Banco de Projetos

Projeto de Educação Nutricional “Merenda em Ação”.

Ano / Edição: 2015
Município: Arapongas
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

MERENDA

Diagnóstico

O município de Arapongas conta em sua rede de ensino com 24 escolas de ensino fundamental, sendo 5 escolas de período integral e 21 centros de educação infantil. São oferecidos diariamente cerca de 15 mil refeições, as quais são elaboradas por 3 nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
Todos estabelecimentos recebem regularmente visitas técnicas das nutricionistas no serviço de alimentação, onde as mesmas fazem também o acompanhamento da distribuição das refeições servidas para os alunos. Durante as visitas, foi detectada a necessidade de promover a educação nutricional dos alunos e aproximá-los de uma alimentação mais saudável e também, a conscientização da diminuição do desperdício dos alimentos.

Descrição

Este projeto está sendo desenvolvido pelas nutricionistas da Secretaria de Educação e visa promover e estimular a educação nutricional, hábitos alimentares saudáveis e diminuir o desperdício de alimentos durante as refeições, assegurando a melhora do estado nutricional de cada aluno, despertando o prazer em se alimentar corretamente.
Este trabalho está sendo realizado com alunos do ensino fundamental de período integral da rede de ensino do município de Arapongas, por meio de palestras educativas, cartazes e vídeos, ministrados pelas nutricionistas, abordando os temas: “Alimentação saudável”; “Escolha adequada dos alimentos”; “Desperdício de alimentos”.
Em cada escola, forma-se grupo de alunos para compor a “Patrulha da Alimentação”, que tem como função acompanhar, orientar, conscientizar os alunos à boa alimentação e quantificar o desperdício de alimentos durante as refeições realizadas na escola, juntamente com as funcionárias do serviço de alimentação do estabelecimento.
Os alunos tem o compromisso de realizar atividades com os temas correspondentes ao projeto para um melhor aprendizado e posteriormente farão a apresentação destes trabalhos na semana Mundial de Saúde.

Objetivos

Gerais:

Promover a educação nutricional, incentivando aos hábitos alimentares saudáveis minimizando o desperdício alimentar.

Específicos:

Incentivar os alunos a uma alimentação saudável para auxiliar no bom crescimento e desenvolvimento;
Promover a aprendizagem de escolhas e hábitos mais saudáveis nesta faixa etária contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida;
Quantificar e minimizar o desperdício alimentar das refeições realizadas no âmbito escolar;
Incentivar a escola a realizar atividades com os alunos, relacionadas ao tema do projeto para serem expostas na Semana Mundial de Saúde;
Acompanhar através de visitas o desenvolvimento do Projeto;
Formar pequenos grupos de alunos voluntários para atuarem como monitores fiscalizando e orientando os demais, na conservação do ambiente do refeitório, zelando pela limpeza, organização e conscientização contra o desperdício.

Metas a atingir:

Confeccionar materiais didáticos educativos sobre alimentos saudáveis para serem utilizados nas cinco escolas da rede de ensino fundamental de período integral do município de Arapongas.

Promover a educação nutricional de aproximadamente 580 alunos da rede de ensino fundamental de período integral do município de Arapongas no ano de 2015;
Implantar o projeto “Merenda em Ação” em todas as escolas de período integral até outubro de 2015 e dar continuidade em 2016 até atingir as demais escolas do ensino fundamental;
Fazer com que todas as escolas participantes do projeto desenvolvam trabalhos interdisciplinares correspondentes ao tema do projeto como um incentivo aos bons hábitos alimentares minimizando o desperdício;
Realizar a pesagem resto-ingestão de alimentos no âmbito escolar e verificar se o percentual de resto-ingestão atinge as quantidades aceitáveis entre 2% e 5% da quantidade servida ou de 15 g. a 45 g. por aluno, conforme VAZ, 2006.
Formar uma equipe de alunos para atuar como monitores incentivando uma melhor socialização, diminuição do desperdício de alimentos durante as refeições e conscientização de bons hábitos saudáveis com os outros alunos;
Fazer visitas técnicas para o acompanhamento do andamento do projeto;
Promover um concurso entre as escolas participantes conforme critérios pré estabelecidos.

Cronograma

Físico:

Confecção dos materiais educativos (painéis, cadernos, cartazes, camisetas);
Palestras educativas sobre alimentação saudável e desperdício alimentar, realizadas em 2 módulos em cada escola. O primeiro módulo será com as crianças do 4° e 5° anos e o segundo módulo com as crianças do 1° 2° e 3° anos, sendo realizadas assim um total de 10 palestras.
Formação da “Patrulha Alimentar”, composta por 6 a 8 alunos escolhidos por escola;
Reunião com os alunos da “Patrulha” para orientações e entrega dos materiais de apoio.
Reunião com os professores responsáveis pelas atividades realizadas pelos alunos de cada série.
Fixação de painel para constar a pesagem diária dos restos dos alimentos em cada escola;
Visitas das nutricionistas para dar apoio à “Patrulha” e fiscalizar a pesagem dos descartes dos alimentos;
Compilação dos dados obtidos;
Apresentação das atividades realizadas pelos alunos;
Finalização desta etapa do projeto com a premiação da escola vencedora.

Financeiro:

Todos os funcionários que participam direta e indiretamente deste projeto, são funcionários da prefeitura do município de Arapongas.
Foram adquiridas 80 camisetas para o projeto através de processo licitatório no valor de R$ 1.186,40.
O material didático e o transporte utilizado estão sendo cedidos pela Central de Abastecimento da Merenda Escolar e Secretaria Municipal de Educação.
Todos os espaços físicos e multimídia utilizados pertencem às escolas participantes.

Orçamento:

Recursos do Município.

Beneficiários Diretos:

Os alunos ensino fundamental de período integral do município de Arapongas.

Beneficiários Indiretos:

Familiares dos alunos; Estabelecimentos de ensino do município; Central de Abastecimento da Merenda Escolar; professores e funcionários de cada escola.

Resultados:

O resultado parcial está sendo satisfatório com a redução do desperdício e a conscientização dos alunos quanto a importância da alimentação saudável.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos