Banco de Projetos

Educar para Transformar - Impactando vidas de toda a comunidade escolar

Ano / Edição: 2013
Município: Assaí
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A escola está Inserida em um território de extrema vulnerabilidade social, um alto índice de criminalidade, violência e também uma grande exposição ao uso e/ou tráfico de drogas. Um outro dado preocupante foi o baixo desenvolvimento da escola em 2005 no IDEB, de 2,6. Neste contexto a própria população do bairro, onde a escola está localizada, procurava escolas de outros bairros para matricularem seus filhos, pois o rendimento dos alunos estava baixo e a violência estava adentrando a escola, ocasionando brigas e depredações do patrimônio. Isto ocasionou em um baixo nível de matrícula nos anos de 2005 a 2008.

Descrição

Nesse pressuposto de emancipação humana e com base na LDB 9394/96 Art. 32°, que trata do Ensino Fundamental, consolidou-se em desenvolver um projeto de período integral aos alunos, para tira-los do contato direto com a violência, criminalidade e drogadição, que se deparavam ao sair da Escola, através de oficinas de dança, Karatê, Jiu-Jitsu Capoeira, Informática, Arte, Educação Física, Oficinas Literárias, Recreação, Reforço Escolar e Inglês. O investimento será realizado através da Secretaria de Educação e Cultura, da Secretaria de Assistência Social e também será realizado uma parceria gerencial com o Instituto Santa Paula Elizabete Cerioli. Terá uma abrangência de todos os alunos da escola, totalizando uma média de 200 estudantes, com o atendimento por um instrutor/professor qualificado que será contratado pelo município, bem como a compra dos materiais necessários para realizar as oficinas.

Objetivos

Gerais:

O projeto tem o objetivo de formar de cidadãos capazes de ter uma vida social saudável, intervindo até mesmo em seu contexto tanto social quanto familiar, aproximando a relação família, comunidade e escola.

Específicos:

Fortalecer os vínculos familiares e de amizade. Aproximar a família do contexto escolar, para que a mesma participe do processo de transformação de seu filho. Realizar atividades para que após as aulas, em horário de contra turno, os alunos continuem seu processo de formação, visando uma formação integral. Distanciar de forma consciente os alunos do contexto de violência, criminalidade e drogadição. Conseguir através de avaliação institucional oficial do governo, melhorar o IDEB da Escola.

Metas a atingir:

Iniciar o ano letivo de 2009 com um mínimo de 02 oficinas em em horário complementar e ter a presença de 30% dos pais e/ou familiares para assistirem apresentação dos filhos, para acompanhar e contribuir no aprendizado dos mesmos. No ano de 2010 implementar mais 02 oficinas, somando um total de 04 oficinas em horário complementar e ter a presença de 50% dos pais e/ou familiares. Para 2010 a meta é implantar mais 02 oficinas, somando um total de 06 oficinas em horário complementar e ter a presença de 70% dos pais e/ou familiares. Em 2012 ingressar com o ensino de tempo integral e ter a presença de 90% dos pais e/ou familiares na escola; atender a meta 14 do Plano Nacional de Cultura, em que se deve oferecer atividades de Arte e Cultura na escola pública de ensino básico em horário complementar ao turno escolar, com objetivo de práticas e conhecimentos na vivência escolar. Em 2013 será realizado uma mensuração das metas previstas nos anos de 2009 a 2012. Com este levantamento daremos continuidade nas atividades de 2013, com manutenção ou substituição de algumas oficinas. Também realizaremos uma pesquisa de campo com a comunidade para avaliar o impacto social realizado através do projeto na escola, como também em observância ao Art. 71 do ECA, verificar se o projeto continua atendendo as condições peculiares de pessoa em desenvolvimento.

Cronograma

Físico:

2009: Implantar 02 oficinas; 2010 implantar mais 02 oficinas; 2011 Implantar mais 02 Oficinas; 2012: Implantar Ensino de Tempo Integral, contando com as oficinas já ofertadas de 2009 a 2011; 2013: Aplicar Instrumento de Monitoramento e Avaliação e ter uma equipe mínima de 10 Professores, 01 coordenador, 01 diretor, 01 secretário e 04 auxiliares de serviços gerais.

Financeiro:

Valores anuais: 2009: R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais); 2010: R$ 60.000,00 (sessenta mil reais); 2011: R$ 70.000,00 (setenta mil reais); 2012: R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) e 2013 R$ 90.000,00 (noventa mil reais). Total previsto para os 05 (cinco) anos de projeto: R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais).

Orçamento:

ORÇAMENTO: Será aplicado um percentual dos valores financeiros despendidos, conforme cronograma financeiro do projeto, sendo: 40% para Material, 30% para Serviços (PF e PJ) e 20% Pessoal. Em caso de falta de recurso para pagamento de Pessoal (funcionários públicos) DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 05.002.361.0015.2032 / 05.002.361.0015.2030 / 05.002.361.0015.2028 / 05.002.361.0015.1040 / 05.002.361.0015.2029 / 05.002.361.0019.2038 / 05.002.361.0019.2094 / 05.002.361.0015.2095 / 07.001.08.244.007.2121 / 07.002.08.243.0042.6009 / 07.002.243.0042.6011 / 07.001.08.244.0007.2068.

Beneficiários Diretos:

Alunos da Escola Rotary Club, totalizando uma média de 200 estudantes.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade residente na região da Vila Esperança e Vila São Pedro.

Resultados:

No mínimo atingir as metas do IDEB estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação; Queda no número de B.O envolvendo criança e/ou Adolescente na região abrangida.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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