Banco de Projetos

Disseminando a Educação Fiscal por Meio da Arte

Ano / Edição: 2014
Município: Pérola
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

Fragilidades culturais, falta de incentivo a liberdade de expressão e a prática comportamental com relação à fiscalização da sonegação de impostos, falta de emissão de notas fiscais e conhecimento do percentual da receita arrecadado e aplicado em arte/cultura no município de Pérola-PR.

Descrição

Objetivos

Gerais:

Fomentar a discussão e a disseminação da Educação Fiscal por meio da socialização da Arte para a efetivação da ação cidadã.

Específicos:

• Proporcionar estudos sobre os aspectos histórico, arquitetônico e artístico do município de Pérola-PR e de outras localidades por meio de visitas in loco a espaços públicos e privados, para que os alunos tenham acesso às manifestações artísticas;
• Conhecer os direitos e deveres do contribuinte, para otimizar a ação cidadã;
• Oportunizar conhecimento com relação à carga tributária e de que forma os recursos são revertidos para o município, o estado e o país;
• Efetivar prática educativa artística visando à cidadania e o conhecimento acadêmico por meio de teatro, dança, música e artes visuais;
• Efetivar a construção de um mural de concreto em espaço público do município de Pérola-PR, fazendo ligação com o trabalho de implementação pedagógica PDE 2013/2014 que contempla esta prática como forma de contribuição artística para a cidade;

Metas a atingir:

As atividades serão desenvolvidas em quatro etapas:

a. Primeira Etapa:
Educação Fiscal: Os alunos farão pesquisa sobre pagamento e aplicação dos tributos; órgãos arrecadadores e aplicações destes recursos em prol da comunidade.
Nesta atividade serão esclarecidas dúvidas sobre os impostos pagos no município, a função da Receita Estadual e Federal/Esaf/Febrafite e a importância da emissão de nota fiscal...
As respostas serão divulgadas em um Programa Especial na Rádio Comunitária local Boa Nova FM- frequência 87,9 que será realizada pelos alunos.

b. Segunda Etapa:
Estudo e pesquisa de manifestações artísticas em espaços públicos e privados de modo a contemplar os conteúdos da Série em que os alunos se inserem, contextualizando-os com as Diretrizes Curriculares.
Nesta etapa as aulas acontecerão no espaço da sala de aula utilizando os recursos pedagógicos disponíveis, tais como: Livros, revistas, jornais, textos, TV pen drive, internet, multi- mídia e documentários de ações dos anos anteriores, entre outros.
Os alunos farão uma viagem cultural a Curitiba e Maringá-PR para conhecerem e vivenciarem alguns espaços onde a arte se manifesta.
Nesta atividade os alunos farão seminários sobre os locais a serem visitados em Curitiba e Maringá.
Roteiro de atividades a Curitiba-PR e Apresentação oral pelos alunos sobre:
Museu Oscar Niemeyer: Aspecto histórico, artístico e arquitetônico. Obras e coleções permanentes e itinerantes do museu.
Murais e arte em espaços públicos: Aspecto artístico e histórico.
Teatro Guaíra: Aspecto arquitetônico, histórico e cultural.
Universidade Estadual do Paraná: Aspecto arquitetônico
Palácio Iguaçu: Aspecto arquitetônico e artístico
Secretaria Estadual de Educação do Paraná: SEED/Departamento de Educação Fiscal.
Torre Panorâmica: Vista panorâmica da cidade de Curitiba, aspecto arquitetônico e artístico.
Jardim Botânico: Aspectos históricos, artísticos e naturais.
Museu dos Expedicionários: O que podemos aprender neste museu?
Roteiro de atividade a Maringá-PR com apresentação oral pela professora sobre:
Mural de Concreto/Cocamar: Aspecto histórico, cultural e artístico do Mural de Antonio Rizzo.

c. Terceira Etapa:
Os alunos farão produções coletivas na escola (pintura mural/graffiti) e Mural histórico de concreto na Praça dos Estudantes- Pérola-PR em parceria com a prefeitura Municipal, Colégio Estadual Nestor Victor e Projeto PDE/SEED-PARANÄ.

d. Quarta Etapa:
Serão realizadas atividades artísticas no palco da escola pelos alunos do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio e apresentação artística como grupo cultural Abaecatu da Universidade Estadual de Maringá-PR/UEM abordando temas de Educação Fiscal e Cidadania.

Cronograma

Físico:

Espaço da Escola, (muros, palco, sala de aula, multi mídia e recursos audiovisuais) Muro na Praça dos Estudantes e materiais didáticos pedagógicos...

Financeiro:

Parcerias

Orçamento:

Beneficiários Diretos:

Alunos e comunidade

Beneficiários Indiretos:

População em Geral

Resultados:

Pesquisa e Divulgação: Educação Fiscal e Cidadania por meio de rádio (programas especiais e entrevistas);
Visita a espaços públicos e privados onde a arte se manifesta.
Viagem cultural a Curitiba e Maringá-PR com os alunos do Ensino Médio para conhecerem algumas manifestações artísticas em espaços públicos e privados...
Seminário e estudo de caso (Tributos, nota fiscal função dos órgãos arrecadadores, aplicação dos recursos, etc...);
Prática: Mural Histórico de Concreto em Espaço Púbico
Apresentações artísticas com temas de Educação Fiscal (arte e cidadania).

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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