobradinho 134
Lírio de São José Km 41 41
Melhor Idade Xaxim 50
Nossa Senhora de Fátima César Park 50
Paz e Amor Vista Alegre 45
Perseverantes da Paz Jd. Maracanã 119
Querência Amada Jardim Gisele 55
Sagrada Família Jd. Gisele 40
São Francisco de Assis Jd. Coopagro 242
São João Batista Vila Paulista 50
São Joaquim e Santa Ana Linha Floriano 40
São Jorge Jd. América 70
São José Operário Pioneira 60
São Luis Gonzaga São Luiz do Oeste
100
São Paulo Linha São Paulo 72
São Pedro Operária 85
Sempre Alegres São Francisco 55
Sempre Avante Panorama 55
Sempre Avante Concórdia do Oeste 100
Sempre Unidos Novo Sarandi 151
Três Nações Vila Ipiranga 120
Unidos de Florida Linha Flórida 60
Unidos em Cristo Ouro Preto 60
Unidos no Amor Vila Becker 70
Unidos Venceremos Jd. Santa Maria 30
Vila Industrial Vila Industrial 400
Viva a Vida Boa Vista 80
Voltamos a Sorrir Bom Principio 120

Beneficiários Indiretos:

Beneficiários Indiretos

Resultados:

No sentido de participação cidadã e criação de vínculos com o município, toda vez que os projetos públicos são ampliados e implantados, onde o idoso esteja inserido, aumentou significativamente a participação dos idosos, que tem o poder de opinar sobre atividades que favoreçam a sua qualidade de vida, promovam a distração, o convívio social, a inclusão e o lazer. Desta maneira, o município conseguiu estreitar a relação com os seus munícipes e aumentar a participação nas atividades, uma vez que a tomada de decisões é democrática.
O poder público, Secretaria de Esportes e Lazer e Conselho dos Direitos do Idoso também se uniram para campanhas sobre a conscientização dos idosos e da população sobre a importância de um envelhecimento ativo e os benefícios da prática da atividade física. Essas campanhas contribuem na elaboração de estratégias e no estabelecimento de metas para programas específicos direcionados à população que envelhece
Outra possibilidade que surgiu com o programa é a ampliação de parcerias com instituições de ensino públicas e privadas para que sejam desenvolvidos convênios e estudos nas mais diversas áreas do conhecimento (psicologia, nutrição, fisioterapia, medicina, educação física, ciências sociais) que contribuam com sugestões para a elaboração de novas políticas públicas para a população idosa de Toledo. Esta ação também permite um grande campo de estágio no município, aumentando às possibilidades de atendimento a pessoa idosa, a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de pesquisas sobre o processo de envelhecimento nos aspectos físico, psicológico e social.
Um diferencial importante para o Programa Idoso em Movimento são as ações intersetoriais envolvendo diferentes secretarias em especial a Saúde, Esportes e Lazer, Assistência Social, Segurança e Trânsito, Acessoria Jurídica a fim de estimular a autonomia, a participação e a possibilidade do idoso poder atuar em variados contextos sociais.
A descentralização das atividades para as associações, bairros, praças, parques e interior do município, permite que o profissional de educação física chegue até os locais mais distantes do município, fazendo com que o idoso tenha acesso a pratica perto de sua casa, sem a necessidade de deslocamento a grandes distâncias.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos