Projeto Nocaute na Exclusão Social
Ano / Edição: 2016
Município: Maringá
Função de Governo: Assistência Social
Administração Indireta:
Não se aplica
Diagnóstico
Em 2014 surgiu a proposta do projeto nocaute na exclusão. Consta que nos anos de 2014 e 2015 ocorreu a inserção de 86 adolescentes no referido projeto. Destaca-se que devido a inclusão dos adolescentes no mercado de trabalho, instituição de ensino e mudanças de horário escolar, entre outras situações o ano de 2015 finalizou com 18 adolescentes.
No que se refere ao perfil dos adolescentes atendidos a maioria é do sexo masculino, com faixa etária 12 à 17 anos de idade, com renda per capita entre 1 à 2 salários-mínimos. Com relação a escolaridade consta que os mesmos encontram-se matriculados no ensino fundamental II.
No momento 23 adolescentes estão sendo contemplados pelo projeto nocaute na exclusão. Ressalta-se que o projeto é voltado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA).
Descrição
Os adolescentes são encaminhados a Academia Schima, através de avaliação de perfil e afinidades pelos esportes, realizados pelos profissionais do Serviço Socioeducativo, os quais realizarão acompanhamento das frequências e evoluções destes.
Os alunos receberão uniforme e demais materiais para a prática do esporte. As aulas aconteceram nas tercas-feiras, na Academia Schima das 16:30 as 18:00.
A princípio o aluno será inserido num contexto lúdico de aprendizagem da base das artes marciais, conceitos morais e filosóficos para desenvolver suas aptidões físicas, podendo chegar a participar de campeonatos e competições de acordo com seu desempenho.
Objetivos
Gerais:
O objetivo é promover a inclusão social, prática do esporte, do compromisso de participação das aulas, da integração social com outros alunos, resgate de valores e promoção e efetivação da cidadania. E poder proporcionar aos participantes atividades que possam estimular novas habilidades esportivas, contribuindo para um desenvolvimento físico e social sadio, devolvendo-os a sociedade como cidadãos mais críticos e consciente. Oferecer 40 vagas de aulas gratuitas de Kickboxing e Muaythai para jovens que estão sendo acompanhadas pelo Serviço Socioeducativo CREAS.
Específicos:
Oferecer momentos de esporte e lazer, de forma a prevenir os adolescentes no risco do envolvimento com as drogas; e reincidência na prática de ato infracional.
Realizar atividades em ambiente acolhedor;
Criar e manter vínculo com os adolescentes;
Diminuir a exposição ao consumo de drogas;
Criar condições para a construção/reconstrução de projetos de vida que visem à ruptura com a prática de ato infracional;
Educar para a vida (preconceito, importância do diálogo com a família, afetividade, planejamento do futuro, estímulo ao protagonismo juvenil, meio ambiente, desenvolvimento do senso crítico etc);
Fortalecimento de vínculos familiares e sociais;
Inclusão social através da prática esportiva;
Metas a atingir:
Oferecer 40 vagas de aulas gratuitas de Kickboxing e Muaythai para jovens que estão sendo acompanhadas pelo Serviço Socioeducativo CREAS.
Cronograma
Físico:
Academia Schima, aulas terças-feiras das 16:30 as 18:00.
Financeiro:
A execução do projeto tem um baixo custo operacional, pois é executado em parceria com a academia Schima Combat que oferece aulas gratuitas sendo o único custo a aquisição dos materiais para a realização das aulas.
Orçamento:
Para aquisição de materiais de proteção e materiais necessários para prática da atividade esportiva ofertada.
Luvas de Boxe
• Indicado para treino de Muay thai e boxe;
• Podem ser usadas para treinamento e também para competição;
• Confeccionadas com material de Couro ou PU;
• Resistência, durabilidade e conforto;
• Tamanhos: 10OZ, 12OZ, 14OZ, 16OZ e 18OZ.
40 ALUNOS
(CONSIDERANDO REPOSIÇÕES, TAMANHOS E NOVOS INTEGRANTES)
Caneleira G 30mm
• Peça única e articulada para pé e canela que oferece proteção durante os treinos;
• Design anatômico quee garante maior mobilidade durante os treinos;
• Produto mais leve do mercado que existe para esse segmento;
40 ALUNOS
(CONSIDERANDO REPOSIÇÕES, TAMANHOS E NOVOS INTEGRANTES)
Atadura / Bandagem
• Bandagem de algodão para uso com qualquer tipo de luva de luta;
• Oferece ajuste firme nas mãos;
• Material: tecido com fios de algodão ou elástica;
• Medidas: 4m comp. X 4cm larg;
40 ALUNOS
(CONSIDERANDO REPOSIÇÕES, TAMANHOS E NOVOS INTEGRANTES)
Uniformes
Camisetas e shorts personalizados com logo do projeto
TOTAL: 10.000,00
Beneficiários Diretos:
Adolescentes em vulnerabilidade social atendidas pelo Serviço Socioeducativo da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
Beneficiários Indiretos:
A comunidade de forma indireta é beneficiada com a execução do projeto, pois o conhecimento e as informações adquiridos pelos adolescentes refletem diretamente no comportamento destes, diminuindo a possibilidade dos mesmos se inserirem no mundo das drogas, bem como as consequências dele, sendo a maior delas a violência urbana e a reincidência na prática do ato infracional.
Resultados:
A partir da inserção dos adolescentes no projeto, ocorre o primeiro passo para que eles possam ser incluídos dentro da politica publica, em decorrência disso a sociedade passa a perceber esses adolescentes de forma diferente, rompendo com alguns estigmas que outrora eram fatores de discriminação, segregação e violações de direitos, dando a oportunidade de eles se efetivarem como cidadãos de fato e de direito, promovendo a cidadania plena, isso efetiva o objetivo central do projeto a INCLUSÃO SOCIAL.