PROJETO ESPERANÇA
Ano / Edição: 2014
Município: Andirá
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
O Projeto Esperança foi criado em 02 de agosto de 1992 com recursos próprios do Município e até 2013 foi mantido com recursos apenas da Prefeitura Municipal de Andirá/Secretaria Municipal de Ação Social. Situado à Avenida Major Barbosa Ferraz Júnior, 2002 Conjunto Virgínio Rosário, Andirá – Paraná, o Projeto Esperança foi criado com o objetivo principal de atender crianças e adolescentes (especialmente famílias de baixa renda) com atividades esportivas, culturais e sociais; como contra- turno escolar, pois a maioria eram filhos de trabalhadores rurais e que precisavam de uma ocupação quando não estavam na escola.
No período compreendido entre 1992 a 2013, as atividades ofertadas foram: artesanato; cultivo da horta e jardinagem; esportes e recreação; sendo que em alguns períodos também foram ofertadas atividades de culinária e orientação social, com a média de atendimento de 150-180 crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 14 anos.
Com o passar dos anos, a Política Pública de Assistência Social passou a ter novos entendimentos e ser reestruturada. Assim, em 2014, com o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, proposto pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, o Projovem Adolescente e o Projeto Esperança iniciaram um processo de mudança relacionada principalmente à integração da faixa etária do Projovem Adolescente (15 a 17 anos) ao Projeto Esperança e à oferta de novas atividades, tais como: Artes Marciais; Música e Coral; Banda; Dança e Lazer e Edu-comunicação.
Descrição
O público alvo se caracteriza por crianças e adolescentes da faixa etária de 06 a 17 anos, de ambos os sexos. A maioria dos usuários do serviço pertence à classe econômica baixa, com a formação escolar básica e/ou defasagem escolar de 01 a 03 anos. Os usuários atendidos são crianças e adolescentes em situação de acolhimento (Casa da Criança e do Adolescente), defasagem escolar, vulnerabilidade no que diz respeito às pessoas com deficiência e algumas situações de negligência por parte da família.
Quanto ao número de vagas ofertadas são 150 divididas em 75 para cada turno, (matutino e vespertino). Em 2014, estamos atendendo 134 alunos, variando um pouco durante o ano, para mais ou para menos. A maioria do público atendido se concentra na faixa etária de 08 a 11 anos. O público atendido é organizado por turma, considerando a faixa etária e o sexo, como: 6 -9 anos; 10 a 12 anos e 13 a 17 anos.
As atividades ofertadas: Artes Marciais, Banda Marcial, Música, Dança e Lazer, Educomunicação, Horticultura e Jardinagem, Artesanato, Culinária, Esporte e Recreação, e Orientação Social tem por finalidade principal de inserir as crianças e adolescentes em atividades esportivas, culturais e sociais, fortalecendo o vínculo entre eles, suas famílias e a comunidade.
Objetivos
Gerais:
- Ofertar Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos.
Específicos:
- ofertar mais opções de atividades buscando a motivação das crianças e adolescentes;
- melhorar a qualidade de atendimento do serviço;
- continuar com a inserção dos alunos em atividades esportivas, culturais e sociais;
- promover a socialização entre os alunos e educadores;
Metas a atingir:
Atender150 crianças e adolescentes, sendo 75 no período matutino e 75 no período vespertino, sem que haja evasão.
Cronograma
Físico:
As atividades com as crianças e adolescentes sempre tiveram início no mês de fevereiro a dezembro de cada ano.Este ano, devido à reforma do espaço físico interno, as atividades com as crianças e adolescentes tiveram início no mês de março. As novas oficinas/atividades tiveram início no mês de abril, devido à realização de teste seletivo para a contratação dos profissionais responsáveis por cada oficina.
Financeiro:
Os recursos financeiros servem para:
Municipal: para manutenção do espaço físico,para aquisição de materiais de consumo e alimentação; pagamento de profissionais;
Federal (a partir de 2014): para aquisição de materiais pedagógicos;
Parceria público-privados: para pagamento dos profissionais responsáveis pelas oficinas: Artes Marciais; Música; Banda Marcial; Dança e Lazer e Edu-comunicação; (pela primeira vez em 2014);
Orçamento:
Os recursos financeiros servem para:
Municipal: para manutenção do espaço físico,para aquisição de materiais de consumo e alimentação; pagamento de profissionais;
Federal (a partir de 2014): para aquisição de materiais pedagógicos;
Parceria público-privados: para pagamento dos profissionais responsáveis pelas oficinas: Artes Marciais; Música; Banda Marcial; Dança e Lazer e Edu-comunicação; (pela primeira vez em 2014);
Beneficiários Diretos:
Crianças e adolescentes.
Beneficiários Indiretos:
Famílias e Comunidade.
Resultados:
- Todas as atividades devem contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e:
- fazer com que as crianças e adolescentes possam conhecer e ultrapassar seus limites, aprender o autocontrole/disciplina e fortalecer o físico;
- trabalhar com os alunos, exercícios de concentração, técnicas de respiração e um conhecimento maior sobre a música;
- desenvolver a interação social dos alunos, trabalhando movimentos individuais e/ou em grupos. Desenvolver habilidades físicas básicas como equilíbrio, flexibilidade, ritmo e coordenação motora.
- desenvolver a interação social dos alunos, trabalhando movimentos individuais e/ou em grupos. Desenvolver habilidades físicas básicas como equilíbrio, flexibilidade, ritmo e coordenação motora;
- trabalhar com a socialização das crianças e adolescentes, a fim de promover a expressão dos alunos em trabalhos realizados em sala de aula.
- conscientizar sobre a preservação do Meio Ambiente e a importância dos recursos naturais no meio em que vivemos.
- usar a criatividade em trabalhos manuais e explorar a aptidão de cada aluno, motivando-os na confecção de trabalhos; através dos trabalhos manuais conseguimos estimular a concentração e memorização;
- trazer para o dia a dia, técnicas culinárias e cuidados com a higiene dos alimentos, sua importância para nossa saúde e nutrientes necessários e também o não desperdício de alimentos;
- explorar a atividade física e trabalhar atividades recreativas como um todo.
- explorar os mais variados assuntos de interesse coletivo, propiciando aos alunos conceitos nunca antes explorados