Banco de Projetos

Programa de Controle Populacional de cães e gatos de rua de Pato Branco

Ano / Edição: 2015
Município: Pato Branco
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Tendo em vista o número expressivo de animais de rua em Pato Branco, trazendo preocupação quanto a insegurança da população, através dos riscos de acidentes com esses animais, dos riscos de zoonoses e dos riscos ambientais, o Município de Pato Branco instituiu o Programa de Controle Populacional de cães e gatos de rua de Pato Branco. Estima-se, conforme dados da Vigilância Sanitária, que o Município de Pato Branco possui aproximadamente 4 mil animais de rua. Diante dessa constatação, após várias reuniões com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Órgão de Vigilância Sanitária do Município, Núcleo dos Veterinários de Pato Brando e as associações do Município de defesa do bem estar animal, buscou-se essa ação prática para prevenir problemas com esses animais de rua. Após estudos e discussões nesse sentido, decidiu-se pela realização de ações para a castração em massa desses animais, através de convênio entre a Associação Lima Protetora de Animais e do Município de Pato Branco, juntamente com o Curso de Medicina Veterinária da Unisep - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.

Descrição

Realização de aproximadamente 600 (seiscentas ) cirurgias de ovariohisterectomia ou orquiectomia durante a primeira etapa do programa, mediante protocolo anestésico atualizado, envolvendo pré-medicação com analgésicos e tranquilizantes/sedativos, indução com anestésico geral intravenoso e manutenção anestésica com agente inalatório halogenado ou através de anestesia total intravenosa por infusão contínua. A técnica cirúrgica seguirá as recomendações literárias, utilizando-se de materiais de qualidade e com rígida assepsia. Os animais permanecerão por 7 à 10 dias no HV da UNISEP para os acompanhamentos pós-operatórios. Após o trabalho de esterilização os animais forma chipados para facilitar a identificação dos mesmos, possibilitando o monitoramento desses animais, após a adoção responsável desses animais. Conforme estabelecido, os animais formam semanalmente capturados pela Associação Lima Protetora dos Animais, juntamente com o apoio das lideranças do bairros da cidade de Pato Branco. Posteriormente esses animais formam transportados em veículo apropriado até o Hospital Veterinário da Unisep de Dois Vizinhos.

Objetivos

Gerais:

Controle populacional dos cães e gatos errantes do município de Pato Branco.

Específicos:

Reduzir o número de animais errantes nas ruas do município de Pato Branco;
Controlar a disseminação de patógenos causadores de zoonoses;
Proteger os animais de companhia da população em geral, devido a redução da disseminação de doenças infectocontagiosas, promovida pelo controle populacional através de esterilização cirúrgica;
Prevenir acidentes com a população, através de ataques com esses animais de rua;
Realizar feiras de adoção responsável desses animais esterilizados.

Metas a atingir:

Realizar a esterilização de 100% dos animais de rua de Pato Branco, no prazo de 5 anos.

Cronograma

Físico:

Ano de 2014 - esterilização de 600 animais;
Ano de 2015 - 800 animais;
Ano de 2016 - 800 animais;
Ano de 2017 - 900 animais;
Ano de 2018 - 900 animais.

Financeiro:

Ano de 2014 - 85.000,00
Ano de 2015 - 100.000,00;
Ano de 2016 - 100.000,00;
Ano de 2017 - 120.000,00
Ano de 2018 - 120.000,00.

Orçamento:

R$ 525.000,00 (quinhentos e vinte cinco mil reais). Recursos necessários para a execução dos cinco anos de vigência do Programa.

Beneficiários Diretos:

Município, Associações de defesa do bem estar animal, comunidade acadêmica e profissionais da medicina veterinária.

Beneficiários Indiretos:

População do Município de Pato Branco.

Resultados:

Esterilizar 100% dos animais de rua do Município;
Realizar a adoção responsável de 600 animais.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos