Planejamento de Vida
Ano / Edição: 2016
Município: Colombo
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Mediante a realidade vivenciada por esses 6 anos de execução da Medida de Liberdade Assistida, o PEMSE identificou a necessidade de elaborar um projeto de Planejamento de Vida com os (as) adolescentes, a fim de trabalhar efetivamente no tempo que estes estão sendo assistidos pelos profissionais do programa para fornecer algo além da profissionalização, diligenciamento para o mundo do trabalho e inserção e monitoramento de frequência escolar, que são os pilares burocráticos de procedimentos para esse tipo de medida previsto no ECA (1990).
Este Planejamento de Vida se viabiliza a partir das constatações tidas nas vivências que os profissionais do programa tiveram no acolhimento desses adolescentes. Tais vivências referem-se aos atendimentos de psicologia, serviço social, pedagogia e de atendimentos individuais e atividades coletivas, onde identificou-se questões subjetivas individuais e familiares inerentes a todo o processo de execução de medida dos (das) adolescentes. Essas questões referem-se a afeto, atenção, orientação, organização, frustração, abandono, negligência, violência, agressividade, cidadania, entre outras.
Esses fatores subjetivos são parte da singularidade de cada sujeito e de cada estrutura familiar e necessitam de uma intervenção focal, esta última deve promover uma reflexão acerca dos fenômenos da vida afim de promover tanto adolescente quanto sua família como sujeitos de direitos e deveres. Portanto, um projeto de execução de medida que promova um Planejamento de Vida com estes (as) adolescentes traz à tona questões referentes ao passado, presente e principalmente o futuro, propondo através das atividades uma reflexão, acolhimento, orientação e promoção de autonomia e protagonismo de todos os envolvidos.
Descrição
Etapa 1 – Acolhida
A acolhida é um procedimento padrão do PEMSE para todos os adolescentes que chegam a ele com um mandado judicial, no qual consta a hora e o dia que o mesmo deverá comparecer. A acolhida tem como objetivo: 1. Apresentar e explicar o funcionamento do Programa PEMSE e da Medida Socioeducativa para o (a) adolescente e seu responsável; 2. Desenvolver o Plano Individual de Atendimento (PIA); 3. Realizar o estabelecimento do vínculo dos profissionais com o (a) adolescente e com a família. Neste dia é agendada a Reunião de Boas Vindas, que os pais e os (as) adolescentes devem comparecer; o atendimento de psicologia, que somente o (a) adolescente comparece; o atendimento familiar que os responsáveis devem participar; o atendimento de serviço social, quando o (a) adolescente deve apresentar os documentos solicitados.
Etapa 2 – Monitoramentos Mensais
O monitoramento é um atendimento individual que acontece mensalmente com todos os adolescentes do PEMSE. No que tange aos adolescentes de Liberdade Assistida o monitoramento seguirá um roteiro de atividades pré estabelecidas que darão o embasamento para o processo reflexivo e trabalho das singularidades de cada indivíduo. Os monitoramentos contarão com a ajuda de um quadro de acompanhamento (tabela do jogo) dos encaminhamentos viabilizados pelo PEMSE e que o (a) adolescente e/ou a família poderão/deverão efetivar, para que ocorra o avanço nas casas do quadro. O quadro está fixado em uma parede da sala de atendimento do PEMSE e nele há o desenho de uma cidade, na mesma existe um trajeto no qual o (a) adolescente avançará ou estagnará conforme o desenvolvimento das metas que foram traçadas junto com o mesmo. Haverá um manual de orientação (anexo), com o objetivo de elucidar as regras de pontuação que ele (a) ganhará ou não de acordo avanço ou estagnação de casas nesse trajeto.
No primeiro monitoramento será realizada uma introdução para o (a) adolescente do que é o Projeto de Planejamento de Vida, em seguida será apresentado o manual do jogo e escolhido um ímã que será o ícone que representará o adolescente no quadro, sendo, portanto, fixado no quadro de acompanhamento junto com os ícones dos (as) demais adolescentes já inseridos no projeto. Ainda nesse primeiro atendimento será realizada uma reflexão a cerca de um sonho a curto prazo (6 meses) que o (a) adolescente possua para que se inicie com ele (a) uma reflexão do seu planejamento de vida durante o cumprimento da sua medida, auxiliando-o (a) a planejar-se a longo prazo para sonhos futuros. Por último será aplicado um questionário de diagnóstico, para que no final do cumprimento da sua medida, seja avaliada a efetividade do Projeto de Planejamento de Vida.
