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LIXO NO LIXO, CIDADE LIMPA

Ano / Edição: 2015
Município: Ubiratã
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Município de Ubiratã

Diagnóstico

Uma cidade limpa é agradável para todos. Representa organização, saúde, civilidade e principalmente uma preocupação com o bem estar de todos que convivem em sociedade de forma harmoniosa. Afinal, o ambiente público, com ruas, praças e avenidas são extensões de nossas casas e como tal precisam estar bem cuidado.

A mesma lógica acontece com o tratamento dos resíduos, lixos descartados pelas pessoas em seus hábitos de consumo.

A conscientização das pessoas, mas principalmente a organização do serviço público municipal é essencial para que todo material descartado seja imediatamente recolhido e depositado em lugares adequados que não causem riscos ou impactos ambientais.

Em Ubiratã, município geograficamente localizado na região Centro-Ocidental do Paraná, com uma população crescente de 23.000 habitantes, as questões relacionadas com a coleta de lixo são prioridades para o governo municipal, que busca alternativas para a solução de um serviço de qualidade ofertado para as comunidades, urbanas e rurais.

Descrição

O Município de Ubiratã oferece serviços públicos para recolhimento de lixo doméstico, materiais recicláveis, hospitalares, eletrônicos , pneus, entulhos, galhadas e restos de construções para locais adequados (aterro sanitário, depósito de entulhos e resíduos, depósitos de pneus, materiais eletrônicos e hospitalares) que é referência regional.

Diariamente, de segunda a sábado, são recolhidos 18 (dezoito) toneladas de lixo orgânico doméstico, correspondente a 780 gramas de lixo por pessoa e 432 (quatrocentos e trinta e duas) toneladas por mês.

Da mesma forma, diariamente são recolhidos no Município de Ubiratã, 72 (setenta e duas) toneladas (correspondentes a 1.240 toneladas por mês), de entulhos, terras sujas, resíduos de limpeza de terrenos, de construções e reformas) que são levados para o Depósito Municipal de Entulhos e Resíduos.

Considera-se ainda que, mensalmente, mais 250 (duzentas e cinquenta) toneladas de galhadas e materiais descartáveis (móveis e eletrodomésticos velhos, material de limpeza de quintais, galhos, troncos de árvores, resíduos de jardinagem) são levadas (duas viagens diárias) para o Depósito Municipal de Entulhos e Resíduos.

A adequação do aterro sanitário, com estrutura padronizada (geo-geomembrana, testes constantes da qualidade da água do lençol freático, poço semi-artesiano para atendimento as propriedades rurais vizinhas e capacidade de recebimento para mais 10 anos) coloca Ubiratã em destaque na região, como referência no recolhimento e depósito de lixo em aterro sanitário.

Também no recolhimento de material reciclável, através da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável - RECITÃ, em duas vezes por semana, uma equipe municipal recolhe os materiais como vidros, plásticos, papeis e entregam diretamente na cooperativa para que os associados façam a separação e embalagem do material. Antes da entrega dos materiais orgânicos no aterro sanitário, outras equipes fazem uma triagem para retirada dos materiais reaproveitáveis de maior volume, o que contribui para não comprometer a capacidade instalada do aterro.

As propriedades rurais também são atendidas pelo serviço de recolhimento de lixo, sendo responsabilidade de cada morador da zona rural, deixar os volumes de lixo a beira da estrada, quando são recolhidos por caminhões do Município. Assim, o Distrito de Yolanda, as Comunidades São João, Vila Rural, Comunidade Cascalho, Auto Posto Brasília, Arcapu Campestre, Estradas Caviúna, Santa Luzia e Medeiros, com maiores concentrações de pessoas, recebem o serviço de coleta de lixo, beneficiando centenas de famílias e evitando-se que esse material seja enterrado nas propriedades rurais, o que também comprometeria o meio ambiente.

Caso que merece destaque é o da logística reversa, quando embalagens de defensivos agrícolas são devolvidos pelos produtores rurais diretamente nas cooperativas agropecuárias e empresas que comercializaram os produtos, que dão tratamentos diferenciados a essas embalagens, devolvendo-as aos fabricantes. Da mesma forma, os pneus usados são recolhidos uma vez por mês, junto as borracharias e oficinas e depositados em local apropriado para serem recolhidos por empresa especializada para tratamento adequado a esse tipo de material.

Os materiais especiais, como eletrônicos e lixos hospitalares, são recebidos e encaminhados de forma exclusiva e encaminhados para empresas especializadas no tratamento daqueles materiais.

Objetivos

Gerais:

Dar tratamento adequado ao lixo recolhido na comunidade

Específicos:

Oferecer serviço de qualidade a população no saneamento básico urbano e rural, relacionado ao recolhimento e tratamento do lixo.

Metas a atingir:

Atendimento de qualidade para todos no recolhimento e tratamento de lixo

Cronograma

Físico:

Caminhões basculantes de lixo
Trator para recolher materiais recicláveis
Aterro sanitário
Barracão para reciclagem
Armazém para deposito de pneus
Depósito de Entulhos e Resíduos

Financeiro:

Investimentos anuais:

Despesas com pessoal - R$ 150.000,00
Combustível e manutenção veículos R$ 250.000,00
Veículos - R$ 100.000,00

T O T A L . . . . . . . . . . . . R$ 500.000,00

Orçamento:

R$ 500.000,00 anuais

Beneficiários Diretos:

Toda população

Beneficiários Indiretos:

Toda a população

Resultados:

Totalidade do lixo recolhido e com tratamento adequado

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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