Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

Programa Municipal do Primeiro Emprego (Promupe)

Ano / Edição: 2016
Município: Umuarama
Função de Governo: Trabalho

Diagnóstico

Sentindo a necessidade de que jovens pudessem ter a sua primeira experiência, afim de serem inseridos no mercado de trabalho, criou-se , por iniciativa da atual Administração, um projeto denominado PROMUPE, beneficiando as empresas conveniadas com crédito para redução no pagamento de seus impostos municipais, chegando ao número de 186 empresas conveniadas, à época.Os jovens teriam a oportunidade de adquirir experiência em diversas áreas e as empresas poderiam manter até 05 jovens contratados, por ano.

Descrição

Para se credenciarem os Jovens procuram a Secretaria de Indústria e Comércio, munidos de documentos, preenchendo fichas que serão entregues, posteriormente, às empresas que abrem vagas. Encaminhados à Agência do Trabalhador, onde uma psicóloga analisa seu perfil para o encaminhamento onde melhor se adaptará. Uma vez encaminhado e aceito o Jovem, a contratação dentro do programa é de um ano e nesse período a empresa contratante receberá um crédito de 40 % dos salários pagos ao Jovem, para utilizar este crédito na liquidação de Impostos e Taxas Municipais, caracterizadas na Lei de criação do Projeto. Mesmo sendo para o Primeiro Emprego, o Jovem que foi Menor Aprendiz poderá ser atendido pelo Projeto, bem como aqueles que tenham trabalhado até 90 dias . Esta ação estende-se a Jovens de 16 a 24 anos podendo , mesmo com idade maior, ter a oportunidade da experiência.

Objetivos

Gerais:

O intuito geral do Programa é oferecer oportunidade de experiência para uma vida profissional futura, beneficiando as Empresas que, ao entrar no projeto, receberem crédito pela oportunidade concedida aos Jovens.

Específicos:

Preparação dos Jovens, inserindo-os no mercado de trabalho, para que possam ter uma fonte de renda, auxiliando as suas famílias e iniciar uma carreira de sucesso.

Metas a atingir:

Dispensadas as ações , vistas como alcance de Metas , pois o alcance geral do Programa é a importante meta a ser alcançada.

Cronograma

Físico:

Consideramos o Projeto em si, com a dedicação dos envolvidos no Programa, como o cronograma físico alcançado.

Financeiro:

Não há despesa financeira orçamentária para este Programa.

Orçamento:

Não havendo despesas, não houve inscrição orçamentária.

Beneficiários Diretos:

Mais de 800 jovens passaram pelo Programa, desde o seu início.

Beneficiários Indiretos:

Como indiretos podemos acrescentar o elevado número de famílias, algumas até de maior carência, cujos filhos foram beneficiados pelo Programa. Também acrescentamos as empresas conveniadas ao projeto, que também são beneficiadas com o Promupe.

Resultados:

O grande resultado deste Programa, é ver a satisfação nos olhos de Jovens que conseguem a oportunidade da experiência, bem como o agradecimento de seus familiaares. Importante ver, além disso, a continuidade de carreira profissional, após o ano de trabalho atravézs do Programa.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos