Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

CENÁRIO DA CULTURA EM MARINGÁ

Ano / Edição: 2016
Município: Maringá
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

Municipal

Diagnóstico

Maringá tem vivido uma efervescência cultural bastante grande nos últimos anos, em decorrência, principalmente, das ações da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, visando ampliar a oferta de atividades culturais gratuitas à população, o campo de trabalho para artistas e produtores culturais, bem como a descoberta e a formação de novos talentos.
O número crescente de oferta de bons espetáculos corresponde à demanda da população, que busca entretenimento, lazer, reflexão e transformação através da arte.

Descrição

Em relatório anexo, parte das atividades culturais realizadas nas 6 bibliotecas públicas municipais, teatros, Casa da Cultura, Centro de Ação Cultural, praças e outros locais públicos.

Objetivos

Gerais:

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, tem seus compromissos e missão estabelecidos pela Lei n. 8399/2009, que define, entre outras coisas, as diretrizes para a Política Municipal da Cultura. Destacamos aqui o inciso IV do artigo 1º: Promover e incentivar a criação, produção, pesquisa, difusão e preservação das manifestações culturais nos vários campos da cultura e das artes.

Específicos:

A Prefeitura do Município de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, tem o compromisso de desenvolver eventos, projetos e festivais de qualidade, podendo efetivar parcerias com órgãos públicos e/ou privados que permitam ou potencializem o acesso da população maringaense aos bens culturais, e ainda promover as mais diversas formas de manifestações culturais.

Metas a atingir:

- Promover a formação de público apreciador de arte.
- Oferecer oportunidades de trabalho e crescimento profissional a artistas e grupos ligados a todos os segmentos culturais: teatro, dança, música, artes visuais, culturas populares etc.
- Valorizar os talentos da cidade.
- Incentivar a profissionalização e a troca de tecnologias e linguagens artísticas entre os produtores culturais.
* Em anexo, 10 principais metas a atingir, dando continuidade às conquistas da SEMUC.

Cronograma

Físico:

São atividades realizadas no decorrer de todo o ano, de janeiro a dezembro, conforme relatório anexo.

Financeiro:

De acordo com orçamento do município para a Cultura.

Orçamento:

Segundo dotação orçamentária destinada à SEMUC.

Beneficiários Diretos:

- Artistas e Produtores Culturais.
- População em geral / público de todas as idades.

Beneficiários Indiretos:

- Fornecedores dos produtos utilizados nos eventos culturais.
- Empresários ligados aos artistas.
- Empresários e trabalhadores ligados à hotelaria, gastronomia e ao turismo.
- Funcionários públicos municipais.
- População em geral.

Resultados:

Entre os resultados alcançados está a descentralização das atividades culturais do município. Somente em 2015, mais de 50 bairros da cidade receberam alguma atividade cultural.
A população de Maringá e região tem participado mais ativamente dos eventos culturais, principalmente dos projetos de caráter permanente, semanal, mensal ou anual.
As ações da SEMUC têm incentivado outras entidades públicas e privadas a também promoverem eventos culturais, fazendo com que a efervescência cultural seja cada vez maior e mais contagiante.

Anexos

Banco de Projetos