Projeto Cidadania: a arte de ler e escrever
Ano / Edição: 2015
Município: Carambeí
Função de Governo: Assistência Social
Administração Indireta:
Prefeitura Municipal de Carambeí
Diagnóstico
No Brasil existem várias ações movidas pelos órgãos educacionais para promover a redução do analfabetismo.
No município de Carambeí se tem a Educação de Jovens e Adultos - EJA, na área de Educação.
A população que irá ser atingida será as pessoas idosas, que muitas vezes não querem fazer parte deste sistema por se sentirem "velhos" e sem perspectiva de uma vida melhor. Assegurar um espaço de encontro para os idosos, detectar necessidades e motivações para o seu desenvolvimento é um dos princípios dos Serviços Socioassistenciais.
Na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, Resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, nos Serviços de Proteção Social Básica, este Projeto está referenciado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em descrição específica do Serviço para Idosos.
Estes Serviços Socioassistenciais tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
No Estatuto do Idoso, Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003, em seu Capítulo V, artigo 20, diz que o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, entre outros.
Neste contexto, a Secretaria Municipal de Assistência Social, junto ao Centro de Convivência do Idoso, lança a proposta de auxiliar aos idosos de uma maneira alternativa a aprender a ler e escrever, passando a ampliar seus horizontes.
Descrição
O conceito de alfabetização não deve se restringir ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem sob seu aspecto material (fonêmico e grafêmico), ou seja, não consiste apenas na aquisição individual das habilidades requeridas para a leitura e escrita, transpondo o âmbito do puramente formal e enveredando pelos caminhos de uma abordagem sócio-interacionista da língua, seja ela falada ou escrita. (NOBREGA, p. 02, 2004).
Segundo NOBREGA, com relação a este conceito, Liliana Landsman (1993, apud Possas, 1999) determina três concepções que se complementam considerando a alfabetização como uma atividade que vai além do saber ler e escrever. Em primeiro lugar, esta autora diz que ser alfabetizado é desempenhar um conjunto de atividades associadas ao uso prático.
Em seguida, nos apresenta a concepção que vê na utilização da escrita também um aquisição de poder político, econômico e mental. Por fim, o terceiro modo de ver este processo é entender que o essencial para ser alfabetizado é ter adquirido as formas de expressão contidas nos livros e apreciar o seu valor estético.
Sendo assim, a autora expressa que o conceito de alfabetização deve ser suficientemente amplo para incluir a abordagem mecânica do ler/escrever, o enfoque da língua escrita como meio de expressão/compreensão, com especificidade e autonomia em relação à língua oral e, ainda, os determinados sociais das funções e fins da aprendizagem da língua escrita (NOBREGA, p. 02, 2004).
Devemos pensar o processo de alfabetização como uma ferramenta de libertação para os alfabetizados (sejam eles crianças, jovens, adultos ou pessoas idosas).
No que se refere às atividades do projeto para as pessoas idosas é necessário um planejamento e execução das aulas que será realizado por um (a) professor (a) voluntário (a).
No momento a Secretaria Municipal de Assistência Social junto com o Centro de Convivência do Idoso propõe horários fixos, sendo determinados, conforme a adequação dos voluntários que farão parte deste Projeto.
As aulas terão carga horária de 04 (quatro) horas semanais e dois dias na semana. No que se refere ao planejamento das aulas, estes serão realizados em reuniões com todos os envolvidos no Projeto.
A turma de alunos do Projeto será formada por número ilimitado de pessoas idosas e assistirão as aulas em sala cedida pelo Centro de Convivência do Idoso.
Os alunos não receberão certificado, visto que, este Projeto não está vinculado aos estabelecimentos de ensino.
Busca-se traçar um caminho metodológico que correspondesse diretamente à realidade destes alunos. Para tanto, caberá a Equipe do Projeto observar a história de vida, os anseios e as necessidades imediatas dos aprendizes envolvidos no Projeto.
Para tanto, utilizaremos de unidades temáticas para familiarizar os alunos com o modo de escrita, são elas:
- Unidade Sentimentos: paz e amor, esta unidade foi caracterizada por trazer à tona questões referentes aos sentimentos afetivos, cultivados pelas pessoas, principalmente entre parentes, o que suscitou um debate sobre as várias significações dos sentimentos em nossa sociedade.
- Unidade Direitos Humanos: educação, saúde, moradia, segurança e trabalho, nesta unidade, que teve maior feição conscientizadora, suscitamos a criticidade dos alunos em relação aos direitos humanos, que, por muitas vezes, são desrespeitados e não priorizados pela classe política, isto de acordo com a realidade de cada turma com que atuamos. Neste momento, devido ao desenrolar das discussões, foi dada ênfase às questões relacionadas ao trabalho e, em específico, às várias profissões existentes em nossa sociedade, sempre enfatizando a relação existente entre trabalho, profissão e emprego, as atitudes sociais que os envolvem e a prática de escrita que estão atrelados ao mundo do trabalho.
