Banco de Projetos

Projeto Exercitando Saúde

Ano / Edição: 2014
Município: Telêmaco Borba
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Diante da mudança do perfil epidemiológico da população mundial, através da diminuição das doenças transmissíveis para o aumento exponencial das doenças crônicas não transmissíveis, observa-se a criação de políticas públicas e desenvolvimento de ações que visam combater tal problemática.
A atividade física ou a falta desta, tem papel protagonista neste contexto. Estudos apontam que a prática regular de exercícios físicos, podem atuar de forma significativa na saúde global dos indivíduos.
No município de Telêmaco Borba evidencia-se um grande número de pessoas sedentárias, chegando a representar 65% da população. Diante do exposto, o município, buscando oferecer a sua população mecanismos de prevenção, redução e controle de doenças não transmissíveis e propiciar uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes, elabora este projeto que pretende incentivar e criar mecanismos que propiciem a prática habitual de exercícios físicos orientados por parte dos indivíduos, através da elaboração e supervisão destes por profissional de nível superior habilitado. Ainda pretende atuar no campo de Educação e promoção da saúde.

Descrição

O projeto será desenvolvido nos territórios de saúde vinculado as suas respectivas Unidades Básicas de Saúde do Município de Telêmaco Borba. Terá a coordenação, organização e supervisão realizada por profissional de nível superior com formação em Licenciatura Plena ou Bacharelado em Educação Física.
Em um primeiro momento os agentes comunitários de saúde e outros profissionais da equipe da Unidade Básica de Saúde, serão capacitados para atuarem como monitores do projeto, numa perspectiva de fortalecimento de vínculo destes com os pacientes e para que auxiliem na organização das atividades. Através de uma articulação no território será determinado o local onde as atividades serão desenvolvidas, como, centros comunitários, quadras poli esportivas, salão social de entidades religiosas, dentre outros. A equipe devidamente capacitada deverá divulgar o projeto no seu território de saúde, buscando priorizar aqueles indivíduos que apresentem alguma forma de doença crônica não transmissível ou ainda indiquem fatores de risco relacionados a tais doenças. O início das atividades contará com o cadastro dos pacientes em ficha própria do projeto e a realização de avaliação física, contendo o protocolo padrão indicada para cada grupo.
As atividades com o profissional de educação física acontecerá uma vez na semana em cada grupo, onde serão desenvolvidos exercícios físicos orientados com o objetivo de melhorar a aptidão física global dos pacientes. Em outros dois dias da semana serão desenvolvidas a caminhada orientada sob o monitoramento dos Agentes Comunitários de Saúde, com indicadores preestabelecidos e supervisionados pelo educador físico.

Objetivos

Gerais:

Promover saúde através da estruturação de grupos de exercícios físicos orientado nas Unidades Básicas de Saúde.

Específicos:

Incentivar a aquisição de hábitos saudáveis;
Fortalecer o vínculo da população com a equipe da unidade Básica de Saúde;
Possibilitar o acesso à Educação em Saúde;
Qualificar o monitoramento epidemiológico de pacientes em situação de risco;
Melhorar a qualidade de vida da população;
Possibilitar o acesso a mecanismos de prevenção à saúde;
Fortalecer a integração comunitária;
Reduzir o consumo de medicamentos consumidos pelos pacientes participantes do projeto.

Metas a atingir:

Capacitar 80% dos Agentes Comunitários;
Atingir o número de 400 pacientes cadastrados no projeto em 2014;
Implantar o projeto em 10 unidades básicas de saúde em 2014;
Adquirir equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades;
Ampliar o acesso dos participantes do projeto a ações de educação em saúde;
Realizar a avaliação física de todos os participantes do projeto;
Reduzir em 30%o consumo de medicamentos dos pacientes participantes do projeto.

Cronograma

Físico:

Levantamento de Unidades; Capacitação de profissionais; Organização de locais
Captação dos pacientes; Organização das atividades; Avaliação Física; Início das Atividades.

Financeiro:

50.000,00(cinquenta mil reais) anual, o que gera uma despesa mensal de 4.166,66 (quatro mil cento e sessenta seis reais e sessenta e seis centavos).

Orçamento:

O Projeto Exercitando Saúde tem uma previsão de despesas anual com pessoal, material de distribuição gratuita e permanente em aproximadamente de 50.000,00(cinquenta mil reais) o que gera uma despesa mensal de 4.166,66 (quatro mil cento e sessenta seis reais e sessenta e seis centavos). Todas as despesas geradas com a execução deste projeto são suportadas e está vinculada ao Fundo Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, através de recursos próprios e vinculados ao Ministério da Saúde 12.001.10.301.1001.0211 (Manutenção das Atividades do Núcleo de Assistência a Saúde da Família – NASF).

Beneficiários Diretos:

Pacientes participantes do projeto e servidores das Unidades Básicas de Saúde.

Beneficiários Indiretos:

Mecanismos públicos da localidade e comunidade local.

Resultados:

Atualmente o projeto é desenvolvido em 10 comunidades do Município e conta com a participação de aproximadamente 350 pessoas. A obtenção de resultados relacionados a saúde já são visíveis através dos testes realizados nos indivíduos participantes.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos