Educação para Cidadania
Ano / Edição: 2015
Município: Carambeí
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Administração Direta
Diagnóstico
A Cooperativa Ambiental de Carambeí, está localizada na Rua Rio Paranapanema s/n, bairro Boqueirão. Possui um barracão com mais de 2.000 metros quadrados de área, onde funciona o Centro de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos (COOPAM). Conta com 32 cooperados e dois motoristas para atender toda a área urbana municipal (aproximadamente 5.000 residências) e uma parcela da área rural. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, após reunião com os cooperados, verificou que 21 destes não estavam em fase de alfabetização, e 03 concluíram a 4ª série ou 5º ano. A Secretaria Municipal de Educação Professora Ana Wieslava Kaspchak, juntamente com a assessoria pedagógica da Educação de Jovens e Adultos Fase I, levaram a proposta da implantação de uma turma de EJA, com aula uma vez por semana durante o horário de trabalho para os cooperados. A proposta foi aceita, pela maioria dos cooperados, em setembro de 2014, deu início as atividades escolares.
Descrição
O projeto está sendo desenvolvido através da Prefeitura Municipal de Carambeí, Secretaria Municipal de Educação e a Coopam (Cooperativa de Resíduos Sólidos). Acontece uma vez por semana, na quarta-feira,das 8h às 12h.
O mesmo pretende que os educandos que não estão alfabetizados, passem a ter domínio da leitura e escrita dando continuidade aos estudos, e, os que não concluíram a 4ª série ou 5ª ano após prova de classificação, atingindo a nota exigida na Proposta Pedagógica, possam ser encaminhados para EJA Fase II (6º ao 9ºano). A Secretaria Municipal de Educação faz o assessoramento pedagógico seguindo a proposta curricular específica para a EJA Fase I, os educandos estão sendo preparados para a prova de classificação oferecida pelo município. A coordenação pedagógica, acompanha e orienta o trabalho do professor, e, responsabiliza-se pelo custo financeiro, oferece material didático pedagógico e lanche para os alunos. A Coopam oportuniza o espaço físico e horário de aula durante período de trabalho.
Objetivos
Gerais:
Através do trabalho pedagógico desenvolvido, durante o projeto, pretendemos que os educandos possam ter idéia de cidadania como algo que não se limita a uma palavra, um discurso, mas na relação do homem consigo mesmo para, a partir daí, abrir-se para o outro, ampliando-se para o contexto social no qual ele está inserido. É uma nova forma de ver, organizar e construir o mundo, tendo como princípios básicos os direitos humanos, a responsabilidade social na realização de metas e projetos coletivos. E é a partir deste pressuposto que a Educação de Jovens e Adultos se insere, buscando promover o envolvimento da comunidade escolar para construir um processo de escolarização dinâmico, visando o desenvolvimento integral do educador de forma consciente e libertadora. Conforme enfatiza (FREIRE 1997, p.46) “O educando deve assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de seus sonhos”. Por isto, torna-se necessário que a educação de Jovens e Adultos se concretize em idéias inovadoras e ações que possibilitem ao educando não só acumular determinada quantidade de conhecimentos, mas estar à altura de aproveitá-los e explorá-los ao longo da vida, aperfeiçoando-os e colocando-os em prática o que aprendeu.
Aprender a conhecer: proporcionar ao aluno o despertar para a ciência, levando-o a curiosidade de descobertas e o discernimento da vivência científica
Aprender a fazer: está ligado a formação profissional e como ensinar o aluno a colocar em prática seus conhecimentos, proporcionando-lhe condições de agir no campo profissional com mais conhecimento sobre seu trabalho, buscando uma ação mais qualificada, ampliando, portanto, suas potencialidades profissionais.
Aprender a viver com os outros: levar o aluno a conviver com o “diferente”, partindo de si e ser capaz de “pôr-se” no lugar do “outro”, evitando as incompreensões que geram ódio e violência.
De acordo com os fins da (Lei 9394/96, art 37) que inspiram a educação – princípios de liberdade e idéias de solidariedade humana, a educação tem como missão encaminhar a pessoa para auto-realização, despertando nela a originalidade latente, encorajando-a para que se empenhe no seu trabalho e reflita sobre cada conhecimento.
O homem se caracteriza como um ser em mutação que se faz à medida que transcende. Para o homem não há um só caminho já estabelecido, ele constrói seus caminhos e, com essa ação produz sua própria história.
* De uma filosofia de vida que à construção de valores
* De coragem para enfrentar situações-problemas com capacidade de escolher alternativas, partindo para soluções objetivas e eficazes.
Para atender o educando, os conteúdos curriculares deverão estar orientados para a prática social, para o trabalho, e a prática pedagógica deverá obedecer ao ritmo próprio de aprendizagem.
A EJA vista de uma forma construtiva, libertadora, contínua, nos conteúdos e valores existenciais, aponta para a necessidade de se abandonar o conceito de disciplinas como conhecimentos isolados e sem interatividade humana, adotando outro em que o conhecimento interaja, apoiando-se nas ações praticadas.
Um novo enfoque pedagógico, em que não se trabalhe conteúdos para que sejam memorizados, mas sim desperte o educando para a construção de sua cidadania. Não basta mais informar sobre os significados contidos nas disciplinas, o essencial é trabalhar os valores que tais conhecimentos representam na formação de um cidadão do mundo.
Três tipos de ações devem ser requeridas na educação de Jovens e Adultos aos quais dirigimos o trabalho pedagógico:
• O exercício contínuo da crítica;
• O exercício da criatividade;
• O uso da liberdade com autonomia, partindo da realidade vivida, da inserção no universo e da inclusão de conhecimentos e atitudes orientadas no sentido da cidadania.
Específicos:
Objetivo Específico
• Expressar-se e saber comunicar-se através do trabalho desenvolvido, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a realidade.
• Edificar uma relação de autoconfiança com as atividades desenvolvidas, respeitando a própria produção e a dos colegas no decorrer do projeto.
• Ajudar na formação integral dos educandos.
• Desenvolver o senso artístico e inventivo.
• Desenvolver o hábito de observação, imaginação e criatividade.
• Respeitar a capacidade individual de cada colega.
Metas a atingir:
• Que os educandos sejam capazes de dominar, leitura , escrita interpretação de textos e as quatro operações.
• Conclusão da 4ª série do Ensino Fundamental pelos educandos , continuidade aos seus estudos e auxiliar para melhora na qualificação profissional.
Cronograma
Físico:
Físico
No desenvolvimento do projeto, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Carambeí, irá propiciar condições para que os educandos possam usufruir em benefício de seu desenvolvimento e apredizagem. Segue Cronograma abaixo:
Elemento Despesa Para desnvolvimento do Projeto
Material de Consumo R$ 527,50
Merenda Escolar R$ 4.198,00
Material Humano R$ 9.020,00
Total R$ 13.745,00
Financeiro:
Financeiro
Elemento Despesa 2014 2015 2016
Material de Consumo R$ 67,50 R$ 220,00 R$ 240,00
Merenda Escolar R$ 536,00 R$1.806,00 R$ 1.856,00
Material Humano R$ 1.170,00 R$ 3.870,00 R$ 3.980,00
Material de Apoio Pedagógico ( livro didático) FNDE FNDE FNDE
Orçamento:
R$ 13.745,00
Beneficiários Diretos:
Benefícios Diretos
Com o desenvolvimento do projeto, estaremos beneficiando 25 educandos, possibilitando o conhecimento e os instrumentos necessários para interpretar e decifrar a realidade, realizar escolhas e agir sobre a mesma. Na ação educativa, o que deve estar implícito é o aperfeiçoamento do próprio homem, questão esta já formulada por Kant: “as relações da educação, no sentido mais amplo, têm que ter em mente o estado futuro da humanidade. O homem deve fazer a si mesmo melhor do que já é...”.
Beneficiários Indiretos:
Benefícios Indiretos
Os trabalahdores da Cooperativa de Resíduos Sólidos Coopam, vem de diferentes bairros, vilas, e, de municípios vizinhos. De acordo com o IBGE de 2012, o município possuia 19.813 habitantes . O senso do IBGE de 2.000 diz que 7,48% não tinha o domínio da leitura e da escrita. Através dos projetos desenvolvidos na Modalidade Educação de jovens e Adultos, o município de Carambeí de acordo com IBGE de 2010 diminui o índice de analfabetismo para 5,0%, então, ainda temos no município 687 pessoas adultas com mais de 15 anos que não dominam a leitura e a escrita.
O Projeto Educação para Cidadania, está atingindo 3,9% da população do município que não tem domínio da leitura e da escrita. As comunidades, as famílias também serão beneficiadas, pelo projeto, pois durante o desenvolvimento, seguindo a Proposta Curricular da EJA, serão trabalhados temas pertinentes às necessidades dos educandos que se fazem presentes na convivência familiar e da comunidade, como o caso do alcoolismo, drogas, prostituição, ausência de afeto, proteção e zelo, direito dos trabalhadores, dos idosos, ECA, cuidados com higiene e saúde, qualificação profissional, noções básicas de informática, meio ambiente, coleta seletiva, noções e outros. Os educando tendo conhecimento mais amplo, poderão contribuir para sua melhoria enquanto pessoa, enquanto profissional, de sua família e de sua comunidade.
Resultados:
1º Semestre de 2014, tínhamos 25 educandos matriculados, destes 18 foram promovidos para a etapa seguinte, 1º semestre de 2015, tínhamos 24 educandos matriculados, destes 15 educandos foram promovidos para etapa seguinte. 2º semestre de 2015 temos 23 educandos matriculados. Até o final de 2016, todos os educandos deverão estar aptos para serem matriculados na EJA Fase II (6º ao 9º ano).