Banco de Projetos

Conhecendo os Rios do Parque

Ano / Edição: 2015
Município: Matelândia
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Matelândia

Diagnóstico

O Parque Nacional do Iguaçu é uma Unidade de Conservação Federal criada em 1939 com o objetivo primordial de proteger o ecossistema local, incluindo as famosas Cataratas do Iguaçu. Situado no extremo oeste paranaense, o Parque abriga mais de 185.000 hectares de Mata Atlântica e centenas de espécies da fauna e flora, muitas delas ameaçadas de extinção no Brasil.
Além da proteção ao patrimônio natural, o Parque destaca-se também pela intensa visitação pública que, junto com o fato de estar situado numa das regiões agropecuárias mais produtivas do Paraná, o torna vulnerável a uma série de impactos e conflitos com a população rural e urbana dos quatorze municípios lindeiros. Historicamente, esta situação tem se mantido e, em alguns casos, até aumentado nos últimos anos.
Contudo, além das atividades desenvolvidas pelas diferentes Áreas e Setores deste Parque foram criados Programas e Projetos para o desenvolvimento de ações complementares àquelas rotineiras da Instituição, como pesquisa, proteção e educação ambiental.
Dentre estes Programas fora implantado o Programa aquaIGUAÇU, responsável pelo monitoramento das Estações de Tratamento de Esgoto das Concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu, tem como objetivo principal identificar e solucionar irregularidades existentes no tratamento dos efluentes gerados diariamente nas instalações turísticas e evitar a contaminação dos rios que recebem os efluentes tratados. Mais recentemente, o Programa aquaIGUAÇU tem se dedicado também a monitorar alguns dos rios que entram no Parque a partir das áreas rurais do entorno e buscar soluções participativas com as comunidades envolvidas.
Visando a expansão dos projetos do Parque Nacional do Iguaçu foi criado no ano de 2000 a Escola de Educação Ambiental, Escola Parque, com objetivos de estimular atitudes em favor da conservação do meio ambiente e da biodiversidade da Unidade. Dentre as principais atividades da Escola Parque destacam-se as ações que, através da integração, envolvimento e
comprometimento da comunidade com a gestão do Parque, visam estimular atitudes em favor da conservação ambiental e da biodiversidade local. A premissa básica desse trabalho é que vivemos em um modelo social em que o uso dos recursos naturais é desigual e conflituosa entre seus diferentes segmentos e, nesse contexto, a educação ambiental deve promover um processo de conhecimento e transformação da realidade de vida de educandos e educadores visando valorizar a convergência dos interesses comuns.
É com o objetivo de passar conhecimento que o Programa aquaIGUAÇU juntamente com a Escola Parque apresentaram o Projeto Conhecendo os Rios do Parque – Rio Dourado, Rio Silva Jardim, e Rio Edmundo, o qual objetiva a realização do monitoramento da qualidade da água destes rios que adentram no Parque Nacional do Iguaçu, de forma a obter subsídios para definições de programas de acompanhamento, estratégias de manejo, práticas conservacionistas, e o desenvolvimento de maior percepção e consciência ambiental da população do entorno desse rio.
Considerando que a Escola Parque já vem desenvolvendo ações de sensibilização ambiental com os quatorzes municípios lindeiros ao Parque, foi proposto o desenvolvimento deste projeto em conjunto, tornando-a co-responsável pelas atividades de Educação Ambiental, com a população das comunidades abrangidas pelo Projeto. As atividades terão foco nos resultados obtidos com o monitoramento e diagnóstico realizado pelo Programa aquaIGUAÇU.

Descrição

A partir do reconhecimento das comunidades locais, será elaborado e aplicado um Programa de Educação Ambiental a fim de se iniciar um trabalho de sensibilização da importância da proteção dos recursos hídricos, para saúde da população, do Parque Nacional do Iguaçu e da importância da conservação dos recursos naturais tal como a da existência de uma Unidade de Conservação, entre outros assuntos referentes aos problemas ambientais observados. As metodologias para a abordagem desses assuntos serão desde reuniões e palestras a coletas e análises da água do rio para melhor execução do monitoramento dos rios Dourado, Silva Jardim e Edmundo.
Inicialmente, será enviado um convite para os proprietários do entorno dos rios, alunos e professores do colégio selecionado e demais autoridades públicas, para que possam comparecer à apresentação do projeto que será exposto pela equipe de analistas do ICMBio e colaboradores do Parque Nacional do Iguaçu.
O projeto visa desenvolver o monitoramento dos rios em conjunto com os alunos do ensino médio do Colégio Estadual dos Campos São João Batista de La Salle sendo os mesmos alunos que participaram do projeto em 2013 e 2014.
Após os contatos com a comunidade, o colégio participante e o poder público local, serão feitos os levantamentos de campo, e a partir de bases cartográficas cedidas pelo município e informações da população, serão definidos os pontos onde ocorrerão os monitoramentos ambientais.


A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Matelândia, realizará coletas em pontos de amostragem dos rios para determinarem quais destes deverão ser monitorados no decorrer do projeto. Os pontos determinados deverão apresentar características significativas das atividades antrópicas realizadas no seu entorno.
Os alunos selecionados participarão de 3 coletas durante o ano e terão nos meses subseqüentes a estas, encontros com os analistas e colaboradores do Parque Nacional para discutir assuntos pertinentes às observações feitas durante o monitoramento.
Durante esse monitoramento serão realizadas análises físico-químicas (ANEXO I), além de levantar as irregularidades ambientais e propor soluções para estas.
Ao final do projeto serão realizadas duas reuniões de apresentação dos resultados: uma para a comunidade e outra para a chefia do Parque Nacional e equipe da Unidade, além dos representantes das concessionárias do Parque, para a socialização das informações geradas e busca de parcerias para as ações propostas.
A ADENAM – Associação da Juventude Defensora da Natureza de Matelândia coordenara os trabalhos de recuperação das duas nascentes que estão previstas no projeto, utilizando a metodologia da Tecnologia Social denominada “Projeto Água é Vida”.

Objetivos

Gerais:

• Elaborar um plano de maior duração para o monitoramento da qualidade ambiental dos principais rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) e coletar dados para propor ações e medidas corretivas às irregularidades detectadas.

Específicos:

• Definir um plano de ação para o levantamento da situação ambiental do Rio Dourado, Rio Silva Jardim e Rio Edmundo;
• Desenvolver o trabalho com o mesmo grupo de alunos que participaram do projeto no ano de 2013 e 2014, juntamente com os educadores ambientais do município trabalhando no desenvolvimento das diferentes ações técnicas, buscando o apoio dos órgãos públicos e privados;
• Buscar o apoio das concessionárias do PNI, para auxiliar o desenvolvimento do projeto.
• Realizar monitoramento ambiental dos rios mencionados;
• Levantar informações capazes de subsidiar o monitoramento sistematizado desse curso d’água;
• Identificar pontos de poluição e contaminação desses rios, tanto nas áreas urbanas quanto rurais;
• Propor estratégias de ações corretivas e preventivas, viáveis à população e comunidades envolvidas;
• Gerar informações para estimular a elaboração de atividades de educação ambiental.
• Recuperar duas nascentes.

Metas a atingir:

Com o desenvolvimento deste projeto espera-se obter um diagnóstico da qualidade ambiental das águas do Rio Dourado, Rio Silva Jardim e Rio Edmundo, para que, com estes resultados, sejam elaborados à realidade local, práticas conservacionistas e principalmente o desenvolvimento de maior percepção e sensibilização ambiental da população que vive no entorno destes rios.
O sucesso deste trabalho agrega conhecimentos sobre a qualidade ambiental das águas que adentram o Parque Nacional do Iguaçu.

Cronograma

Físico:

• 1º ENCONTRO (18/03) – Encontro dos alunos escolhidos com os colaboradores do Parque Nacional do Iguaçu;
• 2º ENCONTRO (12/05) – 1ª Coleta;
• 3º ENCONTRO (16/06) – Reunião para discussões;
• 4º ENCONTRO (22/07) – 2ª Coleta;
• 5º ENCONTRO (11/08) – Reunião para discussões;
• 6º ENCONTRO (15/09) – 3ª Coleta;
• 7° ENCONTRO (22/09) – Recuperação de nascente com plantio de mata ciliar em comemoração ao Dia da Árvore;
• 8º ENCONTRO (20/10) – Visita ao PNI em Céu Azul;
• 9º ENCONTRO (10/11) – Montagem e estudo da apresentação;
• 10° ENCONTRO (20/11) – Recuperação de nascente em comemoração ao Dia do Rio;
• 11° ENCONTRO (24/11) – Fechamento com a comunidade e apresentação dos resultados em Matelândia;
• 12º ENCONTRO (01/12) – Apresentação dos resultados do projeto para a Chefia do PNI, demais analistas do ICMBio, colaboradores, voluntários e concessionários que participaram e apoiaram o projeto.

Financeiro:

• 45 Camisetas – R$ 990,00
• 35 bonés – R$ 245,00
• 25 lápis com borracha – R$ 25,00
• 25 Prancheta – R$ 125,00
• 30 Bolsas
• 30 Garrafa d’água – R$ 150,00
• 01 Kit de análises de água Alfa Kit
• 25 Botas – R$ 875,00
• Café da manhã e almoço confraternização – R$ 700,00
• 2 recuperação de nascentes – R$ 4.000,00

Orçamento:

Total : R$ 7.110,00

Beneficiários Diretos:

25 alunos do ensino médio do Colégio Estadual dos Campos São João Batista de La Salle do distrito de Marquesita.

Beneficiários Indiretos:

Comunidades beira Parque.

Resultados:

Os resultados das análises serão comparados com os valores estipulados pela legislação vigente, Resolução CONAMA 357/05, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.

Anexos

Banco de Projetos