Banco de Projetos

Preservar é...Amar a Vida

Ano / Edição: 2015
Município: Assaí
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Rio Tibagi é de suma importância para os municípios que se encontram próximos a esse manancial, O Rio Tibagi, nome de origem indígena que significa água corrente, possui 550 quilômetros de extensão. Sua nascente está localizada na Serra das Almas entre as cidades de Ponta Grossa e Palmeira, a 1.100 metros de altitude, e deságua no Rio Paranapanema a 298 metros de altitude. Sua Bacia hidrográfica abrange 49 municípios e aproximadamente 1,9 milhões de habitantes, sendo considerada uma das Bacias Hidrográficas de maior importância econômica, física e hidrológica do Brasil. Com área total de 25.239 quilômetros quadrados, ocupa 13% do território Paranaense. Pesquisa comprovam a sua riqueza natural é expressa por sua exuberante biodiversidade, que contempla 114 espécies de peixes, 475 espécies de aves, 57 espécies de mamíferos, 48 espécies de répteis, 600 espécies de árvores e constitui um centro de convergência de espécies animais e vegetais para toda a América Latina e por isso é fonte de pesquisas para escolas, universidades, empresas e ambientalistas de todas as regiões do planeta. A riqueza e a diversidade da Bacia do Rio Tibagi são comparáveis àquelas das regiões tradicionalmente consideradas de alta biodiversidade, como a Amazônia.

Descrição

Trata-se de um projeto contínuo, em parceria com a Administração pública por meio da sua Secretaria de Educação e do Consorcio COPATI, cujo objetivo geral é a educação ambiental, em especial a conscientização da importância das bacias hídricas.(água potável)

Objetivos

Gerais:

Promover por meio de uma educação emancipadora, transformadora, um debate de pesquisa, questionadora, crítica sobre a importância da preservação do meio ambiente, da conscientização da preservação e sustentabilidade da utilização racional da água.

Específicos:

- Conscientizar os alunos da necessidade de uma (re)educação agroindustrial sustentável
- Formar alunos críticos, pesquisadores e questionadores
- Demonstrar aos alunos, as graves conseqüências ocasionadas pelo homem, em especial os impactos negativos e dramáticos que a falta d”água traz.
- Interpretar os dizeres de LAVOISER “ Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, como uma das prováveis solução,frente às quantidades vultosas de lixo agroindustrial.
- Trabalhar a conscientização e despertar nos alunos o interesse ao aprendizado, orientando-os da importância da cooperação e da participação de todos.
- Levar os alunos a (re) pensar sobre o consumismo desenfreado, estimular atitudes de preservação e cooperação da interação do ser humano/natureza, por meio de atividades de dramatização, passeios, teatro, jornal, mural literário, textos didáticos e vídeos.Principalmente porque nas crianças e nos adolescentes, a compreensão da realidade se dá mais pelos aspectos concretos que pelos abstratos (Sampaio e Talamoni 2003)
_ Trazer o mundo para dentro do contexto escolar, entendemos ser pedagogicamente o modo mais correto.
- Trabalhar coletivamente,(escola, comunidade),pois um trabalho de união, fica mais fácil o desenvolvimento da prática cidadã/consciente.
_ Propiciar aos nosso alunos situações de desafios e criatividade expondo aos mesmos, situações/problemas, estimulando-os a agir autonomamente e suscitar neste a coragem para arriscarem-se e produzir novos pensamentos.

Metas a atingir:

Formar alunos críticos, questionadores, pesquisadores,
Conscientizar os nossos alunos, da real importância dos objetivos citados nesse projeto, e fazer dos mesmos, multiplicadores desse nosso escopo.

Cronograma

Físico:

Por se tratar de um projeto que trabalhando anualmente e durante todo o ano letivo, a execução do projeto se dá, dentro do cronograma escolar, ou seja, paralelamente ao plano de aula, ou por vezes juntamente com o planejamento de aula, quando as professoras irão trabalhar conteúdos que se diz respeito à conscientização da utilização específica da água, ou um outro conteúdo que se trabalhe o meio ambiente de forma ampla.

Financeiro:

Os recursos utilizados para a realização desse projeto, são na sua grande maioria, contribuição de empresas e pessoas físicas (parceiros), e mesmo porque os gastos são para aquisição de camisetas (+ou- 50 camisetas).

Orçamento:

Nosso orçamento anual para realização desse projeto, gira em torno de R$750,00(Setecentos e cinquenta Reais), que são destinado para confecção de camisetas para os alunos e professores

Beneficiários Diretos:

Alunos e comunidade escolar.

Beneficiários Indiretos:

População da área de abrangência

Resultados:

Os resultados já são bastante satisfatórios. Porem os resultados no contexto desse projeto, é um processo contínuo e gradativo, mas que já vem gerando muitos resultados positivos, quais sejam, em 2012 o município conquistou o 2º lugar nesse mesmo projeto e no ano de 2014 o município sagrou-se campeão.Com relação aos resultados dos termos qualitativos e quantitativos, podemos citar a preservação do Rio Tibagi, na nossa região e num todo, isso nos termos qualitativos, nos termos quantitativos, fica difícil fixar um número, pois entendemos que um rio saudável irá beneficiar “n” pessoas.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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