- Unidade Documentos do Cidadão: identidade, carteira de trabalho, CPF e título de eleitor, o enfoque principal desta atividade era a orientação aos alunos quanto à documentação necessária, em nossa sociedade, com relação ao reconhecimento legal do cidadão, enfatizando-se o caráter intrinsecamente escrito que estes possuem.
- Unidade Urbanismo: cidade, sociedade e meios de transporte, esta unidade se caracterizou pela abordagem das características gerais do meio urbano em que vivem os alunos, bem como das diferenças e semelhanças entre algumas sociedades existentes (rural e urbana), a fim de promover a reflexão e conhecimento dos diversos costumes e linguagens que estas cultivam e pelos quais são caracterizadas, por fim, abordamos a temática dos meios de transporte característicos do meio urbano e rural.
- Unidade Literatura: livros, cordel, escrita, esta foi uma unidade temática inovadora neste ano do projeto e a sua relevância incidiu em informar aos alunos sobre a importância dos registros literários das sociedades durante os anos, bem como levá-los a conhecer melhor este universo da escrita em livros e suas peculiaridades artísticas.
- Unidade Meios de Comunicação: jornal, bilhete e carta, esta fase de estudo tinha o objetivo de trazer à discussão em sala de aula as funções sociais da escrita através dos meios escritos que as pessoas de uma sociedade se utilizam para comunicarem-se entre si. Neste sentido, estudamos o jornal, a carta, o bilhete, formulários diversos, dentre outros veículos de comunicação escrita.
- Unidade Festas Natalinas: Jesus, nascimento, festa, cartão de Natal, salvação, compreendendo a importância dos festejos de final de ano para a sociedade em que vivemos, tanto no que diz respeito ao aspecto religioso e cultural, quanto no que se refere às intenções do mercado financeiro, conduzimos, através de discussões, os alunos a desenvolverem uma percepção crítica e esclarecedora acerca dos acontecimentos que ocorrem no final do ano, promovendo o contato com as expressões escritas mais comuns deste período do ano (NOBREGA, p.04, 05, 2004).
A partir dessas unidades temáticas, podemos desenvolver dinâmicas, construção de textos orais e escritos, debates, etc. Para fazer estas unidades precisaremos desses materiais didáticos, sendo: livros de alfabetização, revistas, jornais, material personalizado (elaborado pela equipe), textos variados, literatura de cordel, cartazes, rótulos, embalagens, alfabeto móvel, etc.
Objetivos
Gerais:
Favorecer o desenvolvimento da leitura e escrita de forma prazerosa em busca de conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a diminuir o preconceito e a produzir conhecimentos.
Específicos:
- Vivenciar ações pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentados em princípios éticos em defesa da cidadania e justiça social;
- Identificar a função da escrita e da leitura como garantia do processo de autonomia e participação civil;
- Promover o encontro entre o processo criativo e a realidade social dos idosos;
- Vivenciar experiências que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades e ampliação do universo educacional, de informação e cultura.
Metas a atingir:
- Introduzir a escrita;
- Introduzir a leitura;
- Gerenciar e monitora o Projeto;
Cronograma
Físico:
- Humanos: Professores Voluntários
- Materiais: os materiais e equipamentos serão fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social
Financeiro:
- Os recursos financeiros sairão do Lei Orçamentária Anual da Secretaria Municipal de Assistência Social
Orçamento:
Até o presente momento não houve gasto financeiro com o Projeto, os Professores são Voluntários e os materiais e os equipamentos necessários já existiam disponível na Secretaria Municipal de Assistência Social, mas existe previsão orçamentária para os eventuais gastos.
Beneficiários Diretos:
Os idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso nas várias atividades fornecidas e que possuem a vontade de estar aprendendo a ler e escrever para ter mais autonomia.
Beneficiários Indiretos:
Todos os envolvidos direta ou indiretamente com os idosos que frequentam as aulas de alfabetização.
Resultados:
- Promover medidas educacionais, observando e respeitando sua faixa etária, para que os idosos que não saibam escrever tenham ao menos a noção da escrita;
- Concretizar o propósito de formar os idosos como praticantes da cultura da leitura;
- Acompanhar o desenvolvimento das atividades do projeto e realizar trâmites administrativos e financeiros.
Esses resultados estão diretamente ligados as metas já descritas.