Nos demais monitoramentos será verificado junto ao manual e ficha do (a) adolescente a progressão nas etapas e será ajustado o seu ícone no quadro de acordo com a pontuação que ele (a) ganhou naquele mês. Em todos os monitoramentos também será realizada uma atividade, além da reflexão com o (a) adolescente acerca do seu sonho e os pormenores que precisa atingir para realizá-lo. No último monitoramento será realizada uma reflexão de desligamento do programa e também será aplicado um questionário de avaliação, com o objetivo de avaliar a viabilidade do Projeto de Planejamento de Vida
Etapa 3 – Atividades de Planejamento de Vida
As atividades acontecerão com programação de seis meses, ou seja seis encontros, portanto, um encontro por mês. Este atendimento individual terá duração estimada de uma hora, porém o (a) adolescente deverá participar das demais atividades propostas pelo PEMSE.
Objetivos
Gerais:
• Reconhecer os pontos fortes e fracos dos aspectos externos da vida do adolescente;
• Reconhecer os pontos fortes e fracos dos aspectos internos da vida do adolescente;
• Construir a missão, visão, valores e metas de vida com os adolescentes;
• Inserir os adolescentes na Escola, acompanhar a frequência, relacionamentos e dificuldades neste espaço;
• Inserir os adolescentes em Cursos Profissionalizantes ou instigá-los para realização de tal atividade;
• Diligenciar oportunidades de trabalho dignas e formais aos adolescentes.
Específicos:
• Realizar um planejamento de vida com os (as) adolescentes da Medida de Liberdade Assistida.
Metas a atingir:
No presente Projeto de Planejamento de Vida, os objetivos serão trabalhados em cinco pilares principais, sendo eles: cidadania, através da aquisição de documentos; educação/escolarização, tendo e vista a retomada escolar; profissionalização/cursos; saúde/autocuidado, relacionamento familiar e comunitário, tendo como base essencial o sonho de cada adolescente atendido (a) e suas questões subjetivas, sejam elas individuais, familiares ou comunitárias. Tais pilares vem corroborar o trabalho realizado com o Plano Individual de Atendimento de cada adolescente, sendo uma proposta pedagógica, onde o (a) adolescente consegue visualizar de maneira didática suas conquistas, objetivos a atingir e onde pretende chegar, visando desenvolver sentimento de pertença nos espaços e grupos que está e será inserido, uma vez que o projeto acontecerá no formato de um jogo dentro de uma cidade.
Cronograma
Físico:
O Projeto é desenvolvido no PEMSE Colombo (Rua José Coradim, 313 – Jd. Monza). Este projeto teve início em fevereiro de 2015 e até o momento atendeu 74 adolescentes. Foi necessária a aquisição de uma chapa de alumínio, a qual foi fruto de doação, para que um artista grafiteiro do município pudesse realizar a pintura do tabuleiro, a qual foi anexa na parede de uma das salas de atendimento.
Financeiro:
O Projeto não prevê aporte financeiro, uma vez que trata-sede um projeto elaborado para atender a demanda dos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida.
Orçamento:
O Projeto não prevê aporte financeiro, uma vez que trata-se de um projeto elaborado para atender a demanda dos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida.
Beneficiários Diretos:
Os beneficiários principais deste Projeto foram os (as)74 adolescentes atendidos, uma vez que é possibilitado que o (a) mesmo (a) construa um projeto de vida com autonomia e protagonismo, baseado nos seus desejos próprios.
Beneficiários Indiretos:
Os beneficiários indiretos foram, principalmente, as famílias com a adesão dos adolescentes em tal projeto, uma vez que o processo reflexivo busca efetivar ações positivas no cotidiano dos mesmos.
Resultados:
Os resultados deste projeto tem sido significativos na visão dos profissionais, mas principalmente na vida dos adolescentes atendidos, uma vez que é possível observar nas falas em seus desligamentos as diversas aprendizagens proporcionadas aos mesmos. Foi possível observar uma melhor vinculação e adesão ao programa, bem como uma reorganização da vida do adolescente com um planejamento de hábitos positivos, e conseguindo colocar em prática tais planos.