Banco de Projetos

INVENTUM 2015

Ano / Edição: 2016
Município: Pato Branco
Função de Governo: Ciência e Tecnologia

Administração Indireta:

Não se aplica

Diagnóstico

Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.

Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão.

A Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação. Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital, mas o cidadão precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

Apenas podemos falar em benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, quando as mesmas são usadas para a aprendizagem significativa e profunda e não como estratégia de transmissão de saber. O uso de TICs facilita o interesse do aluno pelo conteúdo e estimula o processo de aprendizagem. É clara a percepção sobre a apetência natural das crianças e dos jovens pelo uso e manipulação das tecnologias. Elas fazem parte do cotidiano, das conversas, convivem no seio familiar, entre os amigos e já constituem um estilo de vida.

Esse interesse natural é, então, uma janela aberta, uma oportunidade para as escolas e os educadores criarem contextos em sala de aula em que as TIC possam ter um papel mediador de estímulo para a aprendizagem e para a realização de projetos pedagógicos reais, que promovam a interação social e colaborativa.

Descrição

A INVENTUM é uma feira realizada a cada dois anos, estando em sua em segunda edição. Tem o escopo de disseminar conhecimentos a população regional do Sudoeste do Paraná nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A feira procura amenizar o problema da exclusão digital e tecnológica principalmente da população de baixa renda da região que tem pouco acesso ao conhecimento científico, tecnológico e inovador.

As principais ações são alteradas para cada edição da feira, mas têm principalmente as seguintes linhas de ações:
a) Exibição e interação popular com museus científicos, tecnológicos e inovadores, normalmente restritos aos grandes centros brasileiros e ao público de maior poder aquisitivo. Pode-se citar como exemplos destas ações:
. o Museu do Vídeo Game: possui mais de 200 consoles e mais de 6 mil jogos, expondo raridades e permitindo a experiência interativa dos visitantes.
. o Museu da Matemática da UEM: Apresenta dezenas de jogos artesanais que, com auxílio de monitores, ensinam princípios da matemática, física e geometria de uma maneira divertida e descontraída.
. o O Museu Itinerante PONTO UFMG: espaço científico-cultural, interativo. É constituído de um caminhão estendido com seu espaço interior adaptado em seis ambientes – Sala do Útero, Sala dos Sentidos, Sala dos Biomas, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala das Cidades. O museu, além das atrações internas, promove exposições e oficinas externas interligando as mais diversas áreas do conhecimento e da ciência.​
. Motion Sphere: desenvolvido por um patobranquense, recria em um cenário virtual 90% das sensações reais de um veículo nas pistas. Para a experiência audiovisual, o simulador conta com um projetor 3D que cobre 90% do campo de visão do jogador. As sensações são potencializadas por um sistema de som 3D.

b) Exibição e interação popular com a produção científica, tecnológica e inovadora regional, normalmente restrita aos centros universitários. Para tanto, foi criada uma área de exposição de produtos locais e regionais do setor, com 65 expositores, além de disponibilizar o Startup Weekend, que é um evento de fomento ao empreendedorismo inovador que dura 54 horas ao longo de um fim de semana, onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.

c) Exibição e interação popular com grandes palestrantes nacionais na área de inovação empreendedora, normalmente restritos aos grandes centros e ao público de maior poder aquisitivo. As principais palestras e cursos oferecidos à população foram:
. Tallis Gomes + Edson Mackeenzy É ERRANDO QUE SE APRENDE: ERROS E ACERTOS DO EMPREENDEDOR QUE CRIOU A MAIOR EMPRESA DE TÁXI DO MUNDO.
. Felipe Cassapo: INOVAÇÃO: O IMPERATIVO PARA A PRODUTIVIDADE COM RESPONSABILIDADE.
. Edemilton Pozza : EMPREENDENDO EM MOMENTOS DE CRISE.
. Carlos Hilsdorf : ATITUDES EMPREENDEDORAS.
. Rafael Baltresca : O PODER É SEU – OS ASPECTOS SUBCONSCIENTES DO SUCESSO.

Quanto aos cursos oferecidos à população:
. Bootcamp – Criando startups.
. Workshop de Como Fazer o melhor Pitch.
. Code Conference - Nosql / Microserviço / Devops.
. Mulheres x TI.
. Coding Dojo.
. Physical Web: a Internet da Coisas do Google.
. Como você testa a sua aplicação AngularJS?
. Hora do Código, programação para crianças.
. Seminário sobre Sudoeste do Paraná: questões para o desenvolvimento.

d) Exibição e interação popular com competições de robótica: Assim, o Festival de Robótica SESI é voltado para alunos do Ensino Médio e criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões da mesa de competições, com a participação de mais de 15 escolas do Colégio SESI do Estado do Paraná.

Para a realização deste evento, foram utilizados recursos materiais do Município de Pato Branco, como a estrutura existente no Parque de Exposições de Pato Branco e suas dependências, em uma área de 30.000 m2, além dos recursos humanos da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo evento e as Secretarias de Educação, Administração e Planejamento, Obras e Engenharia, Desenvolvimento Econômico, que foram as mais envolvidas diretamente. Quanto aos recursos financeiros, foram gastos R$ 247.000,00, em recursos próprios do município, além de recursos das entidades parceiras como UTFPR, SEBRAE, SESI, FIEP, Faculdade Mater Dei e FADEP.

A feira INVENTUM 2015 teve abrangência regional, principalmente no Sudoeste do Paraná, em uma região com 480 mil habitantes, mas recebendo visitantes e caravanas do Oeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, com mais de 60 mil visitantes diretos nos dias da feira, realizada em novembro de 2015.

