PROJETO BÊ - A - BÁ DA VIDA
Ano / Edição: 2016
Município: Capitão Leônidas Marques
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
Diagnóstico
Segundo a ONU (2001), no mundo existem quase 800 milhões de jovens e adultos analfabetos (dois terços dos quais são mulheres). Já no Brasil, mesmo tendo tido diminuição da taxa de analfabetismo (IBGE, 2013), temos 13 milhões de pessoas, cerca de 8,3% da população, sendo também a maioria mulheres. Quando separado por idade, as faixas etárias mais elevadas compreendem as taxas maiores de analfabetos, chegando a mais de 23% das pessoas.
Segundo o mesmo levantamento, o Paraná apresentou a taxa de 4,46% da população correspondendo a 446 mil analfabetos. A pesquisa revela ainda que o Paraná permanece como o estado com maior taxa de analfabetismo do Sul do Brasil. A média da região, é de 3,75%, enquanto Santa Catarina apresentou o melhor resultado, com 2,69% de pessoas que não sabem ler e escrever e o Rio Grande do Sul ficou com 3,68%.
Em relação ao município de Capitão Leônidas Marques, segundo dados do IBGE (2013), a taxa média de analfabetismo é de 9,59% da população, distribuída nas diferentes faixas etárias.
Descrição
5. METODOLOGIA
O Projeto será balizado por três eixos norteadores, sendo SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO e, FACILITAÇÃO.
5.1 SENSIBILIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO
Serão desenvolvidas ações de convencimento e mobilização dos possíveis colaboradores entre professores, alunos universitários e outros que serão os primeiros interlocutores do projeto.
Levantamento das informações referentes ao público alvo no sistema gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde destinado a Estratégia Saúde da Família.
Para os universitários a estratégia adotada será a sensibilização ao problema, a busca ativa dos possíveis alunos e a posterior abertura para matrícula ao curso EJA Fase I.
Mobilização da sociedade (mídia, igrejas, escolas, etc) e dos participantes dos programas sociais ligados à prefeitura, com o objetivo de conscientizar sobre o processo de alfabetização em curso .
5.2 ALFABETIZAÇÃO
Será oferecido o ensino fundamental de 1ª a 4ª série, por meio de matrícula na Educação de Jovens e Adultos ( EJA).
O curso será presencial, sendo que o aluno poderá concluir cada série no período de um semestre ( 100 dias letivos). Para alunos que já frequentaram a escola será ofertada a possibilidade de classificação para a série em que se enquadrar.
Para as pessoas que, por algum motivo não possam frequentar a escola, será oportunizado a alfabetização informal, com metodologia participativa por entender que estamos diante de uma proposta de envolvimento no trabalho coletivo. A estes, não será possível fornecer certificação, apenas a oportunidade de aprender a ler e escrever, que é o objetivo principal deste projeto.
Será criado grupo de trabalho, formado pelo coordenador do programa e os universitários tutores, como fórum de discussão dos protocolos e ajuste dos trabalhos a serem desenvolvidos no programa de alfabetização.
5.2.1 Educação continuada
O projeto visa também estimular os alfabetizados a continuar estudando, frequentando o CEEBJA, podendo concluir o ensino médio.
5.2.2 Inclusão digital
Outra importante ação do projeto é a promoção a inclusão digital dos alfabetizados.
Através do Telecentro Adolfo Bierdmann será incentivado o aprendizado e o acesso a internet, como atividade complementar, contribuindo ao acesso de informações na rede mundial de computadores.
5.3 FACILITAÇÃO
Os estudantes universitários que são beneficiados com subsidio no transporte para as universidades regionais e são associados a ASSEUMAR – Associação Estudantes Universitários Marquesienses serão tutores dos alunos em processo de alfabetização como condicionante para recebimento do beneficio ao transporte.
5.3.1 Tutor
Como forma de promover a integração sócio-educativa e proporcionar um apoio ao processo de alfabetização dos jovens e adultos, o programa prevê a participação dos universitários beneficiados com subsídio no transporte às universidades regionais como tutores.
Compondo um total de 346 universitários associados a ASSEUMAR, os quais recebem um subsídio por parte da Prefeitura Municipal de 66% no valor do transporte, pagando apenas R$ 130,00 mensais diante dos R$ 380,00 integral.
A união entre poder público e a ASSEUMAR torna a execução do projeto viável, no quesito recursos humanos, já que, a associação disponibilizará associados para exercerem o papel de tutores dos alunos.
Cada tutor terá a responsabilidade de " adotar" uma pessoa, levando-a à matrícula e acompanhando sua frequência ao EJA ou auxiliando-o no processo de alfabetização informal.
Com relação às pessoas que não puderem frequentar a escola, Cada universitário sorteado ficará responsável por um aluno, que junto ao qual ajustará o melhor horário para os trabalhos que deverão ser de periodicidade semanal.
Os associados contribuirão com o ensino básico na alfabetização informal. O tema não deve ser centralizado, já que, cada aluno envolvido no projeto já tem seu nível de conhecimento, portanto será feito uma triagem, para a separação dos alunos por níveis de conhecimento, sendo então montadas turmas especificas para a leitura e escrita conforme nível de conhecimento pré-existente do aluno.
Devido à empecilhos relativos ao tempo disponível para estudos durante a semana, propõe-se a união de vários alunos de mesmo nível de conhecimento pré-existente em um mesmo local, cada aluno juntamente com seu respectivo tutor (para esclarecimento de dúvidas e auxílio quando necessário) seguindo o professor, iniciando as atividades de alfabetização, também ficando a disposição de aluno e tutores outros encontros semanais, conforme disponibilidade de ambos, para revisão e fixação do conteúdo.
Para tal será necessário sala de aula nas escolas municipais, para a realização das atividades, conforme cronogramas e diretrizes, lembrando a importância da descentralização do ensino na questão de níveis de aprendizado e logística, já que os alunos envolvidos no projeto encontram-se residindo em diversas localidades, inclusive no campo.
Estes universitários acompanharão durante todo o processo de alfabetização, oferecendo suporte e apoio na fixação das informações recebidas pelos alunos.
Todo encontro de ambos será registrado pelo universitário tutor em um formulário de acompanhamento que servirá como comprovante da realização dos trabalhos.
Objetivos
Gerais:
Promover as ações de educação objetivando a diminuição das taxas de analfabetismo e oportunizando a inclusão social da população do município de Capitão Leônidas Marques.
Específicos:
• Buscar a erradicação do analfabetismo no município de Capitão Leônidas Marques;
• Proporcionar a inclusão social;
• Promover a inserção sócio-educativa;
• Incentivar o intercâmbio social e cultural;
• Promover a ampliação da qualidade de vida;
• Promover a alfabetização das pessoas com mais de 15 (quinze) anos de idade;
• Aumentar o número de matrículas e conclusão do curso EJA Fase I, oportunizando a certificação escolar para o maior número possível de cidadãos marquesienses, melhorando os índices de escolaridade no município.
• Promover a Formação Continuada e a Inclusão Digital.
Metas a atingir:
O Projeto BÊ-A-BÁ da Vida toma como principal parâmetro o resgate à alfabetização básica de jovens e adultos acima de 15(quinze) anos que, por motivos variados acabaram abandonando a escola ou nunca tiveram acesso a ela. Tem como meta a alfabetização básica dos mesmos, auxiliando-os a tornarem-se cidadãos em pleno gozo de seus direitos e deveres.
Cronograma
Físico:
EJA FASE I - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA TEREZINHA MACHADO
GRUPOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS BAIRROS: SANTA RITA E CENTRO / ATENDIMENTO NO CAMPO: LINHA BOM JESUS E DISTRITO DE ALTO ALEGRE DO IGUAÇU.
Financeiro:
Recursos próprios do município.
Orçamento:
Os recursos são provenientes de dotações previstas no Orçamento Municipal.
Beneficiários Diretos:
A população não alfabetizada do município.
Beneficiários Indiretos:
Associados da ASSEUMAR - Associação dos Estudantes Universitários Marquesienses.
Resultados:
Espera-se que a taxa de analfabetismo no município diminua gradativamente até o alcance da erradicação do mesmo.