Banco de Projetos

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Ano / Edição: 2015
Município: Quatro Pontes
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Diagnostico
Através de um diagnóstico realizado por vários anos, percebeu-se a necessidade de disseminar o espírito da coletividade, do autoconhecimento e do desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, bem como, ampliar os conhecimentos básicos da matemática, com uma aplicação prática no dia a dia das crianças.
Nos dias atuais, com tanta tecnologia que envolve todas as crianças, muitas vezes, a escola se depara com um grande desafio; de "encantar" o aluno para que ele sinta "prazer" em estudar. A necessidade de estudar, não se discute, porém, nós professores não conseguimos competir com igualdade com tantas formas de tecnologia que temos na atualidade. Observando todo este meio, fomos em busca de algo inovador, que além de "cativar" o aluno, também, ou principalmente, desenvolve-se nele habilidades necessárias para a sua vida.
Este projeto não poderia ser apenas mais "um" , para os professores desenvolverem com seus alunos, deveria desenvolver nestas crianças o gosto pelo aprendizado e que este aprendizado fosse aplicado na prática, pois tudo que se pratica é assimilado e jamais esquecido.
Nosso público-alvo são as crianças do ensino fundamental l, ou seja, cerca de 240 alunos, além de todas as famílias que se envolvem no desenvolvimento do projeto.

Descrição

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é destinado a fomentar a cultura empreendedora, procura apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, que vai de encontro com os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Desta forma, este projeto incentiva a busca do autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Assim, a educação deve atuar como transformadora do sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
O projeto é dividido em 12 encontros, os quais são realizados semanalmente em sala de aula, pelo professor regente devidamente capacitado. O professor facilitador é capacitado pela empresa detentora da metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, O SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná. Os livros utilizados para aplicação são fornecidos pelo SEBRAE, os demais materiais necessários são de responsabilidade da escola ou mesmo da turma que irá desenvolver o projeto. Para aquisição destes materiais (vidros, tecidos, mudas de plantas, papel, spray, sucata, ingredientes para receitas) podem ser adquiridos através de parceiros ou empréstimo que deverá ser contabilizado para prestação de contas no final do projeto.
Cada ano escolar, aborda um tema específico, o qual é apresentado no livro por quatro jovens empreendedores: o Maurício, o Leonardo, a Pâmela e a Mieko. Estes personagens acompanham a turma em todos os encontros e anos.
No 1º ano o tema abordado é "O mundo das ervas aromáticas", através do qual as crianças são levadas a criar uma loja de ervas aromáticas, trabalhando todos os princípios necessários para se ter um bom negócio. No 2º ano o tema é "Temperos naturais", onde os alunos desenvolvem todo o processo desde o plantio, cultivo e a venda de temperos. No 3º ano o tema abordado é "Oficina de brinquedos ecológicos", no qual as crianças são levadas a criar brinquedos e decoração com reciclados e depois montar loja para vendê-los. O 4º ano aborda o tema "Locadora de brinquedos" e os alunos são levados a refletir de que forma podem ganhar dinheiro com a locação de um produto. No 5º ano as crianças trabalham a questão da alimentação e desenvolvem o tema "Sabores e cores". O ponto culminante deste projeto, é uma feira realizada com todos os produtos, onde todos os pais e a comunidade em geral são convidados a prestigiarem. Antes mesmo dela ocorrer o professor combina com seus alunos o que será realizado com o lucro obtido.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver comportamentos empreendedores nas crianças com um ambiente que propicie ao aluno, atividades lúdicas, assuma riscos calculados, tome decisões e perceba ao seu redor, oportunidades e inovações, mesmo em situações desafiadoras, para tanto, o professor deve ser mediador das descobertas do grupo.

Específicos:

- Desenvolver as habilidades linguísticas de: escrita e persuasão;
- Aprimorar constantemente o conhecimento;
- Planejar ações para o alcance de objetivos;
- Estimular a criatividade, o companheirismo, o respeito mútuo, a auto confiança;
- Aprimorar os conhecimentos matemáticos;
- Tomar decisões e assumir responsabilidades;
- Desafiar os obstáculos que surgirem, buscando sempre o sucesso, mantendo ou mudando as estratégias de acordo com as situações;
- Desenvolver a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios.

Metas a atingir:

Desenvolver o projeto no prazo de 3 meses, seguindo as etapas específicas de cada ano escolar e no final planejar em conjunto a feira ou outra atividade onde todos possam demonstrar aquilo que aprenderam.

Cronograma

Físico:

Cronograma: Formação dos professores: entre os dias 31 de julho de 2014 e 05 de agosto de 2014, com carga horária de 28 horas.
Desenvolvimento do projeto com os alunos: entre meses de setembro a novembro de 2014
Feira do Empreendedorismo: 05/12/2014

Financeiro:

Gastos relativos a Feira do Empreendedorismo R$ 1.500,00, com um lucro de R$ 2.180,00.

Orçamento:

O lucro obtido teve vários investimentos, os quais foram definidos no início do projeto, o que incentivou muito todos os alunos a trabalhar e alcançar seus objetivos.

Beneficiários Diretos:

Todos os trabalhos apresentados foram maravilhosos, feitos com muito empenho, dedicação pelos professores, alunos e pais que ajudaram. As vendas e aluguéis superaram as expectativas de muitas professoras, que acreditavam que a adesão ao projeto não seria tão grande. Muitos se prepararam com uma certa quantia de produto para comercializar durante o dia todo e ao meio dia tiveram que preparar mais, para atender ao público. Além deste resultado com a feira, percebeu-se que as crianças se envolveram muito, tanto na teoria como na prática de todo o projeto. Todas as pessoas que visitaram a feira elogiaram muito a iniciativa, tanto que este ano continuamos com o projeto.

Beneficiários Indiretos:

Empresas do município que terão funcionários com visão empreendedora.

Resultados:

Todo o trabalho de realização do projeto valeu muito a pena, desde enfrentar o desafio do novo até a dificuldade dos professores aceitarem a desenvolver o trabalho, pois este, depende muito do empenho e dedicação dos professores para que o sucesso seja alcançado. Além deste resultado com a feira, foi e continua sendo este ano, visível a empolgação e envolvimento das crianças em todas as atividades. Com este envolvimento dos alunos podemos ter certeza que a aprendizagem ocorre de maneira agradável e dinâmica.

Anexos

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