Prêmio Gestor Público Paraná
PROJETO PESCO (PREVENÇÃO EM ESCOLAS E COMUNIDADES) - FASE III - (CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (DROGAS) COM FOCO NA PREVENÇÃO)
Ano / Edição: 2015
Município: Campo Largo
Função de Governo: Assistência Social
Administração Indireta:
secretaria de políticas sobre drogas
Diagnóstico
Diante da avalanche de consequências sociais, com relevante repercussão em todas as esferas governamentais, que o uso e abuso de "drogas ¬ lícitas e ilícitas" vem representando especialmente para as administrações Municipais, há que se pensar em estratégias preventivas, coletivamente construídas e aplicadas que possam oferecer alguma resistência ao cenário, no mínimo preocupante, que tal tema insere em todas os campos da experiência humana. Assim sendo, construir programas de ações continuadas com foco em prevenção, capacitação, ressocialização e reintegração sócio profissional de usuários de crack, maconha, álcool e outras drogas, nos parece ser a melhor alternativa de enfrentamento daquilo que nos vem sendo apresentado como principal problema social, de saúde pública e cultural da contemporaneidade. Neste sentido, durante o ano de 2013 / 2014 e, corrente ano, a equipe da Secretaria de Políticas Sobre Drogas de Campo Largo realizou intervenções preventivas em instituições de ensino públicas municipais, estaduais e privadas, além de comunidades e empresas situadas no município e, em municípios vizinhos. No entanto, as ações da primeira fase do projeto receberam um foco de atenção inicial voltada especialmente aos adolescentes e jovens dentro de uma perspectiva de interação dialogada e utilização de ferramentas desportivas e culturais. Porém, ao adentrar no campo da educação fundamental anos iniciais (da CMEI ao quinto ano). Nossa equipe se deparou com uma realidade que exigiu uma atenção mais acurada. A receptividade das crianças nos surpreendeu, demonstrando, que apesar da pouca idade a maioria relata suas vivências e experiências relativas à droga em ambiente familiar. Destacamos a enormidade de relatos que colhemos em crianças de cinco, sete, nove anos, externando uma vivência e um saber cotidiano em relação às drogas e suas nuances sociais negativas. A título de exemplo: Em ação realizada junto ao Instituto Federal do Paraná (CL) ¬ por duas vezes, em turnos diversos, adultos que realizavam curso neste espaço nos afirmaram que seus filhos pequenos haviam lhes chamado atenção em relação ao uso do álcool e tabaco, após receberem em CMEIs ou escolas primárias informações advindas de nosso trabalho e, que tal experiência lhes tocaram e promoveram uma mudança de posturas frente ao álcool e tabaco na presença de seus filhos menores. Relatos semelhantes se repetiram em intervenções preventivas em comunidades e empresas. Desde 2013 até o presente momento foram contempladas ao todo 93 instituições de ensino com cobertura de mais de 95% de toda a rede educacional local envolvendo além dos alunos, corpo docente, corpo pedagógico, corpo discente (comunidade representada por pais de alunos e familiares). Nos anos de 2013 e posteriormente o projeto promoveu capacitação de 1200 profissionais docentes em ambos os anos consecutivos através de intervenção e polos de capacitação. No ano de 2014 o projeto procurou desenvolver instrumentos capazes de efetivar ações preventivas em conjunto com a comunidade escolar focando na criação de mecanismos capazes de atingir as crianças de ensino fundamental – anos iniciais, bem como seus familiares e comunidade. Assim no transcurso de 2014 elaboramos uma história em quadrinhos(Gibi CIRILO EM COMO SALVAR BAFORENTA) com foco preventivo de caráter lúdico-pedagógico com distribuição para mais de 16 mil crianças (VIDE ANEXO I) . Tal iniciativa está em processo de reexecução para o corrente ano com produção nova História englobando prevenção ao uso indevido de psicoativos e preservação do meio ambiente. Ambas edições foram concebidas pelo Adolescente Júlio Rigone Filho, visto que primamos pelas concepções e criações de crianças e adolescentes locais por acreditarmos que tais sensibilidades se afinam mais assertivamente aos seus pares. Numa nova perspectiva de participação das crianças, objeto do programa PESCO, foi realizado concurso de redação e desenho com cobertura para todo o ensino fundamental – séries inicias locais – com a produção de livreto como as impressões literárias e artísticas das crianças envolvendo o tema drogas (VIDE ANEXO II). Difundimos intervenções teatrais na totalidade das escolas municipais levando como escopo a adaptação preventiva de peças infantis, como Alice no País das Maravilhas, O Mendigo e demais peças que retratam as experiências de crianças e adolescentes e suas vivencias em relação aos psicoativos. Tais peças foram geridas e realizadas pelos adolescentes Alice Pinto e Adriano Miguel colaboradores voluntário do projeto. Realizamos a promoção de parcerias junto a entidades como o SESI/SENAI local difundindo a oferta de cursos presenciais e não presenciais à adolescentes e jovens munícipes, dentre estes muitos egressos do poder judiciário submetidos à medidas socioeducativas e penas alternativas e adesão espontânea totalizando mais de 600 adesões numa perspectiva de ressocialização e socialização. Em 2015 depois da identificação da crescente necessidade (identificada em sala de aula pelas ações preventivas do PESCO e debatida com a coordenadoria em saúde mental do município) com foco em ampliar os atendimentos psicossociais à crianças e adolescentes a Secretaria de Políticas Sobre Drogas reservou para possibilitar interação entre esses serviços e o Programa PESCO, espaço físico junto à sua sede para receber o serviço de CAPS Infantil que se encontra em fase de instalação. Nos 90 primeiros dias de atendimento preliminar o CAPS i em instalação atendeu 300 pessoas entre crianças e adolescentes. Em razão do papel que a Secretaria de Políticas Sobre Drogas, através do programa PESCO, vem realizando junto referidos egressos do Judiciário, adolescentes e jovens, a mesma foi instada pela promotoria de infância e juventude local a coordenar a criação do Comitê Inter Setorial de Saúde Mental e articular sua efetivação. Em paralelo promoveu-se apoio à grupos de autoajuda ofertados à crianças, adolescentes, jovens e adultos e seus familiares com dispensação de espaço físico e assessoria junto à sede da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas mantenedora do programa PESCO. O projeto ainda promoveu de 2013 até o corrente ano, a consolidação de parcerias importantes com entidades do 3º setor como é o caso do Projeto Social “Espaço Vida e Música, parceria que disponibilizou aulas de música clássica à 90 crianças junto à Escola Municipal Dona Fina. Esta escola foi escolhida pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas por se tratar de área periférica que sabidamente representa risco social às referidas crianças. No corrente ano o Espaço Vida e lúdica já fechou junto à Escola a primeira etapa de um ano de estudos, dois dias na semana, com surpreendentes resultados e apresentações orquestrais de grande impacto local. Dentro de perspectiva semelhante o programa PESCO vem promovendo a parceria com o projeto STOP DROGAS, com envolvimento de mais de 200 jovens do Campo, iniciativa criada no interior do Município no distrito de 3 Córregos junto à escola do Campo Local, projeto de iniciativa das professoras Sirley Rosa Bueno Seixas e Marilei Ferreira. Tal projeto congrega jovens locais em ações prospectivas em relação à prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas e já prospera por 3 anos consecutivos tendo inclusive alcançado premiações significativas no cenário nacional. No corrente ano o PESCO ampliou a interação global junto ao PROERD colaborando com alternativas de transporte para as equipes de proerdianos que necessitam se deslocar ao interior do Município para efetivar suas ações preventivas junto às longínquas escolas do interior. A visibilidade alcançada pelo programa PESCO possibilitou no ano a continuidade do intercâmbio de informações com os Municípios de Balsa Nova, Contenda, Porto amazonas, São Mateus do Sul, Antonio Olinto e Palmeira sendo que nos 4 últimos citados foram promovidos polos de capacitação em suas sedes envolvendo mais de 700 pessoas. Com destaque para equipe multidisciplinar de São Mateus do Sul que aderiu à curso de capacitação de 40 horas promovido pelo PESCO junto ao Instituto Federal do Paraná – campus Campo Largo, com encontros quinzenais iniciado em abril de 2015 e em curso até o presente momento. Tal curso teve adesão de 40 pessoas entre técnicos, docentes do instituto e comunidade local. Para consolidação dos instrumentos de apoio didático, planos de aula interativos, gibis, intervenção teatral e utilização integrante destes mecanismos junto ao curriculum escolar local, promovemos capacitação de 100 funcionários do ensino municipal (entre docentes e demais funções) via parceria junto ao Sindicato do Magistério Municipal promovendo curso de capacitação com encontros quinzenais junto à Sede da Secretaria de Políticas Sobre Drogas com carga horária estimada de 60 horas, curso iniciado em abril do corrente ano e ainda em andamento. No corrente ano o projeto também realizou visitações constantes de alunos do ensino fundamental junto à sede da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas com vistas a criar uma identidade local com tais crianças e difundir a necessidade do serviço perante a comunidade e perante o imaginário de tais crianças e dos corpos docentes e discentes de suas Escolas. Além disso a Secretaria de Políticas Sobre Drogas albergou em seu espaço físico iniciativas de projetos sociais como o projeto da Guarda Mirim (adjunta à Secretaria Municipal de Segurança) e iniciativas populares de manifestação artística como é o caso do grupo autônomo de Dança de Rua New Street Boys que utilizava as calçadas frontais da sede para se reunir e que foi convidado à adentrar no espaço físico com disponibilização de sala e recurso de som integrando-se espontaneamente ao projeto. Todos sabemos que nos últimos anos, é prevalente o enfoque dado pela mídia a respeito do crescente e alarmante quadro de aumento de usuários e relações com a violência advindos do uso e abuso de SPA’s (substâncias psicoativas). As principais abordagens tratam de questões como a legalização, o tratamento de dependentes e a prevenção, porém, a maioria das ações preventivas focam o público adolescente, descuidando da percepção de que nossas crianças vêm gradativamente cada vez mais cedo tendo contado com a droga de forma direta ou indiretamente. Depois de intervenções subsequentes no espaço escolar municipal do ensino fundamental – anos iniciais ¬ a equipe da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas identificou aspectos importantes a serem considerados, aspectos que denotam a familiaridade com a qual nossas crianças vivenciam os processos sociais relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas em seu contexto familiar e pré¬-educacional. Os padrões de comportamento social, fortemente permeados pela violência e dependência química submetem crianças (desde a primeira infância), adolescentes e jovens à familiarização com as relações advindas do uso e abuso de substâncias psicoativas e tais relações fazem suas nuances eclodir em sala de aula. Trazer a prevenção primária para dentro do espaço educacional, adequá-¬la às características da escola e comunidade é um desafio incessante. Em todas as abordagens acima referidas o tema prevenção foi aplicado de forma criativa e inovadora sempre apresentado sob a perspectiva da educação para saúde envolvendo a estratégias de interdisciplinaridade e transversalidade do tema, com propostas de planos de aula interativos e na busca de novas ideias capazes de permear a fantasia e usar a ludicidade a favor da prevenção. Destacamos como carro chefe das iniciativas a criação do interlocutor do programa PESCO: um personagem ‘esqueleto Cirilo’ que procura ensinar prevenção nos moldes do Famoso Zequinha – personagem paranaense – que através de seu álbum ensinava por uma via indireta a educação fiscal. Junto aos mecanismos já citado acima a Secretaria produziu uma animação com o personagem que foi levada a todo ensino fundamental – anos iniciais – VIDE NO LINK A SEGUIR: https://www.youtube.com/watch?v=V42MjA2_Ml0
O personagem procura associar à sua figura e à suas histórias as relações prejudiciais das drogas e figura como um interlocutor da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas dentro do espaço escolar através de vídeo, estória em quadrinhos (VIDE ANEXO I) e planos de aulas criados para depois serem readaptados pelos professores conforme suas necessidades pedagógicas. “O disposto na atual Legislação (Lei 11.343/2006), em seu capítulo I art. 19 inciso X prevê a necessária formação continuada de professores no campo da prevenção ao uso indevido de drogas nos dois níveis de ensino. Este direito está em consonância com a Política Nacional Sobre Drogas que determina a inclusão “no currículo de todos os cursos de ensino superior e magistério disciplina sobre prevenção ao uso indevido de drogas, visando à capacitação do corpo docente. Missão que o Programa PESCO vem buscando atingir. Inegavelmente a escola é um espaço privilegiado para o tratamento da temática drogas, a compreensão do tema se relaciona diretamente à formação e às vivências afetivas e sociais de nossas crianças. Trabalhar a formação de docentes na prevenção principalmente nas anos iniciais e demais séries implica em compreender que o tema é amplo. Na medida em que se concebe o conhecimento numa perspectiva aberta e relacionada, não devemos limitar a abordagem sobre drogas apenas aos seus tipos respectivos, seus efeitos maléficos ao organismo, num sentido reducionista, tal limitação pouco favorece a mobilização de professores no processo de conhecimento sobre a prevenção, principalmente na prevenção primária afeta ao ensino fundamental. Se faz mister promover uma nova tradição de abordagem que envolva os aspectos lúdico pedagógicos e criativos. Ainda além, a que se incentivar a efetivação da sensibilidade necessária junto à familiares e comunidade. É fundamental a busca pela cobertura de demandas que o projeto venha a levantar. Neste sentido o programa PESCO contempla espado de acolhimento e encaminhamento para tratamento à dependentes químicos, seus familiares, bem como aos encaminhamentos que são solicitados via promotoria da infância e juventude e aos que nos chegam por demanda espontânea.
Descrição
1 ¬ EIXO PREVENTIVO PEDAGÓGICO 2013 (ações em ambientes educacionais) intervenções preventivas subsidiadas em fóruns de diálogo, capacitação de corpo docente, corpo pedagógico e corpo discente (comunidade escolar). VIDE ANEXO 2. No Ano de 2013 o Programa PESCO visitou 95 % de toda a Comunidade Escolar campo¬larguense consubstanciada em escolas municipais, CMEIs municipais, escolas estaduais e Comunidade Escolar representada em reuniões com Pais de Alunos, esta última, na maioria das escolas citadas. As intervenções preventivas aconteceram em todas as classes de todas séries, e compreendendo todos os turnos, precedidas de reuniões com diretores, pedagogas e professores e posteriormente com pais de alunos, superando mais de 30.000 (trinta mil pessoas atingidas). Em evento realizado junto à semana pedagógica, em janeiro de 2013, houve capacitação para 1200 professores com abordagem do tema prevenção e apresentação da Secretaria de Políticas Sobre Drogas e início dos trabalhos do programa PESCO. Em razão da proximidade e afinidade entre Municípios as intervenções de cunho pedagógico também se estenderam, em 2013 para a totalidade de escolas Estaduais do Município da Balsa Nova. Ainda no decorrer do ano de 2013 o projeto promoveu a realização de eventos desportivos relacionados com o Skate envolvendo prevenção. A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas realizou a confecção de pistas móveis de Skate e promoveu inúmeras ações de praça, bem como a primeira edição do Campeonato Paranaense de Skate em Campo Largo, tendo por tema a prevenção ao uso e abuso de Substâncias Psicoativas (drogas). Foram realizadas duas edições do evento Rock contra as Drogas – que envolveu diversos segmentos de bandas locais promovendo o protagonismo jovem e servindo como espaço para identificar lideranças dentre a juventude local e sua aproximação com a Secretaria. Peças teatrais de prevenção intituladas: “o palhaço” (criada pela oficina do Centro da Juventude – Campo Largo), “Por trás do Era uma Vez” (criada pelo Colégio Estadual Juventude de Santo Antônio) e a peça infantil “As histórias da Carochinha” (concebida para CMEIs ¬ criada em iniciativa própria por crianças de 6 a 12 anos da ONG MARIINHA) – foram e estão sendo utilizadas como ferramentas de prevenção. ¬ EIXO RESSOCIALIZANTE ¬ CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE USUÁRIOS DE CRACK, MACONHA,, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ¬ PROGRAMA ESCOLA DA CERÂMICA (APTIDÃO TRADICIONAL DO MUNICÍPIO QUE É O MAIOR PRODUTOR DE CERÂMICA DO BRASIL) – foram formadas quatro turmas, contendo dependentes químicos em recuperação, em curso de 150 horas em técnicas básicas e intermediárias sobre os processos de produção cerâmica
