Banco de Projetos

CARAVANA DE COMPRAS

Ano / Edição: 2016
Município: Arapongas
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Natalia Ragusa Rocha Cortez

Diagnóstico

1-Baixa participação das empresas locais nos processos de compras públicas.
2-Não estava sendo aproveitado o mercado local.
3-Não havia divulgação das possibilidades de compras/ negócios.
4-Os recursos financeiros eram aplicados fora do território local.

Descrição

A Caravana acontece quinzenalmente na Central de Distribuição Municipal de Arapongas, onde os parceiros do projeto que são: ACIA, SEBRAE e Observatório Social inscrevem os Microempresários locais em grupos de 15(quinze), para virem até a Central para participarem como convidados.
No início acontece o preenchimento de uma ficha diagnóstico e recebem as instruções básicas sobre compras públicas, sobre o papel de comprador da Prefeitura, e conhecem o almoxarifado Central tudo isso em formato de palestra. Na sequência, cada empresário local é atendido individualmente pelos servidores do setor de compras, neste atendimento o empresário vai detalhar seus produtos ou serviços e recebe a agenda de compras anual, material informativo de procedimentos para emissão de documentos necessários para efetivar compras e participar de licitações.
Quando o empresário participa da Caravana, ele passa a fazer parte de um cadastro de fornecedores e começa a receber comunicados dos interesses e demandas de compra do município.
Se o empresário tem um produto inovador, algo que ainda não faz parte da lista de compras da Prefeitura a Caravana promove a divulgação do mesmo às Secretarias enviando uma amostra do produto para uso, assim eles expedem o interesse de aquisição e o produto passa a compor a listagem de aquisições.
E ainda, se o ramo de atividade do microempresário for algum dos contratados pela Prefeitura através de Credenciamento via Cartão, os contatos dos mesmos são encaminhados até as empresas de gerenciamento dos devidos cartões para credenciamento na rede.

Objetivos

Gerais:

O projeto "caravana de compras" da prefeitura do município de arapongas tem como objetivo fomentar o mercado local, com ações de orientação e incentivo aos empresários locais, para participar das compras públicas municipais desmistificando o processo de compras e licitação, incentivando os empresários locais a investir mais no município.

Específicos:

1-Com o aumento da participação dos microempresários locais, garantir que as compras feitas pelo Município tenham maior êxito, competição e assim garantam além de produtos de qualidade um preço justo.
2-Aumentar a arrecadação de impostos dentro do Município com a geração de renda e emprego.

Metas a atingir:

Aumentar a participação das MPE's de Arapongas nas compras públicas para 35% do volume total da Prefeitura até 31/12/17.

Cronograma

Físico:

Início: 26/02/16
Término: 31/12/2017

Financeiro:

Não há.

Orçamento:

Não há, pois o projeto não gera despesas ao Município.

Beneficiários Diretos:

Microempresários Araponguenses.

Beneficiários Indiretos:

Colaboradores, fornecedores e funcionários dos microempresários locais, além da população do município com o retorno dos impostos.

Resultados:

Participantes: até a presente data 80 empresários locais participaram da Caravana de Compras.
Destes, pelo menos 10 até o momento efetivaram suas compras através de Licitações com a Prefeitura.
Outros 05 estão Credenciados em cartões de benefícios e gestão da Prefeitura.
E outros 05 efetivaram compras diretas com a Prefeitura.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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