Assim, pode-se dizer que os beneficiários diretos do evento foram os 60 mil visitantes e expositores que puderam estar imersos em um ambiente científico, tecnológico e inovador por alguns dias, e de forma gratuita, o que facilitou o acesso a toda população.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral da Inventum 2015 é a aproximação da comunidade do ambiente de ciência, tecnologia e inovação do município.

A INVENTUM 2015 visa ainda disseminar e divulgar as atividades do setor tecnológico e de pesquisa, com o objetivo de avaliar o processo tecnológico através da divulgação de novas tecnologias e equipamentos no setor, oportunizando a comercialização de produtos diversos e serviços e servindo como oportunidade de apresentação de novas pesquisas.

A feira tem como objetivo também dinamizar a realização de contatos empresariais e aperfeiçoar os processos de vendas desde a prospecção de consumidores em potencial até a sua fidelização efetiva com o cliente.

Específicos:

Quanto aos objetivos específicos desta proposta, pode-se citar:

• Despertar a motivação pela ciência e tecnologia nas crianças e jovens.
• Fomentar o comércio e o turismo tecnológico no município de Pato Branco.
• Apresentar a comunidade em geral e empresarial as pesquisas desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior.
• Criar condições aos empresários de mostrar sua potencialidade no ramo tecnológico.
• Desenvolver a atividade empresarial dos setores tecnológicos na criação e novos empreendimentos e a prestação de serviços.
• Divulgar novas tecnologias e equipamentos no setor.
• Fomentar o empreendedorismo tecnológico, atraindo e mantendo no Estado capital humano e projetos de negócio com alto potencial de crescimento.
• Estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica no ambiente produtivo, induzindo a cultura de inovação no Estado.
• Apoiar a criação e o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica no Estado.
• Potencializar a interação, as redes e a transferência de conhecimentos e habilidades entre empreendedores apoiados e o ambiente empreendedor local.
• Incentivar o surgimento e disseminação de casos de sucesso que tenham efeito demonstrativo e multiplicador.
• Disseminar conhecimentos e iniciativas científicas e tecnológicas.
• Mobilizar os atores locais no processo de desenvolvimento, tornando-os agentes ativos, promovendo articulação e gestão coordenada dos três setores: público, privado e solidário (representado pela sociedade civil organizada) de forma a estabelecer sinergia para os objetivos comuns.

Metas a atingir:

As metas a atingir:
• Permitir disseminação gratuita da ciência, tecnologia e inovação para fins de inclusão digital e tecnológica para mais de 5 mil estudantes e de 35 mil pessoas da sociedade em geral da região Sudoeste do Paraná.

Cronograma

Físico:

1) Organização do evento
a. Palestrantes
i. Definir temas.
ii. Definir palestrantes.
iii. Definir agenda de palestras, workshops, oficinas e demais eventos paralelos.
iv. Contratar palestrantes.
v. Organizar logística de apoio às palestras, workshops, oficinas e eventos.
vi. Pagar palestrantes e fornecedores.

b. Exposição
i. Definir espaços para exposição.
ii. Definir expositores e alocação dos espaços.
iii. Organizar logística de apoio aos expositores.
iv. Contratar fornecedores.
v. Pagar fornecedores da exposição.

c. Atração tecnológica
i. Definir tema.
ii. Definir orçamento.
iii. Definir espaço e infraestrutura.
iv. Contratação.
v. Organizar logística de apoio.
vi. Pagar fornecedores de atrações tecnológicas.

Cronograma das atividades Início Fim
1.1 – Organização dos trabalhos. .............01/15 11/15
1.2 – Divulgação das atividades da Feira.....03/15 11/15
1.3 – Contratação de fornecedores............. 09/15 10/15
1.4 – Realização da Feira Inventum............. 11/15 11/15
1.5 – Divulgação dos resultados..................12/15 12/15
1.6 – Pagamento dos fornecedores.............12/15 12/15
1.7 – Prestação de contas...........................01/16 01/16

Financeiro:

ATIVIDADE………………………DATA CONTRATAÇÃO..…VALOR R$...............TOTAL R$
MOTION SPHERE……………. 09/09/2015 …….29.000,00
MUSEU DO PONTO………….. 18/09/2015 …….28.000,00
MUSEU DO VIDEOGAME…. 18/09/2015 …….90.000,00
STANDS - NF EVENTOS…… 27/10/2015 …….73.000,00
SEGURANÇA- SOARES…… 29/10/2015 …….13.000,00
ILUMINAÇÃO -AR LED…… 28/10/2015 .……..6.000,00
IDENTIFICAÇÃO - ALIADOS 28/10/2015 ……...6.510,00
Total Geral ……………..245.510,00

Orçamento:

O orçamento para execução do projeto Inventum 2015 teve como base o plano de governo e a previsão no PPA e LDO. Foram utilizados recursos de da Fonte Livre de dotações vinculadas a Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação. Outros recursos foram aportados ao projeto pelas entidades parceiras em atividades promovidas por elas, como a UTFPR, SEBRAE, NTI, SESI, FIEP, Fadep, Faculdade Mater Dei, dentre outras.

Beneficiários Diretos:

60 mil pessoas da região sudoeste do Paraná, principalmente do município de Pato Branco, e Oeste de Santa Catarina,

Beneficiários Indiretos:

A população da Região Sudoeste do Paraná, com 480 mil habitantes, teve benefícios indiretos com a Feira INVENTUM.

Resultados:

Os resultados alcançados foram:
• Disseminação gratuita da ciência, tecnologia e inovação para fins de Inclusão digital e tecnológica para
. 10 mil estudantes de todos os níveis de ensino local e regional e
. 50 mil visitantes da região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

Ressalta-se que praticamente todas as atrações e eventos não tiveram custo para os visitantes, exceto o Startup Weekend devido ao consumo de alimentos e bebidas pelos participantes.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos