Banco de Projetos

Sentido Único - Cultura Educa.

Ano / Edição: 2015
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Transporte

Administração Indireta:

Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte

Diagnóstico

Projeto “Trânsito: Sentido Único - Cultura Educa.

O Brasil nas últimas décadas foi aos poucos se colocando entre os campeões mundiais de acidentes de trânsito, como reflexo dos mesmos; O número de veículos em circulação, desorganização do trânsito, deficiência geral em fiscalização. Contudo sabe-se que estes fatores estão inerentes as condições dos veículos, o comportamento dos usuários do sistema e a impunidade dos infratores.
Entre os acidentes de trânsito observa-se nas últimas décadas um aumento crescente nas estatísticas dos mesmos, envolvendo principalmente entre os outros as motocicletas, veículo que vem ganhando cada vez mais a utilização da população, por ser um veículo ágil, econômico e de custo reduzido. Diante a todo exposto A Organização das Nações Unidas – ONU – apresenta a grande preocupação em diminuir acidentes e mortes no trânsito através do exposto na carta “Década de Ações para Segurança no Trânsito” entre 2011 a 2020, e fulgente cada estado e município deve contribuir com sua integração.
Infelizmente o município de Ponta Grossa não foge a essa regra, e muitos são os fatores observados no cotidiano do nosso trânsito, tais como a imprudência, abuso de velocidade, desrespeito a sinalização e principalmente a falta de atenção, muitos deles resultando em vitimização leves, graves e fatais de indivíduos de diferentes idades.
Este país tem proposto diversas políticas públicas preventivas na melhoria do trânsito, atendendo as prerrogativas de diminuir estes fatos.
Neste município, estão sendo executadas várias metodologias em diversos projetos para atingir e conscientizar a todas as pessoas. Porem neste projeto em questão o foco principal é a criança; Ela será o agente disseminador da Educação no Trânsito.

Descrição

O Projeto Sentido Único – “Cultura Educa” esta sendo realizado através de peças teatrais, onde as crianças vivenciam a educação através da ludicidade.
As crianças saem do ambiente formal da sala de aula, carteira, regras e postura e vivenciam cultura e educação através de outras linguagens como; falas engraçadas e músicas.
A musicalidade hoje é uma metodologia mágica para o aprendizado dos nossos meninos e meninas, as crianças viajam em um mundo ilustrado de placas e orientações sobre convívio social e regras de trânsito, porem de forma diferente; cantando e batendo palmas.
A educação se transforma com dinamismo e conta com a integração das nossas crianças. As mesmas podem assim construir o conhecimento, aliando a teoria com a prática tornando a aprendizagem significativa. Diante do exposto deixamos as palavras do grande “Pedagogo Paulo Freire”, em sua obra "Pedagogia da Autonomia”.

“Gosto der gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado. A diferença entre o inacabado que não se sabe como tal e o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de saber-se inacabado. Gosto de ser gente porque, como tal, percebo afinal que a construção de minha presença no mundo, que não se faz no isolamento, isenta da influência das forças sociais, que não se compreende fora da tensão entre o que herdo social, cultural e historicamente, tem muito a ver comigo mesmo.”

A citação ressalva a importância de gostar de pessoas, e gostar de pessoas é acreditar, motivar e investir nas pessoas.
As peças teatrais são agendadas na própria escola se a mesma tiver o devido espaço, também contamos com Auditório de Teatro Pax.
Para que o projeto tivesse inicio contamos com apresentações que tiveram como foco as escolas municipais, com objetivo de atingir todas as escolas com ensino fundamental de 1º e 2º ciclo, da cidade de Ponta Grossa, crianças com faixa etária idade de 03 a 09 anos de idade.
Aprendizagem rica, de vários valores e significados, pois a criança através da cultura, fator básico para formarem-se bons cidadãos presta a atenção nos comportamentos que irá praticar e cobrar dos adultos, pais e responsáveis. Nesta peça teatral pode-se incorporar aprendizagem sobre regras, sinalizações, cidadania, ética humana, a formação completa dos atuais e futuros cidadãos condutores. Com tudo os pais diante aos ensinamentos dos filhos refletem suas atitudes reavaliando suas condutas.
O Projeto Sentido Único “Cultura Educa” tem como meta a construção de uma nova visão dos futuros integrantes do Trânsito, pedestres, condutores. Relembrando que os governos de todo mundo se comprometeram a executar medidas que auxiliem a prevenir os acidentes no trânsito com a Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020. Nosso município está constantemente nessa luta, quem faz a educação acontecer faz a batalha diminuir com Sentido Único – valorizando o bem mais precioso que temos - a Vida.

