Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Projeto de Combate a Dengue Todos contra a Dengue

Ano / Edição: 2016
Município: Guaporema
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Claice David

Diagnóstico

Com um histórico alarmante de casos das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a unidade básica de saúde de Guaporema, buscou parcerias para amenizar o problema e criar medidas de prevenção e conscientização da população, mobilizando toda a comunidade e todos os setores públicos e sociais.

Descrição

O projeto será elaborado com a parceria de todos os segmentos já nominados onde cada representante mostrará suas ideias contribuindo para o estabelecimento dos critérios e da metodologia que será adotada para o lançamento do concurso.

Em seguida a Secretaria Mun. de Educação, Cultura e Esporte, juntamente com a Secretaria Mun. de Saúde, Prefeitura Municipal e Correio de Guaporema, lançará o Concurso do melhor desenho relacionado à prevenção e combate a dengue, dirigido aos estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), o desenho selecionado pela comissão julgadora será transformado em um selo personalizado e ganhará o mundo.

O concurso foi inspirado no Projeto “Na Terra do Sol Poente, a turma do Combate se Torna Agente”, que esta sendo desenvolvido pela coordenadora da dengue junto as agentes da unidade básica de saúde.

Após exposição do Projeto e do lançamento do Concurso de desenho relacionado ao tema de combate a dengue, será feita a leitura do regulamento para que todos tomem ciência das condições para participar, sendo disponibilizado uma cópia para o professor de cada turma trabalhar posteriormente.

A Secretaria Mun. de Saúde através das Agentes de Combate a Dengue fará palestras informativas que auxiliarão os alunos na elaboração dos desenhos. Também serão fornecidos folders informativos disponibilizados pela Regional de Saúde.

A Gerente do Correio de Guaporema fará uma exposição dos trabalhos realizados nos Correios em especial os selos e como o desenho selecionado poderá se transformar em um selo e ganhar o mundo.

Após o trabalho de informação e divulgação da importância do combate a dengue os alunos farão o desenho em sala de aula, sem intervenção do professor de acordo com sua criatividade.

Os desenhos serão avaliados e julgados no dia 6 de Novembro de 2013. Os critérios julgados serão: originalidade e criatividade dos desenhos ao tema proposto.

Aos jurados caberá a seleção de 10 (dez) desenhos finalistas, sendo um por sala, entre este serão escolhidos os 03(três) melhores desenhos, distribuídos em 1º (primeiro), 2º(segundo) e 3º (terceiro) lugar. Lembrando que apenas o 1º lugar se tornará um selo personalizado, levando em consideração a pratica do cuidado com o meio ambiente, pois seu desenho estará vinculado à limpeza de seu quintal.

Os alunos autores dos desenhos vencedores nas três primeiras colocações receberão prêmios, conforme regulamento. Os demais finalistas serão comtemplados com brindes educativos. Todos os desenhos selecionados e avaliados serão divulgados por mídia locais. Os professores dos alunos vencedores serão certificados pela participação.

Nos anos subsequentes serão organizadas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com os alunos promovendo palestras e arrastões como prática efetiva para promoção da saúde e prevenção de doenças.

Promover a Campanha da Coletiva Seletiva dentro da Escola, com intuito de fortalecer a Cooperativa dos Catadores de material Reciclável, além de formar a Patrulha Defensora do Meio Ambiente com os alunos mais participativos e atuantes na Campanha.
Os alunos serão premiados na Feira do Produtor e receberão um Boton, que identificará sua posição como agente de defesa do meio Ambiente e combate a Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Objetivos

Gerais:

Conscientizar, sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para importância da prevenção da dengue, da febre Chikungunya edo Zika vírus, despertando valores positivos e a responsabilidade de cada um.

Específicos:

- Fornecer informações sobre a dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus à toda polução;
- Eliminar possíveis criadouros;
- Diminuir a incidência das doenças na comunidade;
- fortalecer e ampliar a Coleta Seletiva de lixo;
- Incentivar através do concurso e das práticas contínuas de projetos de ampliação, o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a muudança de atitude e conscientização da população.

Metas a atingir:

mudança de atitude e conscientização dos alunos e suas famílias para a necessidade de combater o mosquito Aedes Aegypti e realizar a coleta seletiva do lixo.

Cronograma

Físico:

ANO 2013
Atividades
Conversa sobre o projeto
Criação e estruturação do projeto
Apresentação do Projeto ao Prefeito Municipal
Apresentação do Projeto a Direção da Escola Municipal
ANO DE 2014
Conversa sobre a ampliação do projeto de combate a dengue

ANO DE 2015
Conversa sobre a ampliação do projeto de combate a dengue
ANO DE 2016
Conversa sobre a ampliação do projeto de combate a dengue

Financeiro:

ANO DE 2013
Material Quantidade Valor Total
sulfite 200 3,45 6,90
Lápis de cor 134 ********* Do aluno
Maquina fotográfica 01 500,00 Emprestada
Premiação 3 58,00 174,00
Selos 50 ****** 1.596,51
Divulgação 2 40,00 80,00

Ano 2015
Botons 22 7,95 175,00

Orçamento:

ORÇAMENTO

Ano 2013
Material Quantidade Valor Total
sulfite 200 3,45 6,90
Lápis de cor 134 ********* Do aluno
Maquina fotográfica 01 500,00 Emprestada
Premiação 3 58,00 174,00
Selos 50 ****** 1.596,51
Divulgação 2 40,00 80,00

Ano 2015
Botons 22 7,95 175,00

Beneficiários Diretos:

A população de Guaporema

Beneficiários Indiretos:

Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável

Resultados:

Conclui-se que o presente projeto apresentou resultados satisfatórios e cumpriu com o objetivo proposto, uma vez que as mudanças apresentadas nos hábitos da população contribuíram para a diminuição do índice de casos da doença no município, cumprindo também com seu papel social

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos