PROGRAMA CORRA NA ATI
Ano / Edição: 2015
Município: Maringá
Função de Governo: Desporto e Lazer
Administração Indireta:
Não
Diagnóstico
Em levanto realizado na cidade de Maringá, detectou-se uma cidade plana, com ótima infra-estrutura , áreas verdes, parques, áreas de lazer e pistas para caminhadas. A Secretaria de esportes e lazer, propôs então, oferecer à população oportunidade da prática de exercícios físicos, utilizando-se das 60 ATIs - Academias da terceira idade, distribuídas por toda a cidade , em pontos estratégicos de grande fluxo de pessoas. Visando proporcionar maior qualidade de vida para a população.
Descrição
Projeto onde pessoas da comunidade participam de corridas orientadas por professor de educação física, com atividades diárias, de segunda a sábado, a critério do participante.
Objetivos
Gerais:
-Proporcionar ao cidadão maringaense programas de treinamentos específicos e individualizados de corrida de rua, utilizando, como recurso de manutenção da força para a corrida, os aparelhos da academia da terceira idade (ATI).
Específicos:
- Incentivar a prática de exercícios físicos regulares nos cidadãos maringaenses;
- Otimizar a utilização de recursos públicos municipais junto às comunidades, e mostrar à população que esses recursos oferecem possibilidades diversas de intervenção.
- Incentivar e aprimorar técnicas da modalidade, levando em consideração o conhecimento científico da fisiologia e da fisiologia do exercício, da biomecânica do movimento humano, da psicologia do esporte, bem como aspectos básicos da anatomia, biologia e de fatores psicofisiológicos e sociais, aplicados à sociedade.
- Proporcionar aos estagiários das ATIs oportunidades de aprendizado de técnicas de treinamento avançado, treinamento personalizado, possibilidades diretas de intervenção e prescrição de exercícios estruturados, sob a orientação de profissionais de Educação Física.
- Proporcionar e incentivar a participação da comunidade em eventos destinados à prática dessa modalidade, como as provas rústicas e maratonas regionais e nacionais.
Metas a atingir:
Ampliar o projeto de forma a atingir públicos de diversos bairros da cidade, não só na parte central da cidade, mediante adesão voluntária da população.
Cronograma
Físico:
Aplicação do projeto no período de 01 ano em número de participantes e regiões geográficas da cidade, mediante monitoramento das atividades por profissionais qualificados.
Financeiro:
Desembolso de cerca de 30 mil reais no período de 12 meses.
Orçamento:
Cerca de 35 mil reais.
Beneficiários Diretos:
Qualidade de vida e combate ao sedentarismo para os participantes.
Beneficiários Indiretos:
Aumento da qualidade de vida da população.
Resultados:
A demonstrar posteriormente.