Objetivos

Gerais:

Promover a formação integral das crianças aliando cultural e segurança no trânsito, para agirem como multiplicadores na própria escola, na família e na comunidade, realizando uma aprendizagem coletiva, envolvendo os pais e os profissionais da educação, todos através de uma política emancipadora e preventiva.

Específicos:

Realizar uma aprendizagem lúdica, envolvendo sublinear os pais e as pessoas de convívio, através de uma política emancipadora, preventiva com valores sociais e morais;
Promover de maneira interdisciplinar a educação para o trânsito buscando o resgate educacional dos nossos adultos através das crianças e uma visão duradoura na formação cidadã das crianças, futuro do nosso país;
Fortificar trabalhos de Educação para o Trânsito de uma forma sistemática, contínua e transversal;
Despertar o resgate educacional e consciência em relação ao trânsito, priorizando companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e a solidariedade, em substituição à competição, ao individualismo e ao exibicionismo.
Aplicar a Lei 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro - Capítulo VI - ART. 76 e sua obrigatoriedade;

Metas a atingir:

Em termos absolutos, o Brasil é o 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito.
Em 2014, de acordo com levantamentos feitos pelo Instituto Avante Brasil, o número de mortes no trânsito estimado é de 48.349, 132 mortes por dia e 6 mortes por hora, ou seja, uma a cada 10 minutos. Com o aumento da frota de veículos assim como do fluxo viário, os acidentes e mortes podem ter incremento, se a população em geral não absorver a real consciência dos comportamentos neste contexto.
O Estado Paraná infelizmente se encontra em 3º lugar no ranking de morte no trânsito apresentando um dos maiores aumentos de mortalidade na última década. Visando os dados apresentados pela Mapa da Violência - 2014 da Faculdade Latina Americana de Ciências Sociais, destaca-se a faixa etária mais atingida, que é a dos adolescentes e jovens.
Em meio a todos estes levantamentos sentimos a emergência de educar para a formação cidadã, responsável e integrante da nossa sociedade. Resgatar, lapidar essa formação às nossas crianças, nossos adolescentes e jovens para amenizar esses lastimáveis índices de mortes.
As metas do projeto são de contemplar aproximadamente 80 escolas em um período de 12 meses, pois o projeto foi positivamente aceito pelos professores, pais e alunos e comunidade. O ponto chave do projeto é o momento em os alunos fixam o olhar na atuação dos atores.
Pretende-se que o projeto transforme-se em programa, assim possamos lutar continuamente em mudar a linha educacional que vivenciamos , diminuindo efetivamente os dados alarmantes de acidentes no trânsito.

Cronograma

Físico:

O desenvolvimento do projeto dar-se-á em vários contextos públicos e privados, “priorizando as escolas”, podendo se estender as empresas, indústrias, instituições entre outros, bem como em vias públicas e comunidade em que estão inseridas as parcerias do projeto.

Financeiro:

Na aplicação e no desenvolver deste projeto ocorreram investimentos, o mesmo desenvolve-se através de dotação orçamentária destinada a educação para o Trânsito. Inerente ao investimento o trabalho se efetiva com profissionais qualificados, ou seja, Pedagogas e Agentes de Trânsito capacitados como multiplicadores.

Orçamento:

Orçamento;

O valor destinado à aplicabilidade do projeto de aquisição das peças teatrais teve por destino R$ 75.900,00.

Beneficiários Diretos:

Em primeiro lugar as crianças e de maneira indireta os adolescentes, jovens, familiares, profissionais da educação, comunidade em que as escolas e empresas estão inseridas e os Agentes de trânsito envolvidos no projeto.

Beneficiários Indiretos:

A cidade de Ponta Grossa possui atualmente pelo índice do IBGE (2015) - 334.535 mil habitantes. O município é o quarto mais populoso do Paraná, o número é maior se comparado com os dados do ano passado, em que a população esta estimada em 331.084 mil.
O principal objetivo do projeto é atingir as escolas de 1º e 2º ciclo, totalizando aproximadamente 80 escolas já atendidas e aproximadamente 13.409 crianças já estiveram presentes na peça teatral Gira Roda - Gira Mundo do projeto Sentido Único – Cultura Educa.
Neste momento o projeto prioriza em primeiro passo as escolas do município com a intenção que se estenda a todas.
Assim o projeto irá se estender até os familiares, comunidade, a sociedade de forma geral, profissionais da mídia, agentes e gestores públicos, entre outros;

Resultados:

Resultados:
Espera-se que o projeto transforme-se em programa; que possamos trazer à presença cultural as crianças em sua rotina diária, auxiliando na sua formação como pessoa.
Projeto tem expectativas de crescimento. Considera-se um projeto de altíssima qualidade na busca pela padronização e resgate educacional do comportamento no Trânsito, com didática e metodologia diferenciada.

Anexos

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