Banco de Projetos

Educação Financeira para crianças do 1º ao 5º ano.

Ano / Edição: 2016
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Simara Cordeiro da Silva Jorge

Diagnóstico

A educação financeira é um desafio atual de grande relevância para a população de um modo geral, pois o Brasil atravessa uma fase de prosperidade e crédito em alta. Estes ingredientes, adicionados à confiança do consumidor, fez com que as pessoas saíssem às compras e se endividassem.

Descrição

A proposta visa despertar o aluno para o tema que compreende desde o conhecimento do sistema monetário nacional, seu manuseio, aplicações e valores como: honestidade, ordem, disciplina, respeito, força de vontade, cuidado com o que é seu e o que é do outro, não desperdiçar e outros assuntos, além de estimular o aprendizado contínuo e criar mecanismos de defesa contra a pressão feita pelo marketing (necessidade x desejo). A educação financeira é essencial para o exercício da cidadania. Sua falta pode deteriorar ou deixar de melhorar a qualidade de vida das pessoas no futuro. Nesse sentido o projeto tem por objetivo inserir a Educação Financeira de forma contextualizada (em uma realidade de vivências), para que este conhecimento ganhe significado para o aluno, de forma que aquilo que lhe parece sem sentido seja problematizado e aprendido, estimulando o aluno a criar, questionar e construir o conhecimento.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar o ensino de Educação Financeira para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Totalizando 1600 alunos e 50 professores.

Específicos:

Colaborar com a disseminação desde conhecimento básico sobre Educação Financeira até a formação de poupança, por meio do aprendizado e do esclarecimento. Ao desenvolver esse projeto, o município acreditou atuar, mais uma vez, na busca de uma comunidade mais justa, equilibrada e saudável e conseqüentemente, colaborar para o crescimento sustentável da economia regional.

Metas a atingir:

Mudança de pensamento, quebra de paradigmas e de crenças equivocadas sobre dinheiro, entender e participar da vida financeira da família, saber de onde vem e para onde vai o dinheiro da família, saber ganhar, comprar, poupar e investir também foram foco do projeto.

Cronograma

Físico:

I – Fase - Capacitação dos professores. Solicitação do Programa junto a ITAIPU Binacional. Agendamento de data para o início dos trabalhos. Curso de 16 horas, de preferência em dois dias consecutivos. Disponibilização do Manual do Professor sobre Educação Financeira. II – Fase Envio dos KITs de Educação Financeira contendo o livro “Dinheiro? Pra que dinheiro?” (infantil) e mais dois livros para família (adultos). O livro “Dinheiro” é um dos materiais que os alunos utilizarão em suas aulas de Educação Financeira. Contato da equipe da E.F. junto a Secretaria de Educação e Diretores de Escolas. III - Fase Ministração de Palestra Cênica para alunos, país, professores e a comunidade, como abertura do ano letivo, informando que o Município junto com a Secretaria de Educação está na vanguarda, inovando e incorporando o tema na grade curricular. IV - Fase Os professores desenvolvem as atividades com os alunos. V- Fase A comunidade escolar (professores, funcionários e alunos) trabalha dentro dos estabelecimentos públicos hábitos para economizar e assim zelar de uma forma mais consciente do patrimônio do município, gerando assim economia de energia, água e outros.

Financeiro:

Patrocínio da Itaipu Binacional e contrapartida física e logística do município.

Orçamento:

Recursos Livres e de Terceiros

Beneficiários Diretos:

Proporcionar Educação Financeira para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e professores

Beneficiários Indiretos:

Pais, familiares e população de Santa Terezinha de Itaipu.

Resultados:

Contribuir para que pais, filhos e a comunidade administrem adequadamente a renda familiar, criando hábitos financeiros saudáveis.

Anexos

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