Banco de Projetos

PGP-PR Melhor do Ano

Terminal do Estudante - Espaço Cidadão

Ano / Edição: 2015
Município: Assaí
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Alunos que utilizam o transporte escolar, da zona rural e da zona urbana, não tem um lugar certo e adequado para ficar enquanto esperam pelo ônibus. Esses alunos ficam nas ruas a mercê de estranhos, expostos a chuvas, sol quente no verão e o frio no inverno, correndo risco de ser atropelado. Falta banheiro, água, conforto e segurança para esses alunos.
O problema se agravava quando as escolas dispensam as aulas, antes do horário. O volume de crianças pelas ruas é muito grande. Moradores da redondeza, onde os alunos se concentram enquanto esperam pelos ônibus, estão reclamando sobre o comportamento dos mesmos; pois eles quebram as flores dos jardins, riscam os muros e deixam muita sujeira nas calçadas. Alguns desses moradores já fizeram abaixo-assinados para que a Secretaria de Educação retire as crianças do local.
Depois de mudar o ponto dos ônibus, por mais de uma vez, “daqui pra lá e de lá pra cá”, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Educação, chegaram à conclusão que é urgente e necessário, providenciar um lugar adequado, com pessoas capacitadas para coordenar o transporte e dar atendimento diferenciado aos alunos.

Descrição

O Município de Assai construiu um espaço especialmente para acolher esse projeto, que conta hoje com; três pedagogas coordenadoras, uma estagiaria de pedagogia, dois vigias e dois auxiliares. Além do atendimento direto aos alunos, os profissionais fazem acompanhamento e vistoria das linhas de trajeto desde o ponto de embarque até a escola, e vice versa, observando e orientando os alunos, no comportamento seguro dentro dos veículos e durante o transporte.
Durante os intervalos de “pico” são ofertado aos alunos que por um ou outro motivo estão sem aulas, diversas atividades lúdico-pedagógicas como: projetos de incentivo a produção de textos, leitura, melhoramento da concentração e agilidade de raciocínio.
Os Projetos realizados são;
a) O Projeto “Rota da Leitura” e o Projeto “Circulando de Mão em Mão”, conta com a participação da comunidade que doam os livros. Esses livros depois de feito a triagem, são colocados em caixas decoradas, que ficam a disposição dos alunos, no pátio do Terminal do Estudante, para que eles possam fazer a escolha. Eles levam esses livros, para ler durante o trajeto de volta pra casa, sem a necessidade de devolvê-los. Podem fazer troca de livros, doar os que já não lhes interação mais. As crianças ficam calmas e em ordem dentro dos ônibus.

b) Os Projetos de “Contação de Histórias”, e “Apresentação de Teatro”, são programados de acordo com as datas comemorativas. São apresentados no Pátio do Terminal dos Estudantes, nos intervalos do transporte.

c) O “Concurso de Redação” é realizado em ocasiões especiais, com premiação para os alunos, organizado pelos pedagogos que trabalham no local.

d) Diariamente, promove-se a pesquisa escolar, com os livros e também nos computadores ligados a internet, atendimento de reforço escolar nas atividades de tarefas de casa, jogos de raciocínio e concentração (xadrez, dama, dominó) entre outros.

e) Também está à disposição dos alunos uma pequena biblioteca, com livros de literatura infantil, infanto - juvenil e, uma TV para vídeos educativos.

f) Durante o período de férias, ocupamos o espaço, para promover o projeto “City Tour”, “Passeio pela Cidade”, são passeios turísticos no perímetro urbano da cidade através de ônibus, com 30 passageiros (pessoas da comunidade) e um guia, entre 02h30min a 03h00min de duração cada tour, duas vezes ao dia, um matutino e outro vespertino, em julho e dezembro, durante os recessos escolares. O trajeto começa no Terminal dos Estudantes, passando por uma seqüência organizada de repartições públicas, construções em andamento, praças e demais locais de interesse público, finalizando na cozinha central, onde é servido um experimento da merenda escolar da rede municipal, para que os mesmos avaliem a qualidade dos alimentos servidos aos nossos alunos.
Durante o trajeto, o guia vai explicando aos passageiros, a importância de cada local, de que forma os cidadãos assaienses contribuíram para a construção de cada espaço, através do pagamento dos impostos. Falam de onde vieram os recursos aplicados e a importância de tudo para o desenvolvimento do município. Apresentam fotos, dados e depoimentos dos resultados de trabalhos desenvolvidos em cada setor. A cada ano, as pessoas que participam do tour, podem observar o desenvolvimento que teve a cidade.

Objetivos

Gerais:

Promover a valorização do ser humano através de um ambiente seguro, que lhes ofereça condições mínimas de conforto e segurança em seu ir e vir. Criar um ambiente seguro e agradável entre os alunos, e que ofereça o mínimo de conforto.

Específicos:

• Acolher, orientar, informar e formar alunos, dando continuidade a ponto de apoio a Educação Formal, com ações pedagógicas de acordo com a LDB a cargo da Secretaria de Educação.

• Desenvolver o costume de uso dos espaços públicos, bem como a sua conservação.

• Zelar pela disciplina individual e coletiva orientando os alunos sobre as normas para manter a ordem local.

• Visualizar a evolução do Município em toda a sua estrutura, percebendo que tudo é feito com a participação de cada um dos munícipes.

Metas a atingir:

A primeira meta é garantir a seguranças dos alunos enquanto esperam pelo transporte. Que esse tempo seja aproveitado com atividades que vão contribuir para o desenvolvimento e cidadania dos mesmos. Formar cidadãos críticos cientes de seus direitos e conscientes de seus deveres.
Conquistar a simpatia da população, a mudança de comportamento, o respeito para com os ambientes públicos assim como a sua conservação e bom uso, fazer com que as pessoas num maior número possível passem a se interessar e a participar mais das políticas públicas através de conselhos municipais, conferências e audiência pública que o município realiza.

Cronograma

Físico:

Os veículos destinados ao transporte escolar, partem da garagem para a zona rural, por volta das 05 horas da manhã, chegam ao Terminal de Estudantes entre 07 h e 07h 20min da manhã, onde os alunos são recebidos pelos pedagogos e redirecionados as suas respectivas escolas. As 11h 30min os veículos retornam as escolas recolhendo os alunos, pois a partir das 12 horas todos estão apostos para o retorno a zona rural. Ao final da linha os veículos retornam recolhendo os alunos do período vespertino que chegam ao Terminal dos Estudantes por volta das 13 horas, o mesmo acontecem com o período noturno. Isso acontece durante todo o ano letivo.
Quanto aos Passeios turísticos no perímetro urbano da cidade, tem de 02h30min a 03h00min de duração cada tour, duas vezes ao dia, um matutino e outro vespertino, de durante o período de férias e recesso escolar. Em dezembro e julho respectivamente.

Financeiro:

Despesas de óleo diesel, (combustível para o ônibus.)
Confecção de folders explicativos e convites.
Recursos Humanos. (08)
Alimentação, experimento na Cozinha Central.
Material Didático

Orçamento:

Exercício 2015 – durante um semestre.
Recursos Humanos. Dois funcionários. R$ 57.877,76 um semestre.
Despesas de óleo diesel, combustível para o ônibus R$ 1.538,00.
Confecção de folders explicativos e convites, R$ 300,00.
Alimentação, experimento na Cozinha Central. R$ 4.700,00
Total Geral R$ 64.415,76

Previstos para o Exercício 2015 – segundo semestre.
Recursos Humanos. Dois funcionários. R$ 57.877,76em um semestre.
Despesas de óleo diesel, combustível para o ônibus R$3.313,50.
Confecção de folder explicativo e convites, R$ 350,00.
Alimentação, R$ 4.750,00
Total Geral R$ 66.291,26

Beneficiários Diretos:

FONTE: IBGE - Censo Demográfico
NOTA: Dados do universo.
POPULAÇÃO ESTIMADA - 2015
POPULAÇÃO ESTIMADA
16.368
FONTE: IBGE – Ipardes.

São atendidos diariamente 1.083 alunos, sendo 528 da zona urbana e 555 da zona rural, num total de dez linhas e 1.283 km rodados/dia.

Beneficiários Indiretos:

As escolas e os profissionais que atuam na educação, pois os mesmos ficam mais tranquilos quanto ao horário de chegada e de saída dos alunos, pois tem a certeza de eles serão recepcionados no destino certo com conforto e segurança.
Quanto às famílias sabem que os seus filhos irão à escola e retornarão com segurança, livres de acidentes e protegidos de qualquer eventualidade como; mal tempo, roubo, sequestro ou qualquer outro tipo de violência.
Quanto às comunidades vizinhas que sofriam com os atos de vandalismo e perturbação do sossego, foram atendidos em suas reclamações.
Por fim toda a comunidade assaiense tem se beneficiado da organização e coordenação eficiente do Terminal de Estudantes.

Resultados:

A organização do transporte escolar, bem como o bem estar e satisfação dos alunos e da comunidade. Percebe-se um bom resultado através da demonstração de interesse demonstrado pelos alunos em participar das atividades proporcionadas no ambiente. É possível observar o encantamento dos mesmos e a manifestação de admiração pelas atividades propostas, também pela procura posterior para utilização do espaço, e sendo visível a mudança de comportamento dos alunos, em relação ao bom uso e a conservação do Terminal de Estudantes.
No Projeto “City Tour”, “Passeio pela Cidade”, Foram realizadas 47 viagens, rodados 705 km no ano de 2012/2013, com a participação de 1413 pessoas entre estudantes e outros. Houve mudança significativa no comportamento das pessoas, atendendo aos objetivos propostos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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