Banco de Projetos

Usina de Compostagem

Ano / Edição: 2015
Município: Cianorte
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Direta

Diagnóstico

A cidade de Cianorte foi desmembrada de Peabirú possuindo uma área total de 803,232 km2. Está a uma altitude de 543 metros, numa distancia de 501 km de Curitiba, capital do Paraná. Segundo o IBGE, Cianorte possui uma população de 75.360 habitantes, sendo 51.885 habitantes.Com a consolidação da indústria de confecções, a cidade ganhou grandes centros atacadistas, como os shoppings e a Rua da Moda, que recebem, diariamente, centenas de compradores de todo Brasil. Além das confecções Cianorte possui um parque industrial diversificado incluindo indústrias metalúrgicas, de alimentos, reciclagens, moveleiros e estoparia. Outro ponto forte em Cianorte é o setor agroindustrial. A avicultura vem crescendo de maneira solida no município gerando riquezas e emprego a nossa população. Cianorte, diferente de outros municípios, mesmo com o crescimento econômico, e populacional, não deixou as questões ambientais em segundo plano. Possui o Parque Cinturão Verde, que é a segunda maior reserva urbana do Brasil. Com a criação da Lei 2.067 no ano de 2.000, o Parque Começa a receber ICMS ecológico, para sua manutenção, fiscalização e preservação. Com 523 há. de mata nativa preservada, é um orgulho para a população. O município através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com total apoio do Gabinete do Prefeito, vem fazendo um trabalho incessante, de preservação e cuidados com a reserva. Tal trabalho é observado pela qualidade de vida das pessoas, que usufruem das pistas de caminhada construídas ao redor de todo Parque. Não apenas o Parque Cinturão Verde trás qualidade de vida para a população. Cianorte possui quatro vezes mais área verde do que o recomendado pela ONU. Nas vias publicas do município, apresenta cerca de 72.000 arvores plantadas, que oferecem um clima ameno, sombra e defesa contra desastres naturais a população.

Descrição

O Projeto da Usina de Compostagem visa retirar os galhos das podas das arvores da rua e dar um destino correto para os mesmos, com a Usina tudo que seria lixo vira adubos para pequenos produtores e entidades aumentando sua produção e diminuição de gastos com adubos.

Objetivos

Gerais:

Produção de composto orgânico através de material oriundo de podas e cortes de arvores das vias públicas de Cianorte.

Específicos:

Retirar o material orgânico oriundo das arvores de passeio publico, depois triturar, encaminhar a Usina, enlerar o material, e adicionam cinzas e cama de frango para enriquecer ainda mais o produto e acelerar o processo de compostagem.
Receber os apenados de crimes ambientais para prestarem suas horas de serviços a comunidade na Usina, supervisionados pelo MP e a empresa contratada, gerando ainda mais mão de obra e solução social.

Metas a atingir:

• Destinação ambientalmente correta dos resíduos orgânicos produzidos pelas equipes de corte e poda de arvores do Município de Cianorte;
• Gerar empregos;
• Alternativa de cumprimento de horas para apenados com apoio do Ministério Público;
• Produto final rico em nutrientes com muitas finalidades agronômicas, como produção de mudas, produção de hortaliças, nutrição de solo e recuperação de áreas degradadas (matéria orgânica);
• Ajuda a projetos de entidades ligadas e agricultura e produção de alimentos;
• Produção de hortaliças (hortas residenciais) de munícipes;
• Adubação do plantio de mudas arbóreas, no parque Cinturão Verde e adubação em áreas do Parque e vias públicas.

Cronograma

Físico:

Produzir mensalmente 10 toneladas de composto

Financeiro:

R$ 172.084,56 (cento e setenta e dois mil, Oitenta e quatro reais e cinquenta e seis centavos) pagos anualmente a empresa contratada para administrar a Usina de Compostagem e também o viveiro municipal.

Orçamento:

R$ 172.560,00 (cento e setenta e dois mil, Oitenta e quatro reais e cinquenta e seis centavos) anualmente

Beneficiários Diretos:

Serão beneficiados diretamente a população pelas podas corretas e o direcionamento dos galhos; as entidades e pequenos produtores que receberão os adubos e os apenados para cumprirem suas penas e a socialização com a comunidade.

Beneficiários Indiretos:

Ministério Publico;
Empresa terceirizada para realizar a administração da Usina e,
funcionários da empresa na geração de serviços.

Resultados:

• Produção mensal de 10 toneladas de composto orgânico aproximadamente;
• 70 pessoas cumprem horas de serviços comunitários na Usina de Compostagem por período de pena;
• Todas as entidades assistenciais de Cianorte recebem gratuitamente composto orgânico todos os anos;
• São vendidos mensalmente 3 toneladas de composto orgânico e o lucro é revertido ao Fundo Municipal de Meio Ambiente;
• São doados mensalmente aproximadamente 100 sacos de 15 kg para munícipes de Cianorte.

Anexos

Banco de Projetos