Banco de Projetos

PROGRAMA DE ATENDIMENTO ALÉM DOS OLHOS

Ano / Edição: 2015
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

JULIO KULLER

Diagnóstico

O Estado do Paraná, segundo senso do IBGE, no ano de 2014, conta com uma população de 11.081.692 habitantes. O Município de Ponta Grossa tem, aproximadamente, 334.535 habitantes. O Estado fica em 5º lugar no ranking do senso em relação as pessoas com deficiência. Em Ponta Grossa 65.134 (Dados do IPARDES/2015) pessoas possuem algum tipo de deficiência, totalizando 21% da população. De acordo com dados levantados através dos cadastros realizados ou atualizados o Departamento da Pessoa com Deficiência, possui 4.656 usuários com múltiplas deficiências. Em pesquisa realizada recentemente no município, pode-se observar que aproximadamente 1700 usuários estão institucionalizados, e cerca de 200 usuários não são elegíveis para frequentar as instituições, o que nos mostra que um grande número de pessoas não recebe nenhum atendimento nos equipamentos sociais de serviço em nossa cidade.
Os serviços de Referência da Assistência (CRAS E CREAS), também têm em seus registros de atendimento pessoas com deficiência em situação de fragilidade e vulnerabilidade, e ou direitos violados.
A estimativa é que com o atendimento referencial à pessoa com deficiência promovido pelo Departamento da Pessoa com Deficiência da Fundação Proamor, esses 21% da população pontagrossense, ou seja, as 65.134 pessoas com deficiência, sejam de alguma forma, sejam amparadas pelos benefícios do Programa Além dos Olhos, seja ela de forma direta ou indireta.Vale ressaltar que o município prepara-se para desenvolver o Censo da Pessoa com Deficiência que será organizado e acompanhado pelo pelo Departamento da Pessoa com Deficiência, fazendo com que o Município de Ponta Grossa adquira dados concretos e mais exatos sobre o público referido.

Descrição

A Fundação Municipal Proamor de Assistência Social, instituída pela Lei Nº 8.416 de 22 de dezembro de 2005, através da fusão das Fundações: Fundação Municipal Proamor de Assistência ao Menor, Fundação Municipal de Promoção e Proteção às Pessoas Portadoras de Deficiência e da Fundação Municipal do Idoso. Tem por finalidade coordenar, fiscalizar e executar a política municipal de assistência social às pessoas com deficiência, crianças e adolescentes e idosos, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Tem sua estrutura composta pelo Departamento Administrativo e Financeiro, Departamento da Pessoa com Deficiência, e Departamento do Idoso, que tem por finalidade promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para todas as pessoas com deficiência, oportunizando a inclusão social com vistas à participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições. É responsável pelo gerenciamento do transporte especial para pessoas com deficiência física – cadeirantes, executora do Programa de atendimento ALÉM DOS OLHOS; e o Departamento do Idoso, o qual tem por finalidade a garantia dos direitos fundamentais da pessoa idosa, assegurando todas as oportunidades e facilidades para preservação da saúde física e mental e resultando no aperfeiçoamento intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
A Fundação Proamor mantém convênio com 32 entidades que prestam serviço socioassistencial, sendo 14 delas de atendimento a Pessoa com Deficiência,previsto dentro da legislação específica do Sistema Único de Assistência Social, formando um conjunto integrado da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.
Ou seja, o mundo se empenha cada vez mais para que haja a equiparação de oportunidades para que a deficiência não seja utilizada como um impeditivo na realização dos sonhos, o programa de Atividades do Departamento da Pessoa com Deficiência da Fundação PROAMOR de Ponta Grossa, acredita que a capacidade de cada um vai “Além dos Olhos”.
As atividades oferecidas são instrumentos de afirmação num contexto cultural e social de nosso povo, para as pessoas com deficiência que travam luta constante para serem inseridos e aceitos, atividades como dançar, fazer arte como o artesanato (o que pode vir a contribuir para a renda familiar), pintar, fazer graça com a arte circense para liberar a expressão emocional, se libertar com a música vinda de dentro de cada um, são de grande valia no processo de auto-afirmação. E são, sobretudo, elementos fortes na construção da cidadania, fortalecimento de vínculos sociais, de acessibilidade e democratização do indivíduo.
A Fundação Municipal Proamor de Assistência Social, através do Departamento da Pessoa com Deficiência, desenvolve o Programa de Atividades para Pessoas com Deficiência “Além dos Olhos”, de execução contínua, onde oferta as seguintes atividades:

• Dança (Ritmos);
• Fisioterapia;
• Pintura;
• Musicoterapia
• Oficina de Circo;
• Artesanato
• Terapia assistida por animais
• Oficina de Artesanato
• Terapia recreativa
• Atividades de lazer e Recreação
• Transporte Especial
• Serviço Social

Todas as oficinas acima descritas deverão priorizar atividades de fortalecimento de vínculos familiares e/ou comunitários, as quais são executadas através de diferentes metodologias de trabalho, incluindo atividades em grupo e individuais, de forma transdisciplinar.
A execução das atividades acontece no Centro Esportivo Jamal Farjallah Bazzi, de segunda às sextas-feiras, no período matutino e vespertino.
As atividades oferecidas são instrumentos de afirmação num contexto cultural e social do nosso usuário, que travam luta constante para serem inseridos e aceitos. As atividades desenvolvidas têm a perspectiva de renovar os vínculos afetivos e familiares, objetivando a reitegração dos atendidos na sociedade, promovendo melhor qualidade de vida através de um atendimento humanizado com Fisioterapia, Musicoterapia, Dança e Pintura, Circo e artesanato, Terapia Recreativa e a Terapia com Animais, são de grande valia no processo de auto-afirmação. E são, sobretudo, elementos fortes na construção da cidadania, fortalecimento de vínculos sociais, de acessibilidade e democratização do indivíduo.
A Fisioterapia é trabalhada com o usuário e cuidador na perspectiva de renovar os vínculos afetivos. Tem importante papel no desenvolvimento de habilidades funcionais, gerando independência e bem-estar, na qual o indivíduo é compreendido como uma somatória dos aspectos motores, emocionais e cognitivos, trabalhando então as necessidades e planejando um tratamento que estimule o potencial, melhorando a qualidade de vida e a autoestima do usuário.
A Musicoterapia desenvolve suas atividades com objetivo de desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que possa, através dos elementos musicais como ritmo, melodia e harmonia, estimular o potencial criativo como forma de promover a saúde física, a saúde emocional, conseqüentemente a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
As oficinas de Pintura, Dança, Circo e artesanato estimulam as diferentes expressões da Arte, sendo essa uma saída divertida e criativa para todos. As atividades são selecionadas a partir das preferências pessoais e capacidade técnica para concluí-las. Além de proporcionar prazer, podem melhorar a função motora, servir como impulsionadores de confiança e oportunidades de aprendizado. Têm o intuito de garantir a proteção dos diferentes direitos às pessoas com deficiência por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos.
A Escola de Circo tem como meta buscar o bem estar de cada usuário, levando atividades para buscar benefícios físicos e psicomotores, por meio do trabalho com mágicas, malabares e o desenvolvimento da figura do palhaço. Todas estas atividades contribuem para um desenvolvimento da expressão corporal e oral, além de trazer a cultura circense para mais perto desta população, elevando a autoestima e proporcionando um espaço de convivência social, no qual as dificuldades podem ser trabalhadas em grupo, no qual todos podem ir além de suas limitações, sejam estas quais forem.
A Terapia Recreativa busca desenvolver nas pessoas atendidas que tenham seu desempenho ou sua convivência afetados por problemas motores, cognitivos, emocionais ou de inserção social. Objetiva encontrar meios para que as pessoas com deficiência alcancem sua autonomia, independência e suas potencialidades.
Na Terapia com Animais, a utilização dos pets proporciona um espaço sócio-recreativo, sendo o animal um facilitador, um canal através do qual é possível um ser humano chegar em outro ser humano. A convivência com animais é capaz de melhorar a auto-estima, estimular a coordenação motora, o auto-cuidado por meio do cuidado com o pet, garantindo assim a conscientização de capacidades, e não das incapacidades, trabalhando o lado psíquico como o somático.
Todas as atividades oferecidas se destacam pela sua peculiaridade tendo em sua gênese condições adversas de características que se diferenciam em sua prática; a música, o ritmo, a expressão corporal, a expressão emocional, a pintura, o circo, a terapia recreativa trazem a presença de elementos capazes de contribuir consideravelmente para o desenvolvimento multidisciplinar estratégico, para o desenvolvimento da auto-estima e desenvol
vimento de vínculos sócio familiares, possibilitando o exercício de “direito” de igualdade.
Todas as atividades devematender a iniciativa de despertar no praticante a sensibilidade e expressão criadora, com movimentos que oferecem significados para o ser, o pensar, e o sentir.

Objetivos

Gerais:

Trazer ao usuário a possibilidade de desenvolver atividades que possibilitem seus sonhos ir “Além dos Olhos”, onde a valorização da vida através de seus vínculos sócio familiares poderão ser visualizados, garantido assim, o atendimento integral da pessoa com deficiência e de seu núcleo familiar.

Específicos:

• Possibilitar espaços de promoção e interação social e familiar, visando a redução de vulnerabilidades inerentes a condição física, intelectual, auditiva e visual das pessoas com deficiência;
• Estimular o desenvolvimento de habilidades das pessoas com deficiência através dos serviços e atividades oferecidas;
• Despertar a conscientização dos direitos fundamentais de igualdade em todas as áreas das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência;
• Promover o fortalecimentos da rede de atendimento dos serviços de atenção às pessoas com deficiência;
• Contribuir com a superação das barreiras sociais e culturais dos usuários dos diferentes serviços e instituições que atendem pessoas com deficiência;
• Fortalecer o desenvolvimento do trabalho em grupo, incentivando a comunicação, a responsabilidades, a confiança, a iniciativa e o comprometimento;
• Fortalecer o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo;
• Promover a acessibilidade, ampliando o desenvolvimento da autonomia e sua circulação pelos diferentes recursos comunitários existentes na sua comunidade e sociedade como um todo;
• Melhorar as condições e ampliar as perspectivas de vida das pessoas com deficiência e seus responsáveis;
• Oferecer momentos de debates e fortalecimento dos cuidadores das pessoas com deficiência;
• Levantamento de dados quanto a inclusão profissional da pessoa com deficiência, oferecendo capacitação dentro das possibilidade de cada indivíduo, contando com o apoio dos familiares;
• Mobilizar sociedade e empresários, colaboradores e profissionais da cidade para o suporte à inclusão no mundo do trabalho;
• Promover a inclusão social das pessoas com deficiência por meio de diferentes atividades esportivas, culturas e de lazer;
• Oferecer momentos de troca de experiências e de atividades rotineiras;
• Oferecer momentos de fortalecimento de vínculos por meio de atividades de socialização;
• Promover a participação ativa, consciente, de intervenção cidadã na realidade atual para a melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência;
• Oferecer debates, encontros, seminários, rodas de conversa e grupos de apoio que promovam a conscientização da população quanto ao direito de igualdade de todos.

Metas a atingir:

1. Cadastrar em média 400 pessoas por ano no Departamento da Pessoa com Deficiência;
2. Encontrar pessoas com deficiência que ainda não estejam inseridas em instituição;
3. Atender 100% das pessoas que buscarem atendimento no Departamento da Pessoa com Deficiência conforme demanda apresentada;
4. Formar grupo de apoio com os cuidadores limitando a 30 pessoas em cada grupo
5. Transportar pessoas com deficiencia conforme demanda apresentada em 1.500 viagens por mês;
6. Encaminhar 100% das pessoas que buscarem atendimento no Departamento da Pessoa com Deficiência, que não tiverem sua demanda suprida no departamento;
7. Acompanhar 100% das pessoas que buscaram atendimento no Departamento da Pessoa com Deficiência até que sua demanda seja atendida;
8. Oportunizar para as pessoas com deficiência e seu cuidador a participação nos projetos, oficinas e atividades pontuais do Departamento da Pessoa com Deficiência, conforme número disponível de cada um.
9. Realizar atividades cotidianas para o desenvolvimento de relações interpessoais;
10. Cooperar para o integral atendimento de todos os assistidos;
11. Oportunizar o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais;
12. Promover a acessibilidade às pessoas com deficiência a projetos, oficinas e atividades apropriadas;
13. Promover uma qualidade de vida melhor às pessas com deficiência

Cronograma

Físico:

O Programa "Além dos Olhos", desenvolvido para as pessoas com deficiência e seus cuidadores, é desenvolvido através de atividades, oficinas e serviços oferecidos diariamente, de segunda a sexta-feira, contemplando atividades terapêuticas, recreativas, desportivas e serviços sociais como transporte especial e cartão transporte, além dos auxílios eventuais como cesta básica.
Durante a semana, as atividades ocorrem nos períodos matutino e vespertino, sendo:

Musicoterapia: atendimentos individuais de hora em hora (08 atendimentos/dia) e dois grupos semanais de 2 horas de duração com o máximo de 30 participantes;
Fisioterapia: atendimentos individuais de hora em hora (16 atendimentos/dia);
Dança (Ritmos): 06 grupos semanais, sendo 03 pela manhã e 03 no período da tarde, com 20 participantes cada;
Pintura: 02 grupos semanais, manhã e tarde, com 30 participantes cada;
Oficina de Circo: 02 grupos semanais, manhã e tarde, com 30 participantes cada;
Artesanato: 02 grupos semanais, manhã e tarde, com 30 participantes cada;
Terapia assistida por animais: além de ocorrer simultaneamente com outros atendimentos, será oferecida nos 05 dias da semana, tanto individual como em grupo (até 10 participantes);
Terapia recreativa: todos os dias da semana individual de segunda a sexta das 8 as 11 e das 13 as 17 e 30, e 02 grupos semanais, manhã e tarde, com número livre de participantes;
Atividades de lazer e Recreação: ocorrendo tanto semanalmente como mensalmente, com festas temáticas em datas comemorativas;
Transporte Especial: 05 carros oferecem o transporte para pessoas com deficiência/cadeirantes, totalizando 50 corridas/dia;
Serviço Social: atendimento por livre procura e por encaminhamento, atendendo cerca de 45 pessoas/dia.

As oficinas são ministradas por técnicos contratados mediante licitação. As terapias são oferecidas por técnicos concursados pelo município.

Financeiro:

RECURSOS LIVRE
Material de Consumo R$ 50.000,00 / ano
Serviço de Terceiro Pessoa Jurídica R$ 15.000,00/ano
Serviço de Pessoa Física R$ 22.000,00/ano
Obras e instalações R$ 115.000,00/ano
Salarios R$ 335.431,44/ano
Encargos R$ 121.243,68 / ano

RECURSO PRÓPRIO
Material de Consumo R$ 47.996,02
Serviço de Terceiro Pessoa Jurídica R$ 7.738,30
Material Permamente (veículo) R$ 250.000,00

Orçamento:

RECURSOS LIVRE
Material de Consumo R$ 50.000,00 / ano
Serviço de Terceiro Pessoa Jurídica R$ 15.000,00/ano
Serviço de Pessoa Física R$ 22.000,00/ano
Obras e instalações R$ 115.000,00/ano
Salarios R$ 335.431,44/ano
Encargos R$ 121.243,68 / ano

RECURSO PRÓPRIO
Material de Consumo R$ 47.996,02
Serviço de Terceiro Pessoa Jurídica R$ 7.738,30
Material Permamente (veículo) R$ 250.000,00

Beneficiários Diretos:

Todas as pessoas com deficiência e seus cuidadores/familiares. As pessoas atendidas estão inseridas em todas as regiões do município de Ponta Grossa, independente de sua condição social/financeira.

Beneficiários Indiretos:

Todo o município de Ponta Grossa, no qual a inclusão será pertinente em todas as esferas da sociedade, por meio de ações integrativas, educação permanente e projetos de acessibilidade.

Resultados:

- Diminuição de pessoas com deficiência sem atendimento no municipio;
- Melhora significativa na qualidade de vida e o resgate da autoestima dos assistidos;
- Minimização dos riscos e vulnerabilidades sociais e à saúde;
- Possibilitar a convivência salubre dos usuários enquanto processo de emancipação;
- A viabilização, nas ações ofertadas, de hábitos e atitudes que favoreçam uma convivência mais saudável;
- Criação e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, gerando o sentimento de identidade e pertencimento;
- Desenvolvimento da autonomia dos assistidos.
- O desenvolvimento de conhecimentos ligados à prática de determinados ofícios dentro de um contexto de atitudes, valores e comportamento de educação pelo trabalho, facilitando a empregabilidade;
- O aumento da consciência e prática da cidadania;
- A divulgação e promoção da Política Nacional da Pessoa com Deficiencia;
- O aumento da eficácia profissional organizacional, por meio do trabalho interdisciplinar da equipe técnica e voluntários;
- A melhoria no relacionamento interpessoal e profissional organizacional;
- O aprimoramento profissional e da cultura organizacional;
- O aumento da credibilidade social da organização;
- O fortalecimento da rede socioassistencial;
- A dinamização de transferência das tecnologias sociais entre a rede social, na intenção de auxiliar a minimizar as situações de vulnerabilidade do público atendido.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos