PSS- Sistema de Triagem Pré Escolar
Ano / Edição: 2015
Município: Ipiranga
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Centro de AtendimentoEducacional Especializado
Diagnóstico
A organização mundial de saúde cita que 60% das crianças menores de 6 anos não são estimuladas, ocasionando um atraso no seu desenvolvimento. A falta de estimulação ocorre de maneira especial nas áreas com riscos sociais. Em Ipiranga os alunos de 4 a 5 anos matriculados na rede municipal são oriundos da zona rural e periferia da cidade e vinham apresentando muitos problemas na aprendizagem sendo encaminhadas para avaliação psicopedagógica aproximadamente 90 crianças por ano. Preocupados em somar esforços no combate ao fracasso escolar nos anos iniciais e na estimulação apropriada para a educação infantil, assumiu-se um compromisso, político educacional com o semelhante, no combate a todo e qualquer tipo de exclusão, principalmente o educacional. Diretamente o Projeto beneficiará aproximadamente 200 crianças na faixa etária de 4 a 5 anos e indiretamente todos os alunos da rede municipal de ensino.
Descrição
O Sistema de Triagem Pré-escolar PSS foi desenvolvido baseado no Inform Processig Model – Modelo de elaboração da Informação. Trata-se de uma Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional tem como objetivo investigar o desenvolvimento intelectual, emocional, percepto-motor, psicomotor, de linguagem, e pedagógico. Todas essas áreas do desenvolvimento humano estão envolvidas no processo de aprendizagem. Para que a investigação aconteça de forma segura, são necessários vários recursos complementares, o que evidencia a importância da elaboração de instrumentos e técnicas adequados. Esse sistema avalia a entrada da informação, a análise e integração, e a produção e expressão, criado para verificar o desenvolvimento de crianças de 3 e 5 anos. É de fácil aplicação, com duração aproximada de vinte minutos, e permite a avaliação das principais áreas cognitivas envolvidas na aprendizagem.Oferece resultados quantitativos da capacidade de aprendizagem da criança e estabelece a idade equivalente do desenvolvimento em relação à idade cronológica. Á partir do diagnóstico estabelece uma série de orientações e capacitações aos professores proporcionando a ampliação do conhecimento e criando novas maneiras de trabalhar com o aluno.
Objetivos
Gerais:
Realizar uma triagem nos alunos matriculados na educação infantil na rede municipal com idade de 3 a 5 anos.
Específicos:
Identificar precocemente casos de deficiência e distúrbios de aprendizagem;
Reduzir o número de avaliações formais para Sala de Recurso e Classes Especiais;
Capacitar os professores da Educação Infantil da Rede Municipal na teoria e na prática;
Melhorar a qualidade do ensino na Educação Infantil e Fundamental;
Aperfeiçoar a prática pedagógica com inovações para a intervenção no processo educacional;
Motivar os professores para a aprendizagem sobre a infância;
Envolver ativamente a Família no processo educacional;
Melhorar o desenvolvimento educacional dos alunos e o índice de desenvolvimento humano.
Metas a atingir:
Identificar imediatamente casos de deficiência e distúrbios de aprendizagem;
Reduzir em 30% o número de avaliações formais para Sala de Recurso e Classes Especiais;
Capacitar mensalmente os professores da Educação Infantil da Rede Municipal na teoria e na prática;
Reduzir em 30% o numero de alunos matriculados em sala de recurso
Aperfeiçoar a prática pedagógica com inovações para a intervenção no processo educacional;
Motivar os professores para a aprendizagem sobre a infância;
Envolver ativamente a Família no processo educacional;
Melhorar o desenvolvimento educacional dos alunos e elevar o índice de desenvolvimento humano.
Melhorar o IDEB das escolar da Rede Municipal de ensino.
Reuniões bimestrais com as famílias dos alunos envolvidos no projeto.
Cronograma
Físico:
Fev - Capacitação para os docentes
Março - Triagem por meio do teste PSS com alunos de 3 a 5 anos.
Abril - Reunião pedagógica para apresentação dos resultados dos docentes e profissionais.
Maio - Estudo currículo ,avaliações d educação Infantil;
Oficina pedagógica sobre linguagem.
Junho - Conselhos de Classe
Agosto - Elaboração de material didático por meio de impressão de apostila com coletânea de atividades desenvolvidas nas oficinas do PSS.
Setembro- Oficina pedagógica sobre família
Outubro- Oficina pedagógica sobre família
Novembro - Reaplicação do teste PSS
Dezembro - Seminário final com apresentação dos resultados da triagem.
Financeiro:
Quantidade - Valor Unit. - valor total
Capacitação dos profissionais avaliadores 3 R$ 800,00 - R$ 2.400,00
Materiais de Expediente R$ 6,00 - R$ 1.080,00
Lanches para reunião pedagógica 210 5,16 R$ 1.083,60
Total geral R$ 4.563,60
Orçamento:
Quantidade Valor unitário Valor Total
Capacitação dos profissionais avaliadores 3 800,00 2.400,00
Materiais de expediente 180 6,00 1.080,00
Lanches reunião pedagógica 210 5,16 1.083,60
total geral 4.563,60
Beneficiários Diretos:
Aproximadamente 200 alunos matriculados na Educação Infantil na Rede Municipal com idade 3 a 5 anos.
Beneficiários Indiretos:
Todos os alunos matriculados na rede municipal.
Resultados:
Redução de 30% nas avaliações psicoeducacionais;
Redução de 30% em alunos matriculados em sala de Recurso e Classe Especial;
Identificação precoce de crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem, Linguagem , viso-perceptivo-motor e consciência e controle corporal;
Menor índice de alunos com distúrbio de aprendizagem em idade escolar no ensino fundamental;
professores mais capacitados e motivados pela educação infantil;
participação mais ativa da família na educação dos filhos
Melhor desempenho no IDEB Municipal.