Banco de Projetos

Menção Honrosa

Lixo Que Vale

Ano / Edição: 2016
Município: Umuarama
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

O município de Umuarama tem seu fornecimento de água através da empresa Sanepar que realiza a captação da água do manancial denominado de Bacia do Rio Piava, dentro da APA – Área de Proteção Ambiental. Ao entorno do manancial, existe uma área urbana, denominada de Parque Jabuticabeiras, que possui uma população de mais de 4.000 pessoas e é uma área que apresenta muita dificuldade para realizar o esgotamento sanitário e das águas pluviais em função do seu relevo. Esta situação era agravada pelo comportamento da população deste bairro quanto à destinação dos resíduos domésticos, que não era realizada de forma correta, sendo corriqueiro encontrar grande volume de lixo espalhado pelo bairro, colocando em risco de contaminação as nascentes próximas e ainda, a saúde das pessoas, pois esse comportamento promovia a proliferação de insetos e vetores, fazendo com que o bairro apresentasse alto índice de infestação do AedesAegypti e alto índice de doenças causadas pela falta de higiene. Além disso, foi percebido que a população não se alimentava corretamente devido ao poder aquisitivo ser relativamente baixo, de acordo com o Plano de Manejo, 78% das famílias recebiam uma renda menor que 2 salários mínimos mensais, sendo que destes, 13% recebiam menos de 01 salário mínimo mensal, dificultando o acesso dessa população a alimentos que proporcionassem uma qualidade de vida maior, com valor nutricional necessário para manter uma boa saúde.

Descrição

A primeira etapa da implantação do Programa foi o trabalho de conscientização da população através de palestras, reuniões e intensificação da educação ambiental nas escolas municipais dos bairros contemplados pelo Lixo Que Vale. Com a adesão da população, deu-se inicio ao Programa. Foram cadastradas as famílias que tinham interesse em participar e confeccionadas as respectivas carteirinhas, as quais permitem a participação no Programa, sendo exigido apenas que a pessoa seja morador do bairro contemplado.
O Programa funciona da seguinte forma:
Uma vez por semana a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis – COOPERUMA, realizada a coleta dos resíduos nos bairros, passando nas principais ruas do incio ao fim do bairro, e cada morador leva seus materiais até o caminhão para pesagem e recebimento de moeda social, denominada Moeda Verde, que funciona como um dinheiro fictício, conforme o tipo de material e o peso. E a cada quinze dias é realizada a feira de alimentos, onde as pessoas que possuem a moeda verde realizam a troca dessas moedas por alimentos, ou seja, compram os alimentos com dinheiro fictício, pois é como uma feira comum. Os alimentos ficam expostos em caixas e as pessoas chegam, olham e escolhem entre mais de 20 variedades de produtos frescos e saudáveis, divididos entre frutas, verduras e legumes, além de pão, bolacha, doce, biscoito e leite, passam pela balança pois cada tipo de alimentos é um X de moeda verde e passam pelo caixa para pagar.
Os materiais coletados pela COOPERUMA, que conta com 30 cooperados, realiza a triagem, prensagem e comercialização de todo o material recolhido e sempre que possível, com arte da renda é adquirido alimentos da Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama – COOPERU, que hoje possui 233 pequenos produtores. Esses alimentos são somados aos alimentos do Banco de Alimentos para a realização da feira.
Com o tempo, o programa foi ganhando novas ações como o acompanhamento das famílias por uma nutricionista. A Nutricionista do Banco de Alimentos, fica a disposição da população que participa do programa e pode tirar suas dúvidas para conseguirem melhorar a saúde através de uma boa alimentação, dispensando os remédios químicos. Além disso, eventualmente é fornecido alimentos alternativos para as pessoas que estão na feira, para que elas experimentem e aprendam a aproveitar melhor os alimentos que estão comprando e até mesmo para que saibam escolher os alimentos mais nutritivos e fazer receitas diferentes em casa, como por exemplo bolo de batata boce, bolo de abóbora, pão de milho, e entre outros. Além disso, tem as orientações periódicas quanto ao tipo de alimento que as pessoas devem comer para evitar ou combater determinadas doenças, ou os alimentos que precisam ser evitados.

Objetivos

Gerais:

O Lixo Que Vale tem por objetivo implantar ações que visam a conscientização, educação ambiental e minimização dos impactos negativos no meio ambiente na área da APA do Rio Piava, em especial na parte urbana compreendida pelo Parque Jabuticabeiras

Específicos:

- Implantar a coleta seletiva nos Bairros denominado de Parque Jabuticabeiras remunerando a população através da “moeda verde” como forma de compensar pela participação efetiva nos trabalhos de limpeza do bairro;
- Disponibilizar alimentos provenientes da agricultura familiar do município, através da feira a ser realizada no bairro, para a troca da moeda verde pelos alimentos vindos da agricultura familiar;
- Melhorar a qualidade alimentar e nutricional da população beneficiada pelo Projeto;
- Garantir a qualidade da água do manancial do Rio Piava que abastece toda a população de Umuarama;
- Melhorar a qualidade de vida da população dos bairros Parque Jabuticabeiras.

Metas a atingir:

Para este programa tem-se como meta:
- Retirar 100% do material reciclável existente nos bairros;
- Preservar a potabilidade das águas do manancial do Rio Piava;
- Conscientizar e envolver a população dos bairros com a visão ambiental e de proteção para áreas de APA;
- Promover a educação ambiental através das escolas municipais dos bairros;
- Fornecer alimentos de alto valor nutricional para a população beneficiada pelo projeto;
- Estimular a produção agrícola através da agricultura familiar do município;
- Diminuir a proliferação de vetores causadores de doenças na área da APA do Rio Piava.

Cronograma

Físico:

Levantamento de dados: 2 meses
Identificação do publico: 1 mes
Elaboração do projeto: 2 meses
Conscientização e Educação Ambiental: prazo indeterminado
Divulgação: prazo indeterminado
Coleta e pesagem/moedas: semanalmente
Troca de moedas por alimento: quinzenalmente

Financeiro:

O recurso dispendido no ultimo ano foi de R$ 225.000,00, dentre pessoal, equipamento e realização coleta, pesagem e montagem da feira. Com a comercialização do material, parte do valor quando possível, retorna em forma de alimento para a realização das feiras, porém a maioria dos alimentos provém de doação do Banco de Alimentos.

Orçamento:

O recurso utilizado é proveniente do orçamento da Secretaria de Serviços Públicos e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além de recurso do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Os recursos são utilizados para coleta, pesagem, pessoal, montagem da feira e demais atividades de educação ambiental, divulgação, materiais gráficos e de expediente.

Beneficiários Diretos:

- População dos bairros contemplados, sendo 6 bairros com aproximadamente 7.000 pessoas.
- Os catadores de materiais recicláveis
- Os produtores rurais

Beneficiários Indiretos:

População do município de Umuarama que de acordo com a estimativa do IBGE 2015, é de 108.218 habitantes, pois o foco principal do projeto é limpar a área do manancial que abastece toda a cidade.

Resultados:

- Geração de emprego e renda;
- Diminuição da poluição da água e do solo;
- Aumento da vida útil do aterro sanitário;
- Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
- Proporciona uma alimentação mais saudável;
- Diminui custos com a limpeza publica;
- Cria oportunidade de fortalecimento das organizações
- Diminuição significativa do índice do LIRA

Anexos

Banco de Projetos