Banco de Projetos

Centro Regional Mãe Paranaense

Ano / Edição: 2014
Município: Telêmaco Borba
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O estado do Paraná lançou em 2013 a rede Mãe Paranaense, que propõe a atenção ao cuidado materno infantil através da organização de serviços como pré-natal, puerpério e vinculação das gestantes a serviços ambulatoriais de risco, estas ações buscam reduzir o índice de mortalidade materna-infantil.
O município de Telêmaco Borba teve em 2013 um coeficiente de mortalidade infantil de 13 mortes para cada mil nascidos vivos, que representa um valor significativo de mortes infantis, apesar da constatada diminuição quando se visualiza a série histórica do Município. A análise dos óbitos traz como principal causa de morte aquelas que poderiam ser evitadas através de um pré-natal de qualidade.
Diante destes dados e considerando o modelo de organização do Estado do Paraná, o Município de Telêmaco Borba implantou em maio de 2013 o Centro Regional Mãe Paranaense, que é um ambulatório para vinculação da gestante de alto risco, onde dispõe de atendimento especializado em enfermagem, medicina, além de equipe multiprofissional. Com a implantação do serviço busca-se a redução da mortalidade materno-infantil, vincular a gestante de alto risco ao hospital de referência, além de propiciar um atendimento humanizado as gestantes, recém nascidos e puérperas do município.

Descrição

O ambulatório Regional Mãe Paranaense conta com estrutura adequada para o atendimento das gestantes de alto risco e ainda de risco intermediário. Conta hoje com, ginecologista obstetras, enfermeira obstreta, equipe técnica em enfermagem e apoio administrativo.
O atendimento se inicia através da captação da gestante na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde se inicia o pré-natal, é realizada a estratificação de risco da gestante, quando esta é classificada como gestante de alto risco é encaminhada para o Centro Regional Mãe Paranaense (CRMP), onde a partir de então irá realizar o seu pré-natal até o final da gestação. Ainda, as gestantes classificadas como de risco intermediário, são encaminhadas para avaliação no CRMP, e segundo a avaliação médica continuam vinculadas ambulatório ou retornam para a UBS.
O acompanhamento à gestante é realizado até o final da sua gestação, sendo acompanhada pela equipe quando necessário em transportes sanitário até o hospital de referência.

Objetivos

Gerais:

Reduzir a mortalidade materna-infantil.

Específicos:

Vincular as gestantes ao parto quanto a sua classificação de risco;
Oferecer um atendimento humanizado as gestantes, recém nascidos e puérperas;
Possibilitar o acesso à Educação em Saúde;
Organizar o fluxo de atendimento.

Metas a atingir:

Captar todas as gestantes de alto risco do município;
Disponibilizar atendimento humanizado a todas as gestantes de alto risco;
Reduzir a mortalidade materna-infantil.

Cronograma

Físico:

O ambulatório Regional Mãe Paranaense conta com estrutura adequada para o atendimento das gestantes de alto risco e ainda de risco intermediário. Conta hoje com os serviços de, ginecologista obstetras, enfermeira obstetra, equipe técnica em enfermagem e apoio administrativo.

Financeiro:

64.000,00 (sessenta e quatro mil reais) o que gera uma despesa mensal de 5.333,33 (cinco mil, trezentos e trinta e três reais e trinta e três centavos)

Orçamento:

O Centro Mãe Paranaense tem uma previsão de despesas anual com pessoal, material de consumo, exames de imagem e diagnóstico de 64.000,00 (sessenta e quatro mil reais) o que gera uma despesa mensal de 5.333,33 (cinco mil, trezentos e trinta e três reais e trinta e três centavos) . Todas as despesas geradas com a execução deste projeto são suportadas e estão vinculadas ao Fundo Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, para atender o município através de recursos próprios e contrapartida do CONSUS. Dotação Orçamentária: 12.001.10.301.1001.2103 (Manutenção Atividades de Atenção Básica)

Beneficiários Diretos:

Gestantes de Telêmaco Borba.

Beneficiários Indiretos:

Gestantes dos Municípios Vizinhos.

Resultados:

Com a implantação do Centro Regional Mãe Paranaense o Município já obteve resultados positivos quanto ao fluxo de atendimento e a qualidade do atendimento as Gestantes. Também observou-se significativas melhoras nos indicadores de gestão, como, disponibilização de exames constantes do pré-natal, captação de gestantes e vinculação do parto no hospital de referência quanto a estratificação de risco.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos