Banco de Projetos

PRAÇA DIGITAL

Ano / Edição: 2015
Município: Santa Mariana
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

Diagnóstico

O Município de Santa Mariana possui uma população de aproximadamente 12.500 habitantes, assim distribuídos 7.600 na sede 1.200 no Distrito de Quinzópolis (a 15 km da Sede) e 3.700 no Distrito de Panema (a 25 km da Sede). Uma cidade pequena com características de interior, tendo como principal fonte econômica a agricultura (de grãos), e assim como inúmeras outras de seu porte um lugar onde muitas vezes as inovações tecnológicas demoram um pouco mais para chegar. Com o advento da telefonia móvel nas regiões do interior do país, acrescido com o surgimento das inovações tecnológicas que permitem o acesso à rede mundial de internet via celular e somado ao baixo custo de planos de internet móvel, fez com que as conhecidas lanhouses ou cibercafés fossem perdendo seu espaço, e como consequência esses lugares que até então promoviam um pouco da tão sonhada e esperada inclusão digital deixaram de existir em Santa Mariana.
Os espaços com a oferta de sinal Wi-Fi se tornaram restritos a residências, estabelecimentos de ensino, empresas e também a instituições públicas como, por exemplo, o prédio da Prefeitura de Santa Mariana. Esse último serviu como cenário determinante que motivou a administração pública a pensar em um projeto de inclusão digital que pudesse atender a demanda de jovens, em especial de baixa renda como destaca a matéria publicada no portal www.redecidadedigital.com.br, a matéria jornalística intitulada “SANTA MARIANA, NO NORTE PIONEIRO, CONTA COM PRAÇA DIGITAL” apresenta uma entrevista com o chefe do executivo destacando que a decisão em acrescentar a oferta de sinal Wi-Fi foi tomada após ver a necessidade dos jovens que buscavam no prédio da prefeitura conexão com a web.
Paralelamente a ideia de criar um espaço que promovesse a inclusão digital a Praça Getúlio Vargas localizada na área central de Santa Mariana, passava por uma grande obra de revitalização que contemplava aspectos como: iluminação, acessibilidade, instalação de fonte luminosa, construção de quiosques para alimentação, além de salão de jogos. Sendo assim a administração optou por estabelecer no local o projeto intitulado “Praça Digital”(justificativa para o nome), o que atenderia a proposta de inclusão digital, atendendo as necessidades da classe mais jovens, mas também de todas as pessoas cidadãos marianenses ou não que estivessem no local.
Com a implantação da “Praça Digital” na Praça Getúlio Vargas o projeto passa a ter também outro aspecto, incentivar a frequência nos espaços públicos. O projeto veio cocorar com a sua modernidade e inovação toda uma obra e o novo conceito de como devem ser os espaços públicos os tempos atuais.

Descrição

O projeto “Praça Digital” consiste na instalação de um Ponto de Acesso a Internet com Rádio AP na Praça Getúlio Vargas com Enlace até o prédio da Prefeitura de Santa Mariana, para ser disponibilizado o serviço de WI-FI à população no espaço público (Praça Getúlio Vargas).
1) São utilizados os seguintes equipamentos: 4 UN Radio Enlaces – 5.8 GHZ; 1 UN Radio AP – 2.4GHZ; Conectores e Acessórios de Instalação; 1 UN Caixa Hermética; Suportes e Conectores de Instalação;
2) Serviço IP Direto com velocidade de 10 Mbps;
3) A distribuição da velocidade do sinal de internet funciona da seguinte forma: São disponibilizados 2 Mbps à área da Praça Getúlio Vargas no período de segunda a sexta-feira no horário das 07h00min. as 17h29min; 10 Mbps no período de segunda a sexta-feira no horário das 17h30min. as 06h59min. e 10 Mbps durante 24 horas aos sábados, domingos e feriados. São disponibilizados 8 Mbps ao prédio da Prefeitura de Santa Mariana no período de segunda a sexta-feira no horário das 07h00min. as 17h29min.
Como é possível observar no item três o sinal de internet com velocidade de 10 Mbps é dividido entre o projeto “Praça Digital” e a estrutura administrativa municipal (computadores das secretarias/departamentos), havendo um direcionamento total da sua velocidade para a área da Praça Getúlio Vargas fora do horário de expediente dos serviços públicos.
O grande diferencial do projeto “Praça Digital” é a sua característica estrutural e também econômica, uma vez que reflete diretamente no aspecto financeiro de implantação do projeto. Seu custo total é de R$5.640,00 com pagamento em 24 parcelas no valor de R$235,00 que são referentes ao aluguel dos equipamentos e a sua manutenção, prestados pela empresa Domnetworks Ltda. – ME.
O projeto conta ainda com o Sistema de Cadastro de Usuários que foi implantado em julho de 2015, por meio desse cadastro é possível estabelecer o número de pessoas utilizaram o sinal de WI-FI, a frequência de utilização, períodos com maior incidência de acessos. Cabe ressaltar que as informações do Sistema de Cadastro de Usuários é uma ferramenta de caráter avaliativo do projeto “Praça Digital”, as informações dos usuários são mantidas em sigilo, uma responsabilidade do Departamento de Informática. Sua implantação também é justificada como medida de inibição de crimes virtuais.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar a população de Santa Mariana um espaço de interação através da rede mundial de internet, bem como aos seus visitantes.

Específicos:

Promover a inclusão digital, de forma mais específica aos menos favorecidos; criar um canal de acesso gratuito ao conhecimento (pesquisas informativas, interação nas redes sociais, lazer e entretenimento); criar e promover um espaço público de qualidade que englobe: família, bem estar e modernidade;

Metas a atingir:

Expandir até o final do ano de 2015 o protejo “Praça Digital” também nos Distritos de Quinzópolis e Panema, contemplando 100% da área do município, e criar assim como na Sede espaços públicos que podem proporcionar acesso à internet por meio do sinal de WI-FI, além do novo conceito de espaço público, com qualidade que englobe: família, bem estar e modernidade.

Cronograma

Físico:

PERÍODO AÇÃO
Maio/2014 Início da elaboração de proposta do projeto “Praça Digital”.
08/08/2014 Assinatura do Termo de Dispensa de Licitação nº 21/2014: Instalação de um ponto de acesso à internet com rádio AP na Praça Getúlio Vargas com enlace até a Prefeitura de Santa Mariana para ser disponibilizado o serviço de WIFI, gratuito à população.
08/08/2014 Envio de Formulário de Solicitação de Serviços – Termo de Adesão à empresa contratada.
15/08/2014 Fase de teste do sinal WIFI.
20/08/2014 Sinal de WIFI em pleno funcionamento
30/08/2014 Inauguração do projeto “Praça Digital” durante a inauguração da obra de revitalização da Praça Getúlio Vargas.
21/07/2015 Implantação do Sistema de Cadastro de Usuários.
31/12/2015 Implantação do projeto “Praça Digital” nos Distritos de Panema e Quinzópolis.

Financeiro:

O projeto “Praça Digital” tem um custo total de 5.640,00 (Cinco mil seiscentos e quarenta reais).

Orçamento:

O projeto “Praça Digital” tem um custo total de 5.640,00 (Cinco mil seiscentos e quarenta reais) com pagamentos a ser efetuados durante o período de 24 meses, com parcelas no valor de 235,00 (Duzentos e trinta e cinco reais). O valor é referente ao pagamento pela prestação de serviços da empresa Domnetworks Ltda. – ME., que contempla o aluguel dos equipamentos, bem como a manutenção dos mesmos e funcionamento do sinal de WIFI. O contrato tem a vigência de 24 meses.

Beneficiários Diretos:

O Projeto “Praça Digital” foi implantado oficialmente em 30 de agosto de 2014, mas o Sistema de Cadastro de Usuários surgiu recentemente, apenas em 21 de julho de 2015, sendo assim não é possível estabelecer um número específico de pessoas (marianenses ou não), que utilizaram o sinal de wireless antes de sua implantação. Porém utilizando como base o gráfico com o volume de usuários mês, gerado em 26 de agosto de 2015 que apresenta: 410 cadastros em julho e 409 cadastros em agosto. Levando ainda em consideração que o cadastro é efetuado unicamente no primeiro acesso é possível prever uma média de 400 cadastros mês. O que leva ao seguinte resultado:

MÊS MÉDIA DE CADASTRO DE USUÁRIOS
SETEMBRO/2014 400
OUTUBRO/2014 400
NOVEMBRO/2014 400
DEZEMBRO/2014 400
JANEIRO/2015 400
FEVEREIRO/2015 400
MARÇO/2015 400
ABRIL/2015 400
MAIO/2015 400
JUNHO/2015 400
JULHO/2015 410
AGOSTO/2015 409
TOTAL 4.819

* Vale ressaltar que o número total é uma previsão com base nos dados fornecidos pelo Sistema de Cadastro de Usuário do projeto “Praça Digital”, e o mesmo não representa o número de usuários que utilizam constantemente o sistema de WIFI.

Beneficiários Indiretos:

1) Segundo dados recentes do Sistema de Cadastro de Usuários, mais de 140 pessoas estão cadastradas como visitantes, ou seja, pessoas que não residem no município de Santa Mariana, mas que utilizaram o sinal de wireless por uma razão qualquer (interação nas redes sociais, sites de entretenimento, finalidades profissionais ou estudantis), esses se caracterizam como beneficiários indiretos por não serem residentes e seu acesso ao “Praça Digital” possuir tempo determinado por sua visita ao município.
2) Dentro do espaço da Praça Getúlio Vargas existem quiosques com finalidade comercial (venda de lanches, pasteis, refrigerantes, porções, etc. e banca de revistas, jornais e livros), com a implantação do sinal de WIFI o fluxo de pessoas que circulam diariamente tornou-se maior, assim como o tempo de permanência no espaço, favorecendo esses pequenos comerciantes.
3) O acesso gratuito a internet e de forma específica as redes sociais, cria uma grande rede de promoção das atividades realizadas na área central da cidade, como por exemplo, os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura como, projetos literários, semana cultural de final de ano, auto de natal, desfiles, shows, etc. que são divulgados em tempo real por parte do público e promovem a cidade na internet, pequenas postagens que em grande fluxo promovem o turismo, o lazer e também o comércio local.

Resultados:

Quanto ao número de pessoas atingidas, o projeto “Praça Digital” hoje atende diretamente 45,5% da população (residentes) em Santa Mariana (Sede: 7.600 habitantes) e 17,9% da população visitante (não residentes);
Quanto a população referente aos Distritos de Panema e Quinzópolis (4.900 habitantes) não é possível estabelecer qualquer tipo de porcentagem de alcance, visto que a fase de extensão do projeto ainda não foi concluída;
O Sistema de Cadastro de Usuários - parte integrante responsável pela avaliação das informações do projeto tem até o presente momento atendido a proposta inicial de sua implantação, servindo como base para o estabelecimento de metas e estratégias que podem contribuir futuramente com o projeto;
Criado um canal de acesso gratuito ao conhecimento, bem como um espaço de interação através da rede mundial de internet;
Iniciado o processo de promoção e incentivo a inclusão digital;
Transformação da Praça Getúlio Vargas em um novo modelo de espaço público, contemplando fatores que englobam: família, bem estar e modernidade;
Aumento no fluxo e permanência de pessoas na região da Praça Getúlio Vargas incentivando a venda dos produtos dos quiosques (venda de lanches, pasteis, refrigerantes, porções, etc. e banca de revistas, jornais e livros), localizados no espaço;
Promoção de atividades comerciais, acadêmicas, culturais, sociais etc. nas redes sociais e como consequência a promoção do turismo;
Sanada a necessidade inicial que originou a proposta de elaboração e implantação do projeto.
Além de manter o orçamento financeiro inicial de baixo custo.

Anexos

Banco de Projetos