2¬ EIXO PREVENTIVO PEDAGÓGICO 2014. No ano de 2014 as ações relativas ao Eixo preventivo Pedagógico reiniciaram cobrindo as metas previstas para o ano de 2013 com alcance de 93 entidades educacionais locais. No entanto, o projeto foi implementado no campo da educação fundamental – primeiros anos ¬ com a proposta de utilizar a transversalidade do tema prevenção na execução dos planos de aulas cotidianos adaptados à Matriz Curricular Educacional do Município como ferramenta para iniciar um processo de tradição em prevenção continuada junto às crianças, vez que as mesmas, a cada dia, estão mais vulneráveis. Tal mudança de enfoque se propôs a criar no cotidiano escolar dos primeiros anos uma familiarização com as informações preventivas através do próprio processo de aprendizado usual, no entanto, permeado por exemplos que guardem relação direta com a temática droga. Para tanto, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas ampliou as ações ocorridas em 2013 e entre março e julho de 2014 capacitou especificamente sobre o tema transversalidade e integralidade da prevenção: A Escola e sua função social e específica, 1200 (mil e duzentos) professores municipais do ensino fundamental – anos iniciais) em 10 polos regionais de capacitação. O referido processo também contou com a presença de visitadores de Municípios Vizinhos como Araucária, Palmeira, São João do Triunfo, Porto Amazonas e Antônio Olinto contabilizando aproximadamente 300 (trezentas pessoas). No mês de Julho de 2014 o Programa PESCO – através da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e Prefeitura de Palmeira – PR protagonizou do Primeiro Encontro Municipal de Políticas Sobre Drogas de Palmeira. Foram idealizados mecanismos para efetivar e ampliar as intervenções de sala de aula e comunidade escolar realizadas pelo projeto tendo por start a primeira edição do gibi – CIRILO – EM COMO SALVAR BAFORENTA (VIDE ANEXO I) com distribuição efetiva para toda a comunidade escolar do ensino fundamental anos iniciais – cerca de 20 mil alunos contempladas (vide maiores detalhes no tópico diagnóstico). Realização de vídeo preventivo abordando a prevenção através do personagem acima referido com distribuição para toda rede municipal de ensino – VIDE NO LINK A SEGUIR: https://www.youtube.com/watch?v=V42MjA2_Ml0
Com base nas diretrizes da política nacional de educação e em consonância com o plano municipal de educação foram difundidos modelos de planos de aula que de forma integral e transversal utilizaram o prevenção de forma lúdica a ser implementada no cotidiano escolar. Tais planos foram disponibilizados e difundidos nos polos de capacitação acima referidos. Iniciaram-se as parcerias com o SESI/SENAI e IFPR instituições de ensino técnico locais. Via SESI/SENAI abriu-se a possibilidade de ampliar o escopo ressocializante do Programa PESCO com oferta de cursos presenciais de elétrica residencial para jovens em risco social, egressos do poder judiciário em cumprimento de medidas alternativas e sócio educativas e integrantes de serviços de saúde mental em tratamento. Consolidou-se a parceria com o projeto Vida e Música. Esta parceria disponibilizou aulas de música clássica à 90 crianças junto à Escola Municipal Dona Fina, escolhida pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas, área periférica que sabidamente representa risco social às referidas crianças, e que no corrente ano já fechou junto à Escola a primeira etapa de um ano de estudos, dois dias na semana, com surpreendentes resultados e duas apresentações orquestrais de grande impacto local.
3¬ EIXO PREVENTIVO PEDAGÓGICO 2015.
No corrente ano a Secretaria de Políticas Sobre Drogas adquiriu sua sede física junto ao antigo espaço destinado ao Fórum local. Tal espaço ampliou a possibilidade de gerência do programa PESCO bem como proporcionou novos horizontes de parcerias. A sede dispõe de átrio para evento com capacidade para 150 pessoas. Tal equipamento garantiu de imediato a possibilidade de realização de capacitações continuadas, desta sorte em abril de 2015 o programa PESCO buscou parceria junto ao Sindicato do Magistério local promovendo curso de capacitação envolvendo o tema prevenção ao uso e abuso de psicoativos e a função social da Escola com adesão de aproximadamente 140 docentes e previsão de 60 horas. Tal curso encontra-se em fase final com adesão plena desde seu início. O objetivo do curso é dar conhecimentos específicos à parcela dos profissionais que já receberam capacitações nos anos de 2013 e 2014 e garantir a continuidade e implementação de uma cultura local de conhecimento e especificidade envolvendo o tema drogas. Iniciativa idêntica foi promovida junto ao IFPR – Campus Campo Largo, no entanto, visando corpo docente daquele instituição e comunidade local. O curso tem adesão de 40 participantes. Fato interessante é que dentre as abordagens capacitantes realizadas, no corrente ano, nos municípios de Contenda, São Mateus do Sul e Antonio Olinto - com abrangência em torno de 400 pessoas - destes uma equipe multidisciplinar de técnicos de saúde, educação e assistência social de São Mateus do Sul se inscreveram e participam do curso junto ao IFPR com previsão de encerramento em final de setembro. Em razão dos atendimentos e interlocução junto à promotoria da infância e juventude local as demandas de cunho ressocializante representadas pelos cursos profissionalizantes ofertados em parceria ao SESI/SENAI se implementaram via egressos do judiciário e busca espontânea atingindo uma totalidade de 600 pessoas em 2015. Ainda no campo da ressocialização o projeto buscou interagir com o Conselho de Segurança local e ofertou cursos não presenciais para detentos com boa aceitação e efetivação em andamento. Tais interações junto ao Poder Judiciário promoveu a Secretaria de Políticas Sobre Drogas através do programa PESCO como articuladora em parceria com o departamento de Saúde Mental das questões afetas à tal competência, inclusive assumindo a responsabilidade compartilhada de criar e gerir o Comitê Intersetorial de Saúde Mental no Município. O crescente aumento da demanda por atendimento psicossocial de crianças e adolescentes junto ao departamento de Saúde Mental do Município, dentre estes inúmeros casos de dependência e implicações via uso de psicoativos demandavam um implemento nos atendimentos. Em razão de tal fato em contato com a coordenadoria de Saúde Mental do Município a Secretaria de Políticas Sobre Drogas disponibilizou espaço físico junta à nossa sede para implementação “em curso” de um Centro de Atenção Psicossocial infantil, por entender que tal iniciativa vai de encontro a um dos eixos do programa PESCO sendo a parceria de elevada significância. No campo das intervenções Lúdicas, somadas às iniciativas destacadas para o ano de 2013 o projeto retomou as ações diversificando as peças e atingindo a totalidade do ensino municipal (VIDE DESTAQUE NO CAMPO DIAGNÓSTICO ACIMA). A versatilidade de uma sede Central proporcionou links interessantes com outras ações espontâneas como é o caso do grupo de Dança de rua citado no campo diagnóstico e com a Guarda Mirim Municipal. No corrente ano o projeto Stop Drogas realizado em parceria com o programa PESCO (VIDE DESTAQUE NO CAMPO DIAGNÓSTICO) foi convidado a participar da Feira Internacional de Educação – Evento Bett Brasil realizado em agosto deste ano em São Paulo capital como destaque local representando as iniciativas de prevenção dentro dos espaços educacionais do Campo. Parceira junto ao PROERD na globalidade de suas ações com destaque para o ano corrente da disponibilização de viatura para transporte e manutenção de ações afins ao projeto no interior do município. Além da disponibilização de espaço para reuniões semanais de grupos de apoio votados à dependentes e seus familiares (AA, NA, AE). Proposta Literança: ação no campo da construção de literatura infantil concebida dentro os eixos do programa PESCO que envolve todas as escolas municipais, promovendo o protagonismo e interação de crianças de 7 a 10 anos. Tramitando em nossa experiência profissional, vemos o quanto as crianças estão mais perceptíveis, sensitivas e astutas para o mundo que as rodeia. Tal fenômeno é excelente em uma época na qual as pessoas estão cada vez menos focadas na excelência humana e no aprofundamento de seus princípios. Um dos grandes desafios do trabalho de um educador é saber como formar crianças qualificadas para o mundo, sem aniquilar sua personalidade, mas sim as moldando para novos desafios. Este projeto é desenvolvido em prol de todas as crianças que são reprimidas e banalizadas no mundo, como resultados políticos, econômicos, sociais e ideológicos. Desenvolvimento e aplicação através do programa PESCO de Concurso Cultural estabelecido em parceria entre as Secretarias de Políticas Sobre Drogas e Educação Cultura e Esporte. Configura-se como meio de efetivação do trabalho preventivo e educativo, visando a concretização de uma política pública de prevenção ao uso de substâncias psicoativas no município de Campo Largo. A Secretaria de Políticas Sobre Drogas tem como objetivo criar uma tradição preventiva local que envolva aspectos culturais e artísticos que sirvam de ferramenta para produzir o conhecimento preventivo em nossas crianças. Para tanto, surge como projeto a elaboração de um concurso de desenhos e produção de textos com a finalidade de construir um encarte – produto literário a ser difundido à toda rede de educação local (VIDE AMOSTRA - ANEXO II). Continuidade das ações preventivas realizadas nos anos de 2013 e 2014 junto às SIPAT's (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) nas empresas locais. Além das disposições já referidas acima o programa PESCO – parte intrínseca da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas ainda comporta as diretrizes relacionadas aos eixos de trabalho: PREVENÇÃO, ACOLHIMENTO, REINSERÇÃO SOCIAL, SEGURANÇA sendo responsável, a título de exemplo apenas no eixo de tratamento de mais de 1000 famílias desde sua criação em março de 2013.
Objetivos
Gerais:
Gerais: Implementar Programa de prevenção 'continuado' em âmbito escolar, comunitário e institucional, utilizando escopo técnico somado à variadas ferramentas sócio/artístico/culturais para garantir a legitimidade, consenso e, sobretudo cooperação coletiva, gerando capacitação e por via decorrente o conhecimento e interesse pela temática resultando em forte tradição local voltada à ações afirmativas de prevenção elevadas à condição de política pública.
Específicos:
Consolidar no Município a Construção de uma Política Pública fortemente voltada à prevenção e garantir sua reaplicação mediante capacitação continuada e controle social. Alternativas para o trabalho de prevenção precisam concorrer com os fatores como a criminalidade, as relações de dissociação e mudanças no padrão familiar, desigualdade social, economia de consumo, dentre outros. Esse desafio demanda de uma sinergia de conjunto, de uma soma de habilidades e da produção coletiva de projetos e programas que atentem para diferentes abordagens e diferentes experiências. O padrão de construção das ideias no campo da prevenção primária deve ser calcado em diversas possibilidades de abordagens. Assim não há como se desconsiderar a prática escolar fundamentada numa relação dialógica entre professoras e alunos e destes com o mundo. O processo social, a mídia, a economia de consumo reforçam as desigualdades e os únicos instrumentos capazes de fazer frente a estes processos são a informação adequada e a criatividade na produção do conhecimento e no desenvolvimento das ferramentas de prevenção acessíveis e capazes de chamar a atenção de crianças, adolescentes e jovens. Promover um processo de estratégias de prevenção construído conjuntamente entre Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e Comunidade Escolar pode refletir-¬se num compromisso de produzir o próprio conhecimento e originariamente uma maneira própria e local mais afinada à realidade do Município.
Metas a atingir:
Meta 01: Programa preventivo pedagógico ¬ realizar, novamente, intervenções preventivas em todas as escolas municipais, estaduais e privadas do município abrangendo pais de alunos, alunos e corpo docente, com 20 mil alunos, 10 mil pais e 5 mil professores alcançados em 2013 E 2014. Reaplicar em 2015 as ações de prevenção atingindo todas as entidades educacionais locais perpetuando a meta anterior de mais de 90 espaços de educação incluindo nestas ações os CMEIS e Educação Especial (estes dois último itens plenamente alcançados em 2014 e até o presente momento). Ampliar os círculos de diálogos entre Municípios expandindo de cinco em 2013 para o maior número possível em 2014 e 2015. Elevar o programa PESCO ¬ para categoria de política pública de educação para o ensino fundamental ¬ anos iniciais ¬ com capacitação já realizada para 1200 professores municipais em 2014 e mais de 300 visitadores de Municípios Vizinhos incentivando os professores a utilizarem as diretrizes já previstas na Matriz Curricular do Ensino Municipal. Promover a cultura de envolver a prevenção nas ações de ensino cotidiano consubstanciada em Planos de Aula e atividades criativas que contemplem em todas as disciplinas do conhecimento, nunca descuidando de seus aspectos lúdicos e atrativos às crianças. Meta 02: Retomar o Programa de capacitação e ressocialização profissional de dependentes químicos em recuperação em parceria com a Cestec (Escola da Cerâmica) ¬ curso profissionalizante na área de cerâmica e implementar os demais dispositivos desta natureza já mencionados (VIDE DIAGNÓSTICO).
Cronograma
Físico:
META 01: ¬ PROGRAMA PREVENTIVO PEDAGÓGICO INÍCIO EM: 01/03/2015 ¬ TÉRMINO EM: 01/12/2016 com estimativa de atingimento de mais de 90 escolas ; ETAPA 01: mais de 300 PALESTRAS em escolas com realização estimada 2016 ; META 02: PROGRAMA PREVENTIVO ARTÍSTICO CULTURAL E ESPORTIVO ¬ 30 AÇÕES ENVOLVENDO TEATRO, ¬ META 03: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E PREVENÇÃO EM COMUNIDADE ¬ 8 AÇÕES DE CAPACITAÇÃO ¬ PARA 2016. META 04: Reedição e nova tiragem do Gibi – CIRILO - 16 MIL EXEMPLARES; Nova elaboração de um concurso de desenhos e produção de textos com a finalidade de construir um encarte (TIRAGEM 16 MIL EXEMPLARES) – produto literário a ser difundido à toda rede de educação local; Reeditar o produto LITERANÇA – LITERATURA DE PREVENÇÃO PARA CRIANÇAS - produção de encartes literários – (TIRAGEM 16 MIL EXEMPLARES).
Financeiro:
Financeiro: META 01: a) Impressão especializada – gráfica profissional ¬ quantidade: 48000 unidades ¬ custo: R$ 30.000,00.
Orçamento:
Orçamento: Valor Global da proposta para um ano de execução: R$ 30.000,00. Dotação: Recursos previstos para manutenção e ações da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas.
Beneficiários Diretos:
Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos nas esferas do ensino fundamental (anos iniciais -incorporando CMEIS ¬ Centros Municipais de Educação Infantil). Usuários de espaços educacionais privados que aderiram ao Projeto. Profissionais da Educação que exercem atividade em âmbito Municipal e Profissionais de Município vizinhos convidados a participarem de capacitações promovidas pela SMPSD. Lideranças Comunitárias, Grupos de Apoio, Casas Terapêuticas, ONGS, Lideranças Religiosas, Profissionais da área de Saúde, Educação, Assistência Social. Dependentes químicos em recuperação, Familiares de dependentes químicos em recuperação, comunidade escolar geral, dentre outros.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade em sentido global;
Resultados:
Relatos dos profissionais diretamente afetos principalmente à Educação vêm apoiando e validando a manutenção das ações. Visto que nos anos de 2013, 2014 e no corrente ano todas as ações em espaço educacional foram agendadas mediante requerimento destes profissionais. Empresas locais também vêm buscando interação e ações de prevenção para seus quadros funcionais o que demonstra a receptividade do projeto junto ao meio empresarial local. Indicadores que apontem para redução do uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas e das relações sociais positivas atingidas com o projeto demandam de um trabalho de levantamento estatístico que a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas ainda não dispõe. Num sentido geral a comunidade como um todo tem se mostrado favorável. Tanto a Comunidade Geral, quanto escolas, grupos de apoio, associações, Poder Judiciário têm encaminhado adolescentes, jovens e adultos para acolhimento e que são recambiados ao Serviço de Saúde Mental local. As ações de ressocialização junto à parceiros acima destacados têm promovido novas parcerias e sinergias positivas.