Menção Honrosa
Parque Escola: Educação Ambiental no Parque Municipal das Araucárias, Guarapuava/PR
Ano / Edição: 2015
Município: Guarapuava
Função de Governo: Gestão Ambiental
Administração Indireta:
Prefeitura Municipal de Guarapuava
Diagnóstico
O Município de Guarapuava está localizado na porção Centro-Sul do Estado do Paraná e pertence ao bioma mata Atlântica na região fitogeográfica Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias (BRASIL, 2006). Esta floresta foi devastada duramente e hoje encontra-se em risco de extinção. As áreas remanescentes desse bioma ocupam 35,59% do território guarapuavano.
A partir dessa problemática que também ocorreu em diversas regiões fitogeográficas do país, e com a sensível modificação da percepção dos problemas ambientais e da utilização dos recursos naturais, surge a necessidade de criação de espaços especiais para a manutenção do meio natural, conservação da biodiversidade, manutenção do patrimônio genético e proteção de ecossistemas naturais, ou pelo menos amostras deles. Estes espaços passam a ser denominados “Unidades de Conservação” (UC) e passam a ter importância cada vez maior, principalmente a partir da década de 1990, época de maior globalização dos problemas ambientais e maior preocupação com os mesmos.
No município de Guarapuava contamos com um importante remanescente da Mata de Araucária local que foi declarado como reserva ecológica pela lei 042/81 e em 01 de julho de 1991 foi criado o Parque Municipal das Araucárias e declarado como área de proteção ambiental e de relevante interesse ecológico. Enquadrando-se na categoria de manejo de unidade de conservação permanente pela lei nº 198/91, que prevê seu uso cientifico, recreativo, cultural e educacional.
O Parque possui uma área de 104ha, sendo que 23ha de mata nativa. Nessa área uma grande quantidade de pinheiros e uma fauna rica, além de outros atrativos e serviços como: o Centro de Recepção ao visitante; o Centro de Educação Ambiental João Luiz Toledo; a Administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as Trilhas Interpretativas pelo interior da Floresta com Araucárias – Ombrófila Mista (1076 metros); o Arboreto Florestal – Jardim Botânico; o Viveiro Municipal de espécies nativas e de flores e o Museu de Ciências Naturais em Convênio com a UNICENTRO, com as coleções dos professores João José Bigarella e Hipólito Schneider. A Prefeitura Municipal de Guarapuava administra o parque com recursos próprios e oriundos do fundo municipal de Meio Ambiente.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente que se localiza na área do Parque das Araucárias conta com corpo técnico efetivo especializado na área ambiental como: biólogos, engenheiros ambientais, florestais e químicos, educadores ambientais, veterinários entre outros. A política ambiental do município tem como princípio a conservação e preservação ambiental, o que contribui para a qualidade de vida da população, tendo assim, como prioridade o desenvolvimento de projetos e ações relacionados à Educação Ambiental.
O Centro de Educação Ambiental “João Luiz Toledo” é um espaço destinado para realização de oficinas e palestras de Educação Ambiental com a comunidade escolar, alunos e professores e com a comunidade guarapuavana. Assim, foi elaborado em maio de 2013, pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava o projeto Parque Escola.
Este projeto tem por objetivo promover ações ambientais educativas de maneira sistematizada e continua para alunos, professores e comunidade do entorno da Unidade de Conservação. No final do ano de 2013 o projeto Parque Escola recebeu o troféu Prêmio Gestor Público pelas suas ações na área ambiental e da Educação Ambiental.
Descrição
O Parque Municipal das Araucárias é uma Unidade de Conservação (UC), localizada às margens da BR 277 km 343, próximo ao perímetro urbano do município de Guarapuava. Possuí área total de 104 ha, sendo que 26 ha são de floresta nativa. De acordo com a Lei 9.985 de 18 de julho de 2000 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) prevê a preservação e a conservação ambiental de certas áreas de importância biológica e de recursos naturais.
Nessa área também é previsto Educação Ambiental baseada nos princípios da Lei 9.795/99 em relação ao enfoque humanista, holístico, democrático e participativo, a concepção do meio ambiente em sua totalidade, a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais e o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
Percebe-se nos dias atuais que devido ao crescimento dos centros urbanos e o atual modelo de concepção de mundo o homem distanciou-se cada vez mais do ambiente natural, devido ao comodismo e a facilidade de acesso aos bens necessários. (NASCIMENTO et al., 2009).
A vivência em atividades de Educação Ambiental em unidades de conservação pode propiciar o convívio das pessoas junto a um ambiente menos modificado, favorecendo a compreensão da dinâmica da vida no planeta e enfocando as relações das pessoas entre si e com o meio onde vivem.
A Educação Ambiental é uma alternativa para uma noção mais complexa de mundo, quando entendida como um processo educativo e social que tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem um melhor entendimento da realidade e com isso uma vivencia mais consciente e responsável individual e coletivamente em nossa sociedade (LOUREIRO, 2004).
Deste modo, fica evidente a importância de sensibilizar os seres humanos para que hajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e no futuro, para que saibam exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade, gerando assim, compreensão crítica e global do ambiente para ressaltar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa em relação aos recursos naturais. Conforme proposto nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCN), trabalhar com a realidade local, possibilita oferecer um universo acessível e conhecido, e por isso, passível de ser um campo de aplicação de conhecimentos.
No Parque Municipal das Araucárias existem duas trilhas interpretativas em meio à mata nativa, uma delas possui 1740m de distância e a outra tem 1340m. Os percursos são feitos por pequenos caminhos que possibilitam observação e contato direto com a natureza, os visitantes ainda tem a oportunidade de contemplar a biodiversidade da fauna e flora local. Além das trilhas conta com o centro de Educação Ambiental que é utilizado na realização de palestras, oficinas e momentos de reflexão em relação as questões ambientais.
A metodologia utilizada para as ações educativas foram baseadas na reflexão crítica e participativa. A descrição da metodologia do Projeto Parque Escola será dividida em três etapas, que acontecem de modo simultâneo, a formação de professores, a visita orientada de alunos e a visita orientada da comunidade na Unidade de Conservação.
3.1 Parque escola: Trilha orientada com alunos
O Projeto Trilha orientada para as escolas faz parte do projeto Parque escola que é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava e desenvolvido pela equipe de Educação Ambiental que está em constante formação para fundamentar suas práticas educacionais e incorporar novos saberes necessários para a formação de um pensamento complexo. O projeto é destinado para alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino do município de Guarapuava e região.
As atividades educativas são ofertadas de terça a sexta-feira no período da manhã e a tarde, sendo uma turma na parte da manhã e outra no período da tarde. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza três vagas por escola com transporte. As instituições de ensino interessadas em realizar a atividade devem fazer um agendamento com a equipe de Educação Ambiental do parque.
No momento em que os alunos chegam ao Parque Municipal das Araucárias são recepcionados e encaminhados ao Centro de Educação Ambiental “João Luis Toledo” onde um educador ambiental fará a apresentação do histórico do parque por meio apresentação de slides.
O percurso da Trilha da Araucária conta com oito pontos de parada e dura aproximadamente 50 minutos. O parque possui duas trilhas ecológicas, sendo a Trilha do Rio que possui 1214 km de extensão e a Trilha da Araucária com 1076 km utilizada com mais frequência nas orientações. Os objetivos que buscamos atingir são:
- Despertar nos alunos o interesse por atividades de interpretação do meio;
- Identificar e diferenciar os tipos de vegetação nativa e exótica, a fauna a elas associadas e suas relações com o ambiente físico;
- Reconhecer a importância das áreas protegidas;
- Observar os impactos ambientais causados pela ocupação humana.
No início da trilha é realizada a explicação para os alunos do que é uma Unidade de conservação como é o caso do Parque das Araucárias que se enquadra nesse grupo, por esse motivo nada pode ser retirado e nem deixado nesse local, pois essas intervenções podem alterar o ciclo natural que a fauna e a flora existente no parque necessitam para sua sobrevivência. Nesse contexto, são orientados para que o percurso da trilha seja realizada de forma agradável e segura. Nesse percurso os alunos recebem explicações, como a história do parque, a importância de uma Unidade de Conservação (UC), fauna e flora da Floresta com Araucárias. Em relação a flora são apresentados: Araucárias (Araucaria angustifólia) - árvore inconfundível e com fisionomia única – associadas a outras espécies arbóreas, como a Imbuia (Ocotea porosa), Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), Erva-mate (Ilex paraguariensis), entre outras.
Em relação a fauna são apresentados alguns animais típicos de nossa região, como a gralha e a cutia importantes dispersores do Pinhão, semente da Araucária. Também é discutida a interdependência entre a fauna e a flora, bem como aspectos históricos e econômicos da região e que influenciaram de maneira direta no ecossistema local.
Essa trilha é elaborada de forma lúdica, adaptada a idade dos participantes, além de proporcionar um contato direto dos alunos com a natureza. Durante o percurso utilizamos a metodologia do diálogo e questionamento.
As trilhas são realizadas com alunos dos ensinos fundamental I e II e alunos do ensino médio dos municípios do entorno de Guarapuava, com essas aulas de campo o contato direto com a natureza proporciona uma experiência didática. Neste ambiente a interação entre aluno, professor e natureza auxiliam na interação entre o conhecimento teórico e prático. Compartilhar experiências e o convívio torna o momento agradável e marcante para ambas as partes.
Após a trilha os alunos participam de uma dinâmica ou um jogo educativo para estimular a reflexão do que vivenciaram na trilha interpretativa.
3.2 Parque escola: Trilha orientada nos finais de semana
A Trilha Orientada é realizada todos os domingos e as inscrições são feitas no Centro de Educação Ambiental João Luiz de Toledo (Chalé) minutos antes da saída para a trilha, a qual é realizada no período da tarde.
Ao realizarem as inscrições, os visitantes são informados por meio de um monitor das normas da UC para que realizem uma trilha confortável e segura, depois o monitor provoca o senso observador dos participantes para que observe tudo a seu redor usando todos os sentidos. Em seguida, iniciam o percurso da Trilha da Araucária, que conta com oito pontos de parada e dura aproximadamente 50 minutos. Nesse percurso recebem explicações, como a história do parque, a importância de uma Unidade de Conservação (UC), fauna e flora da Mata de Araucárias, pois abriga um remanescente que conta com milhares de Araucárias (Araucaria angustifólia) - árvore inconfundível e com fisionomia única – associadas a outras espécies arbóreas, como a Imbuia (Ocotea porosa), Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), Erva-mate (Ilex paraguariensis), entre outras. Em meio a Floresta, encontramos alguns animais, importantes dispersores do Pinhão, semente da Araucária.
3.3 Parque escola: Formando pela Natureza
O Projeto Formando pela Natureza é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Guarapuava em parceria com a Faculdade Guairacá como curso de extensão e está inserido em um programa maior intitulado Parque Escola. Este projeto tem por objetivo possibilitar aos/as professores/as uma noção mais ampla da realidade para que assim possam abordar as questões ambientais em sua profissão de maneira mais efetiva levando em consideração as dimensões humana, ética, social, ecológica e econômica.
Professores devem possuir um repertório de saberes que lhes possibilitam o ensino, dentre os quais: os saberes disciplinares; curriculares; das ciências da educação; da tradição pedagógica; da experiência e da ação pedagógica. Esse conjunto de saberes são construídos durante sua vida, são complexos e provém de diferentes fontes (GAUTHIER et al., 1998). Um repertório de conhecimentos em relação as questões ambientais daria a condição para o professor estabelecer as inter-relações necessárias para as reflexões ambientais.
A formação dos professores foi embasada nos princípios do professor reflexivo proposto por Donald Schön (2000), pautado numa reflexão crítica em relação a sua prática. Entretanto, o processo reflexivo precisa ter como base estudos teóricos para que assim, possa ser crítico. É importante ressaltar que é previsto em lei a incorporação da dimensão ambiental na formação, bem como nos diferentes níveis e modalidades de ensino de forma interdisciplinar (BRASIL, 1999).
Baseados nos pressupostos dos saberes docentes e do professor reflexivo foi elaborado um processo formativo que possibilita aos professores (re)conhecerem algumas potencialidades e problemas ambientais da nossa região. Como referencia teórica foi utilizado as informações do livro "O Ambiente é o Meio – diversos olhares sob a ótica da educação ambiental, Guarapuava – PR" (KATAOKA et al., 2011) que apresenta o meio ambiente da região de Guarapuava em diferentes perspectivas. A formação foi divida em dois momento presencial e a distância.
No momento presencial as/os professores/as foram levados a conhecer os problemas e/ou potencialidades ambientais do município, conforme pode-se analisar:
- Reflexão inicial: refletir as diferentes noções de Meio Ambiente e a influencia dessas na prática da Educação Ambiental (SATO, 2000; REIGOTA, 2004; DIAS, 2004; SAUVÉ, 2005).
- Aterro sanitário municipal: discutir a dinâmica social, econômica, política e ambiental relacionada a gestão dos resíduos sólidos.
- dos distribuidores de defensivos do Centro Sul (ADDCS): debater questões relativas ao uso dos agrotóxicos e o modelo de logística reversa.
- Cooperativa de catadores de papel de Guarapuava: compreender o trabalho dos operadores ecológicos
- Estação de tratamento de esgoto da SANEPAR: reconhecer a Bacia Hidrográfica urbana e o tratamento de esgoto.
- Parque Municipal das Araucárias: conhecer o Parque Natural das Araucárias; avaliar modos de se utilizar essa área como um instrumento para a Educação Ambiental.
Essas questões foram explicitamente discutidas, para que o professor tenha a possibilidade de refletir seus saberes prévios e reelaborá-los de maneira crítica.
No processo de formação a distância os professores elaboraram um planejamento que contemplassem questões socioambientais. Após deveriam apresentar o planejamento e o relatório da implementação. Esse momento, foi pensado com o objetivo de possibilitar aos professores a reflexão dos momentos de formação na prática pedagógica.
Objetivos
Gerais:
Promover ações educativas ambientais com princípios de sustentabilidade e da conservação da biodiversidade na Unidade de Conservação do Parque Municipal das Araucárias, sendo desenvolvida com a comunidade escolar por meio de seus professores, funcionários e alunos, bem como com a comunidade guarapuavana.
Específicos:
Aprimorar a sensibilização ambiental;
Promover ações educativas ambientais de forma sistematizada e contínua para alunos por meio de oficinas temáticas;
Promover a formação de professores de modo contínuo por meio do Projeto Formando pela Natureza;
Despertar a percepção ambiental por meio das trilhas interpretativas, ressaltando a importância da UC, possibilitando melhor contato entre homem e natureza para alunos, professores e comunidade;
Criar espaços de diálogo em relação a problemática ambiental na busca de possíveis soluções;
Estimular atitudes conscientes em relação a preservação e conservação do meio ambiente.
Metas a atingir:
Difundir práticas educativas orientadas para a formação de uma consciência crítica das questões do meio ambiente e para a resolução de problemas socioambientais do município.
A meta com a realização do Projeto Parque escola é atingir 100% das instituições de ensino municipal, estadual e particular do município de Guarapuava atendendo pelo menos duas turmas de alunos por escola no período de um ano, de preferência alunos dos últimos anos do ensino fundamental (5° ano e 9° ano) e médio (3° ano). Nas trilhas de final de semana com a comunidade geral é meta é atingir 300 moradores e visitantes de outras cidades. No projeto formando pela Natureza a meta é atingir 200 professores por ano de instituições municipais, e para o ano de 2016 ofertar para professores de escolas estaduais e particulares.
Cronograma
Físico:
Parque escola: Trilha orientada com alunos
Atendimento de terça-feira a sexta-feira de alunos, sendo uma turma no período da manhã e uma no período da tarde. Em cada turno participam aproximadamente 30 alunos.
Parque escola: Trilha orientada nos finais de semana
Atendimento aos domingos no período da tarde com dois horários 14:30 e 15:30, com a população em geral. Cada trilha orientada atende em média 10 pessoas.
Parque escola: Formando pela Natureza
Formação de professores ocorre entre os meses de março a novembro uma vez ao mês. Cada processo formativo atende aproximadamente 25 professores.
Em anexo cronograma físico
Financeiro:
Os recursos financeiros para a execução do projeto Parque Escola são oriundos de recursos próprios da Prefeitura Municipal Guarapuava e do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Em anexo cronograma financeiro
Orçamento:
Em anexo
Beneficiários Diretos:
Alunos, professores e comunidade Guarapuavana.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade Guarapuavana.
Resultados:
O Projeto Parque Escola é dividida em três etapas, que acontecem de modo simultâneo, a formação de professores, a visita orientada de alunos e a visita orientada da comunidade na Unidade de Conservação, apresentaremos os resultados parciais de cada etapa.
6.1 Parque escola: Trilha orientada com alunos
Durante o desenvolvimento desse projeto, desde o ano de 2012, recebemos aproximadamente 12 mil estudantes da rede publica e particular de ensino. Nessa ação educativa alcançamos não somente a comunidade escolar, mas também as famílias dos alunos e professores que participam do projeto. Pois a informação é levada com os alunos para o âmbito familiar e para toda a sociedade.
6.2 Parque escola: Trilha orientada nos finais de semana
Durante o desenvolvimento desse projeto que teve inicio no ano de 2015 foram atendidos aproximadamente 50 pessoas.
6.3 Parque escola: Formando pela Natureza
Participaram do processo formativo 148 professores/as da rede municipal, estadual e acadêmicos/as de licenciaturas, no período de março a novembro de 2014. No ano de 2015 até o momento participaram do projeto aproximadamente 80 professores e até novembro participarão 120 que já estão inscritos.
Foram encaminhados, após o processo formativo, 22 planejamentos de professores/as da rede municipais, 08 planejamentos de professores/as da rede estadual e 01 planejamento de acadêmicos/as. Os planejamentos poderiam ser construídos coletivamente.