Banco de Projetos

Formação Continuada: o município capacita, a educação avança, a sociedade agradece.

Ano / Edição: 2016
Município: Santa Amélia
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Educação

Diagnóstico

Houve a necessidade de efetivar e fazer acontecer a “Formação Continuada” com os professores de Educação Infantil devido a vários fatores, dentre eles: desde 2013 houve a contratação de mais 9 professores de educação infantil (por concurso público) além dos 6 que já atuavam, ou seja, temos um quadro com a maioria dos docentes em estágio probatório com necessidade de formação em serviço; também foi identificado a inexistência de uma formação continuada efetiva com os docentes estáveis, pois a mesma sempre foi voltada para os professores do Ensino Fundamental, com temáticas sem relevância para a Educação Infantil e ainda acontecia de forma descontinuada, apenas 2 vezes ao ano. Outro fator relevante é o fato de que alguns professores atuantes na educação infantil possuíam uma visão assistencialista da Educação Infantil. O município de Santa Amélia ainda apresenta baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 4.1 em 2011 e 4.5 em 2013) e também baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM, 0.653 em 2010).

Descrição

Considerando a problemática elencada, no que se refere à inexistência de formação continuada aos docentes atuantes na educação infantil. A Prefeitura Municipal de Santa Amélia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, preocupados em qualificar os serviços prestados a população, inicia em 2015 um projeto de formação continuada, objetivando atender as necessidades dos professores nesta modalidade de ensino, pois cada professor possui seu repertório de procedimentos metodológicos rotineiros, já aplicados em sala de aula. Alterá-lo implica em planejar e buscar novas possibilidades e, convenhamos, nem sempre o professor tem tempo, incentivo e disposição para isso.
Nesse sentido, observamos o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96) paragrafo único e inciso I, no qual aborda a formação dos profissionais da educação no sentido de atender às especificidades do exercício de suas atividades e propiciar o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho. Assim, para atender a demanda dos professores, elaborou-se o presente projeto de formação continuada, ele contempla: realização de grupos de estudos com encontros quinzenais, com reuniões de 2 horas de duração (das 17:30 às 19:30, coordenado pela equipe pedagógica da escola); formação presencial com palestrante qualificado (oferecido pela empresa contratada) a cada 2 meses, totalizando 4 encontros anuais com duração de 4 horas cada ; cursos à distância (certificação de 40 horas cada), com plataforma específica ofertada pela empresa contratada e temática diversificada no âmbito educacional e por fim o material didático-pedagógico impresso de apoio ao docente e ao aluo (apostilas bimestrais).
A realização dos grupos de estudos tem como objetivo proporcionar o conhecimento para as professores por meio de estudos de artigos, textos e discussões, com possibilidades de trocas de experiências e de reflexão sobre a prática pedagógica.
Em consonância com os grupos de estudos, orientados pelo artigo 62 da LDB 9.394/96, em seu parágrafo segundo, fica evidente que para a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação à distância. Nesse sentido, surge a parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Amélia, a Secretaria Municipal de Educação com uma empresa privada (grupo educacional UNINTER) que oferta serviços de capacitação e material didático impresso aos alunos e docentes, também oferece aos professores cursos à distância, com o intuito de aumentar o conhecimento dos professores e viabilizar um real aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino de Santa Amélia.
Diante do exposto, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Amélia almeja que a formação docente seja sistemática, que haja continuidade, que os professores participem, opinando e trocando ideias e experiências, formando um elo responsável pela mudança educacional no referido município, buscando por meio do trabalho qualificado, transformar pessoas para que essas pessoas possam modificar o mundo.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver em conjunto com os docentes de educação infantil, uma proposta de formação continuada que vise à evolução educacional municipal e o desenvolvimento humano na garantia de uma educação pública de qualidade.

Específicos:

Implantar a formação continuada aos docentes da educação infantil;
Discutir intervenções para lidar com a diversidade das metodologias de ensino existentes, inclusive tecnológicas;
Instigar os docentes para a busca de novos conhecimentos e propor desafios para discussão e intervenção;
Sanar as dificuldades encontradas em sala de aula pelos docentes com a ajuda de outros docentes nos grupos de estudos;
Evidenciar o aprimoramento pedagógico;
Obter avanços no aprendizado dos alunos.

Metas a atingir:

Implantar uma proposta de formação continuada que contribua para a valorização e qualificação profissional dos docentes de educação infantil. A proposta tem como principal meta, alcançar a melhoria no processo de ensino, bem como, oportunizar melhorias na aprendizagem real dos alunos e contribuir para avanços no IDEB da rede municipal de ensino de Santa Amélia.

Cronograma

Físico:

FORMAÇÃO PRESENCIAL:
A partir de fevereiro de 2015 até dezembro de 2016 a empresa contratada realiza e realizará formação continuada presencial a cada 2 meses, totalizando 4 encontros anuais de 4 horas de duração.

FORMAÇÃO A DISTÂNCIA:
No período de fevereiro a dezembro (anos de 2015 e 2016) encontra-se em aberto cursos de formação online onde a empresa contratada disponibiliza uma plataforma para a realização de cursos EAD com duração de 40 horas.

Financeiro:

A empresa que presta serviços e fornece o material didático foi contratada por meio de processo licitatório.

Orçamento:

Prestação de serviços e material pedagógico de auxílio ao docente e aluno.

Ano de 2015= R$ 35,623,00

Ano de 2016= R$ 43.068,00

Beneficiários Diretos:

Capacitação do corpo docente da educação infantil, no total o município possui 15 professores efetivos com carga horária semanal de 40 horas cada.

Beneficiários Indiretos:

Alunos e comunidade escolar. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) possui aproximadamente 180 alunos matriculados e é o único CMEI do município.

Resultados:

A formação continuada deverá proporcionar aos docentes de educação infantil o aprimoramento profissional e consequentemente melhorias no ensino ofertado aos alunos. A secretaria municipal de educação, por meio do coordenador educacional deve acompanhar in loco a atuação dos docentes em sala de aula, com visitas semanais, bem como acompanhar rotineiramente o planejamento e o plano de trabalho docente a fim de verificar avanços no ensino e implantação da teoria estudada durante os cursos de formação continuada.

Anexos

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