Escola 100% Reciclável
Ano / Edição: 2016
Município: Pinhais
Função de Governo: Gestão Ambiental
Diagnóstico
Percebe-se a necessidade de conscientização de forma institucional no Gerenciamento de Resíduos em todas as unidades de ensino, sensibilizando as pessoas envolvidas, a fim de que colaborem para minimizar os problemas e impactos ambientais causados pela não reutilização dos resíduos produzidos nas unidades de ensino do município, reduzindo gastos, e que possam de maneira efetiva aderir ao trabalho com a coleta seletiva, contribuindo na destinação correta dos materiais, bem como na redução do desperdício.
Descrição
Com o propósito de incentivar e desenvolver hábitos pela preservação ambiental para nossas vidas e de todos os seres vivos, criou-se o projeto “Escola 100% Reciclável” que adota posturas pedagógicas comprometidas e/ou responsáveis. E que tais posturas possam propagar a construção de ações nos educandos, educadores demais funcionários e comunidade sobre a necessidade de gerenciar resíduos, utilizando práticas de reciclagem, incentivando o reaproveitamento de resíduos para compostagem quando viável, cultivo de hortas, redução do desperdício de alimentos, limpeza e conservação das unidades de ensino, para assim todos os envolvidos tornarem-se multiplicadores de bons hábitos em toda a sociedade, aplicando a prática em suas residências, destarte ultrapassando os muros da escola, fazendo uso da metodologia dos 5R’s da Educação Ambiental: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
A escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo, não só no que diz respeito ao conhecimento curricular, mas também em sua formação enquanto cidadão participativo de uma sociedade dinâmica, salientando que nossas ações são responsáveis pela e para a condição de mundo que queremos hoje e no futuro.
As unidades que passam a contribuir com o projeto recebem lixeiras diferenciadas para a coleta seletiva do lixo orgânico e reciclável, a fim de o descarte seja de maneira adequada, incentivando o uso de resíduos orgânicos em composteiras para produção de adubo, o qual será utilizado nas hortas, demonstrando de forma prática como transformar a matéria em algo produtivo que irá gerar mais verde e mais vida ao ecossistema, reduzindo o impacto que o lixo ocasiona sobre o planeta, bem como a redução da extração de recursos naturais. Haverá a implantação de hortas para despertar uma alimentação saudável.
É extremamente importante que todos os envolvidos conheçam e utilizem a metodologia de educação ambiental dos 5R’s:
• RECUSAR: recuse consumir produtos que prejudicam o meio ambiente e a sua saúde;
• REPENSAR: repense seus valores e práticas, procure adequar seus hábitos diários;
• REDUZIR: reduza o consumo desnecessário;
• REUTILIZAR: reutilize tudo que puder, use a criatividade;
• RECICLAR: devolva os materiais ao seu ciclo de produção;
Contudo, são realizadas palestras e oficinas para sistematizar com ludicidade de acordo com a faixa etária a ser trabalhada, motivando-os a mostrar sua criatividade na elaboração de materiais, na criação de novas posturas, como também apresentações culturais, em tais momentos são possíveis disseminações prazerosas de conhecimentos que podem impactar os meios de vivências, e dessa maneira estimula-se os sujeitos a serem protagonistas de suas histórias e agentes transformadores do meio em que ele está inserido.
Sobretudo, possibilitar a criança o conhecimento da realidade do seu próprio município, quanto aos custos e o impacto ambiental que são gerados pelos resíduos urbanos é uma maneira de criar hábitos nas atuais e futuras gerações, devemos conhecer para mudar e fazer parte das transformações que almejamos, saindo de nossa zona de conforto e ultrapassando os muros das unidades de ensino, atingindo esferas maiores da sociedade, a fim de que tenhamos um retorno positivo enquanto cidadãos conscientes e comprometidos com o mundo que queremos desfrutar e, posteriormente, deixar para todos os seres vivos.
Objetivos
Gerais:
Despertar no educando e comunidade que os resíduos são fonte de renda e economia de recursos naturais propiciando o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, visando a ampliação e participação da sociedade nas tomadas de decisões por um ambiente mais sustentável por intermédio das ferramentas educacionais nas unidades de ensino do município.
Específicos:
• Sensibilizar os educandos quanto à problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem;
• Conscientizar os educandos sobre a importância da coleta seletiva do lixo;
• Resgatar a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;
• Incentivar a prática de atividades conscientes em sala de aula, disseminando as informações em suas casas;
• Incentivar todos os envolvidos na realização do projeto, a fim de que suas atitudes ultrapassem os muros das unidades, fazendo com que cada um aplique as soluções propostas em suas casas e/ou em qualquer espaço público de uso comum na sociedade;
• Destinar de forma adequada os resíduos produzidos nas unidades de ensino;
• Conscientizar sobre a importância dos 5R’s da educação ambiental, que são: recusar, repensar, reduzir, reutilizar, reciclar;
• Implantar e incentivar o cultivo de alimentos em hortas nas unidades de ensino;
• Incentivar o uso de resíduos orgânicos, em composteiras para transformá-los em adubos a serem utilizados em suas próprias hortas;
• Produzir e utilizar brinquedos e materiais pedagógicos com o uso de recicláveis;
• Utilizar lixeiras para a separação do lixo orgânico/reciclável;
• Reduzir o desperdício de alimentos;
• Orientar e sensibilizar todos os envolvidos para que sejam monitores e multiplicadores nos cuidados de limpeza e conservação das unidades de ensino;
Metas a atingir:
Garantir a participação efetiva de todas as unidades de ensino do município de Pinhais, e assim a escola e a comunidade trabalhem juntas por uma mudança de hábito e comportamento, de maneira que possibilite a conscientização dos educandos e comunidade em geral e desenvolva a criticidade dos mesmos, gerando novos conceitos e valores sobre a preservação do meio ambiente.
Cronograma
Físico:
Será desenvolvido no ano letivo escolar do município de Pinhais.
Financeiro:
Para a implementação e execução do projeto são necessários materiais de consumo, tais como terra, adubo e combustível necessário para o deslocamento da equipe até as escolas; material permanente como lixeiras; serviços gráficos como adesivos e informativos impressos; e equipe composta por dois profissionais.
Orçamento:
O orçamento para executar o projeto durante 1 ano letivo é de R$ 26.895,00, sendo necessário 360 lixeiras plásticas (R$ 16.200,00), 50 m³ de terra preta (R$ 2.250,00), 800 litros de combustível (R$ 2.800,00), 450 metros quadrados de adesivos (R$ 145,00), 11700 informativos em 3 modelos diferentes (R$ 1.100,00) e equipe composta por uma professora e uma auxiliar administrativo (R$ 4.400,00).
Beneficiários Diretos:
Beneficiários Diretos: Comunidade escolar; Educandos; Educadores; Todos os colaboradores e/ou funcionários.
Beneficiários Indiretos:
Bairro da Unidade; Comunidade externa; Todo o Município.
Resultados:
Notou-se um excelente resultado através da demonstração de interesse dos educandos, professores, funcionários e comunidade na realização das atividades propostas no projeto, sendo visível a mudança de hábitos e comportamentos na efetivação dos objetivos propostos, fortalecendo os cuidados com o ambiente, bem como gerando um aumento de materiais recicláveis encaminhados para a associação de recicladores do município, a diminuição do desperdício de alimentos e a implantação de hortas em todas as unidades atendidas.