Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Acompanhamento Familiar: Uma nova perspectiva para os beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Nova Esperança

Ano / Edição: 2015
Município: Nova Esperança
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Assistência Social

Diagnóstico

Através da demanda do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, onde existem 3.404 famílias cadastradas, com o total de 10.084 pessoas cadastradas dentro dessas famílias e com 1066 beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), diagnosticamos a necessidade de estar próximos das famílias cadastradas e em especial as que são beneficiárias do PBF, visto que, a quantidade de famílias cadastradas e beneficiárias é grande e a equipe do PBF e CRAS é uma para o atendimento de todo o município e seus dois distritos (Barão de Lucena e Ivaitinga), sendo o Cadastro Único é uma base de dados importante e que contempla todos os benefícios e programas sociais Federais, e uma das formas de manter os beneficiários informados sobre o PBF, as condicionalidades do PBF e demais programas sociais seria manter um vínculo com essas famílias através do contato frequente e de forma territorializada.

Descrição

O Projeto consiste na realização de reuniões semanais com os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). A cada semana a equipe da gestão do PBF (gestora do programa (assistente social), psicóloga, estagiários, operadores do CadÚnico/PBF) se deslocam para um bairro ou distrito do município de Nova Esperança para a divulgação das informações ao público alvo das condicionalidades do Programa Bolsa Família, da divulgação dos diversos programas sociais que envolvem o CadÚnico, os serviços socioassistenciais governamentais e não governamentais, realiza uma busca ativa, papel essencial para o atual momento de execução da Política de Assistência Social, bem como, proporciona uma palestra e debates sobre temas contemporâneos e de interesse dos beneficiários tais como: discriminação racial, orçamento familiar, meio ambiente, relacionamento familiar e relacionamento interpessoal comunitário. Essas temáticas são trabalhadas de maneira lúdica, através de dinâmicas, bate papos e vídeos, a fim de promover o aumento da auto estima, o protagonismo dos indivíduos e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Ao final de cada reunião é servido um lanche com a finalidade da confraternização e um instante de lazer. Aliado a esse trabalho quando é possível a equipe leva apresentações de palestras de outros profissionais e a apresentação artística, um exemplo, foi a apresentação de um mimico renomado no Brasil, assim como, amarra esse vínculo entre as famílias e a equipe de trabalho gerando maior participação popular no planejamento e fiscalização das ações e na participação dos serviços socioassistenciais.

Objetivos

Gerais:

Realizar acompanhamento familiar com os beneficiários do Programa Bolsa Família de Nova Esperança.

Específicos:

Promover a divulgação dos serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais para os beneficiários do Programa Bolsa Família;
Proporcionar convivência familiar e comunitária aos beneficiários do programa Bolsa Família;
Realizar acompanhamento familiar descentralizado e territorializado, abrangendo todo o município e distritos de Nova Esperança.

Metas a atingir:

No primeiro ano 2015: atingir a meta de 280 famílias;
No segundo ano 2016: atingir a meta de 320 famílias;
Um total de 600 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no município de Nova Esperança.

Cronograma

Físico:

O projeto é executado por ciclos, ou seja, o município foi dividido em quatro bairros e suas respectivas reuniões e os dois distritos, sendo eles: Conjunto Novo Horizonte, Vila Regina, Conjunto Nova Esperança, Vila Silveira, Barão de Lucena e Ivaitinga. A equipe perpassa por todas as localidades levando as informações e temas, quando chega na última localidade retorna para a primeira iniciando assim um novo ciclo com novas informações e tema. Em um ano realiza 6 ciclos completos. Em anexo o cronograma das atividades das reuniões descentralizadas do PBF para o ano de 2015.

Financeiro:

Lanche por ciclo: 1.500,00
Divulgação das reuniões com carro de som por ciclo: 625,00
Gasolina para transporte da equipe por ciclo: 500,00

Orçamento:

O orçamento geral é aproximadamente de 11.000,00 previstos com transporte da equipe, lanches, divulgação e material impresso.

Beneficiários Diretos:

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do município de Nova Esperança.

Beneficiários Indiretos:

As famílias residentes nos bairros e distritos que terão mais informações e qualidade de vida.

Resultados:

Os resultados serão as 600 famílias beneficiárias do PBF acompanhadas e inseridas nos diversos programas, benefícios, serviços e projetos socioassistencias, com a perspectiva de superar as situações de vulnerabilidade social e extrema pobreza com o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários com olhar descentralizado dentro do território de cada localidade trabalhada..

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos