Sistema de Nota Fiscal Eletrônica
Ano / Edição: 2015
Município: São José dos Pinhais
Função de Governo: Administração
Administração Indireta:
Não
Diagnóstico
O Município de São José dos Pinhais possuía até fevereiro de 2014 um sistema de nota fiscal eletrônica terceirizado, o qual apresentava diversos problemas e deficiências relatados pelos usuários, além de ter um alto custo para a Administração (cerca de R$ 3 milhões/ano). Em 2013 a equipe do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, juntamente com uma equipe da Secretaria de Finanças, realizou estudos e optou por desenvolver internamente um sistema para substituí-lo.
Descrição
Desenvolvimento de um sistema para emissão de notas fiscais eletrônicas, substituindo o atual sistema contratado, tendo vista o seu alto custo e diversas dificuldades relatadas pelos usuários, além da integração com a REDESIM, para uso da Secretaria Municipal de Finanças, contadores e empresas do Município.
Objetivos
Gerais:
Modernização da administração municipal tributária, com a finalidade de produzir informações fiscais sobre a arrecadação do ISSQN, inclusive a emissão de nota fiscal eletrônica de serviços.
Específicos:
Independência tecnológica pela equipe interna da Prefeitura;
Mapeamento dos processos de finanças;
Agilidade e confiabilidade no atendimento às empresas e contribuintes.
Metas a atingir:
Integração com a REDESIM;
Diminuição de custos;
Agilidade no suporte técnico à equipe de finanças e consequentemente no atendimento aos contribuintes.
Cronograma
Físico:
Início dos levantamentos de processos em 2013 e 2014, com implantação do sistema em 1 de fevereiro de 2015.
Financeiro:
Não houve custos diretos, tendo em vista que a Prefeitura possui equipe interna especializada em desenvolvimento de sistemas, suporte técnico e atendimento aos usuários da prefeitura. Para este projeto foi necessário contar com a seguinte equipe:
Analistas de Sistemas;
Analistas de regras de negócios (servidores da Secretaria de Finanças atuando na elaboração dos processos):
- Fiscalização;
- Licenciamento;
- Rendas mobiliárias;
Help Desk (Treinamento aos usuários durante a implantação e, posteriormente, prestando suporte ao sistema).
Orçamento:
Não houve custos diretos, tendo em vista que a Prefeitura possui equipe interna especializada em desenvolvimento de sistemas, suporte técnico e atendimento aos usuários da prefeitura.
Beneficiários Diretos:
Empresas prestadoras de serviços e contadores do Município.
Beneficiários Indiretos:
Servidores da Secretaria Municipal de Finanças e Cartórios.
Resultados:
Redução de gastos com terceirizações.