Idoso no Trânsito
Ano / Edição: 2015
Município: Cascavel
Função de Governo: Segurança Pública
Administração Indireta:
Empresa Pública Municipal - Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito
Diagnóstico
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito, com objetivo de estimular esforços globais e nacionais para conter e reverter à tendência crescente de fatalidades resultantes de acidentes de trânsito. Atualmente, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem no mundo em consequência dos acidentes de trânsito.
De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em junho de 2011, as perdas provocadas pelos acidentes representam uma das maiores preocupações da entidade, caracterizando o trânsito como um problema de saúde pública. Na avaliação da OMS será necessário reforçar as ações de prevenção de acidentes principalmente em 178 países onde a segurança no trânsito deixa a desejar.
Etienne Krug, Diretor do Departamento de Prevenção de Violência e Perdas da OMS, informou que apenas 15% dos países possuem legislação apropriada para tratar dos principais fatores de riscos no trânsito, como beber e dirigir, excesso de velocidade, falta de uso do cinto de segurança e uso de capacetes em motos, entre outros.
O Brasil possui legislação apropriada, mas mesmo assim destaca-se no ranking da violência do trânsito. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui uma taxa de 18,9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes, enquanto países líderes registram apenas 5 mortes por grupo. O Paraná está na quinta colocação no ranking dos estados com o trânsito mais violento entre 2000 e 2010.
Dentro desse contexto estatístico retrata-se ainda a evolução da frota de veículos, num mesmo espaço de circunscrição.
Cascavel apresentou o seguinte quadro com relação à estatística de trânsito, no ano de 2014: Total de acidentes: 3.803; Vítimas com ferimentos: 1.067 e 20 óbitos. Desses, 78 acidentes foram atropelamentos, onde houve 8 óbitos; os que transitavam de motocicleta: 565 foram feridos e 8 mortos, e ciclistas, 39 feridos e 1 óbito (Dados do 6º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná)
Visto que o público alvo do projeto são os idosos, contabilizou-se os seguintes números: 5 óbitos, no ano de 2014 envolvendo pessoas com mais de 60 anos (4 pedestres e 1 condutor) – Instituto Médico Legal de Cascavel Paraná. Dados do 4º Grupamento de Bombeiros constaram que houve 50 atropelamentos de pessoas com 60 anos ou mais.
Descrição
O Projeto “Idoso no Trânsito” é realizado em duas etapas: teórica e prática. Primeiramente, o coordenador do grupo de idosos interessado no projeto, deve entrar em contato com o Departamento de Educação de Trânsito, para solicitar a ação educativa (palestra e atividade prática).
Os Educadores da Cettrans, em conjunto com os Agentes de Trânsito, desenvolvem ação educativa (teórica e prática), em data previamente agendada, de acordo com as necessidades e direcionamentos do solicitante (idosos pedestres, idosos condutores, etc). A palestra pode ser realizada no local indicado pelo solicitante, contando com condições físicas adequadas e equipamentos eletrônicos, e atividade prática será realizada nas vias públicas, (trajeto sugerido pelo solicitante e aprovado pelos agentes de trânsito).
Durante a palestra são abordados assuntos gerais relacionados ao trânsito: conceito de trânsito; o trânsito como espaço de convivência humana; o regaste dos valores necessários à convivência pacífica no trânsito; a violência no trânsito (apresentação de estatísticas de acidentes e mortes); discussão das causas da violência no trânsito; comportamentos adequados e seguros na via pública; noções básicas circulação e legislação de trânsito; os problemas de saúde e a redução das habilidades motoras e sensoriais na terceira idade e sua contribuição para os acidentes e mortes, o uso de medicamentos e outros assuntos pertinentes. É incluída também uma dinâmica ao final da palestra para compreensão dos assuntos abordados. Os mesmo, levam para casa um folder educativo com orientações.
Num segundo momento o grupo participa de atividade prática (caminhada), onde o grupo, acompanhado pelos Agentes de Trânsito, tem oportunidade de observar as situações à que estão expostos, atentando para as limitações decorrentes da idade e também para as maneiras mais seguras de locomoção no trânsito. Nesta atividade o grupo ainda pode se valer de sua criatividade, utilizando ou confeccionando materiais como balões, cartazes, faixas, música, grito de guerra, etc., que podem dinamizar a ação e contribuir para a apreensão dos valores e conhecimentos recebidos.
Objetivos
Gerais:
Realizar ação educativa com os grupos de idosos, utilizando abordagem teórica e prática sobre o trânsito, apontando para os riscos a que estão expostos e indicando o comportamento mais seguro para a locomoção nas vias públicas, a fim de evitar acidentes e preservar vidas.
Específicos:
- Possibilitar ao idoso a reflexão sobre a situação atual do trânsito de nossa cidade - e de todo o Brasil, de forma que venha a perceber como o comportamento humano impacta sobre esta realidade;
- Resgatar valores humanos necessários para a convivência em sociedade: respeito, solidariedade, cooperação, tolerância, comprometimento, etc.;
- Fornecer noções básicas sobre trânsito;
- Priorizar a preservação da vida, visando à redução do número de acidentes e vitimas;
- Motivar o cuidado para com a saúde, alertando para as necessidades/consequências do uso de certos medicamentos ou de combinações de medicamentos e o uso do trânsito nas vias públicas;
- Levar ao reconhecimento quanto a vulnerabilidade, conscientizando os idosos sobre os problemas advindos com a idade e como estes afetam algumas capacidades, alertando para os cuidados necessários a fim de que possam continuar exercendo com autonomia o direito ir e vir;
- Promover o contato do Agente de Trânsito com os idosos, a fim de que estes compreendam a importância do trabalho de fiscalização e a necessidade de respeitar a legislação de trânsito;
- Conscientizar quanto a preservação do meio ambiente, o qual está inserido no trânsito;
- Explicar os diferentes papéis que desenvolvemos enquanto usuários do trânsito.
Metas a atingir:
Diante de todos os dados expostos, logo, vê-se que a segurança no trânsito é urgente no Brasil. A cada ano, mais de 60 mil pessoas são mortas e cerca de 400 mil tornam-se feridas ou inválidas em decorrência do trânsito (DIRETRIZES DA POLITICA NACIONAL DE TRÂNSITO, 2004, [s.p]).
Desde o início do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, houve um alerta para a gravidade do problema, sendo imprescindível a conscientização por meio de ações efetivas, pontuais, atentando sobre a necessidade de se trabalhar o usuário, visando a segurança e a preservação do meio ambiente.
Para que seja possível reduzir os índices de acidentes e mortes nas vias públicas, entende-se que se faz necessária a implementação da civilidade e da humanização no trânsito. Ou seja, o trânsito deve envolver toda a sociedade.
Nesse sentido, o estado tem o papel de assumir a liderança de um grande e organizado esforço nacional em favor do trânsito, mobilizando, coordenando e catalisando forças de todos os segmentos sociais, em especial, da educação, da saúde, do desenvolvimento urbano e regional, transporte e meio ambiente, direcionando novos rumos e criando condições para a abordagem do trânsito de forma integrada. Com uma política assim, quem ganha é o cidadão, que poderá vivenciar o trânsito de maneira mais segura.
Para que haja uma convivência pacífica no compartilhamento do espaço é imprescindível conhecer e praticar normas, regras e principalmente, respeito. No entanto, um trânsito seguro não se finda no simples conhecimento de regras e lei, envolve, sobretudo a verdadeira prática da cidadania, que inclui, além dos direitos e deveres, valores humanos, ética, responsabilidade, respeito, solidariedade, etc.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB (1997), para compreender o trânsito faz-se necessário uma avaliação como um todo: como é formado; como as pessoas entendem o trânsito; é preciso analisar como ele se forma; como as pessoas compartilham esse espaço; quais interesses e necessidades estão presentes. Entender como as pessoas se comportam na disputa pelo espaço e por que existem os “problemas” do trânsito.
Infelizmente, o trânsito, que era pra ser um espaço de convivência saudável, transformou-se num ambiente de hostilidade e agressividade, de tristezas e tragédias.
E a faixa etária que está sendo penalizada nesse trânsito também é o idoso. Visto que esse é o público alvo a ser trabalho nesse projeto. Porém, realizar um trabalho nessa amplitude não constitui tarefa fácil, pois exige comprometimento das pessoas e setores envolvidos, com organização e planejamento.
Pretende-se, então diminuir acidentes, vítimas e preservação a vida, bem como o direito de ir e vir com segurança.
Cronograma
Físico:
O desenvolvimento do projeto dar-se-á em várias instituições (assistenciais, educativas, filantrópicas) – locais de encontro dos grupos de idosos e também na via pública.
Financeiro:
O projeto desenvolve-se através de materiais educativos que dispomos no Setor de Ações Educativas (balões, cartolinas, pinceis, folders educativos, multimídia, computador, caixa de som, etc.) O trabalho se efetiva com profissionais qualificados, ou seja, pedagogas e Agentes de Trânsito.
Orçamento:
Folders, cartolinas, balões e outros materiais didáticos-pedagógicos – já adquiridos pelo Setor de Ações Educativas.
Profissionais qualificados, conhecedores, especialista em trânsito e na área pedagógica se fazem necessário. Não há necessidade de orçamento especifico.
Beneficiários Diretos:
Idosos
Beneficiários Indiretos:
Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2014, a cidade de Cascavel possuía 309.259 habitantes, assim, os idosos que participam do projeto, levam para sua família o conhecimento adquirido, passando a ser multiplicador de segurança e educação no trânsito.
Resultados:
Deseja-se que:
- o resgate de valores necessários para a convivência em sociedade seja resgatada;
- esse público tenha noção sobre trânsito e cidadania;
- vidas sejam preservadas, visando à redução de acidentes e vítimas;
- o idoso reconheça-se como vulnerável, onde precisa ter mais atenção e cuidados para gozar do direito de ir e vir;
- o papel do agente de trânsito seja compreendido;
- os mesmos identifiquem-se e entendam os diferentes papéis (pedestre, ciclista, motociclista, motorista, ...) existentes no trânsito;
- haja comprometimento com a preservação do meio ambiente na utilização do trânsito.
Espera-se que os objetivos propostos sejam alcançados, mas almeja-se que o idoso não seja mais uma vitima no trânsito e que tenha possibilidades de mobilidade, acessibilidade, segurança e respeito.