Banco de Projetos

RASTREABILIDADE E ACESSO A INFORMAÇÃO DAS CONSULTAS E EXAMES DO MUNICÍPIO DE PINHAIS

Ano / Edição: 2014
Município: Pinhais
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Uma das maiores dificuldades para os pacientes está relacionada á falta de informação com relação a solicitação de consultas e exames no SUS. O paciente não tem acesso de forma ágil e eficiente quanto a guia que o mesmo está aguardando.
Desta maneira resolvemos atrelar o uso da informática para melhorar nosso processo de comunicação em Saúde, ( interna e externa ), visto que o sistema de rastreabilidade e acesso a informação das consultas e exames solicitados no Município de Pinhais, ajuda as equipes dentro das unidades básica e a equipe do Departamento de controle avaliação e Auditoria, isto é a equipe interna. E também melhora a comunicação com o paciente, que é a comunicação externa, pois sabemos todos os passos das solicitações para os pacientes.





Descrição

O Processo teve inicio no ano de 2011/2012 , neste momento a informação relacionada as guias de consultas e exames que eram geradas em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Pinhais eram controladas e contadas e forma manual. isto é quando alguém necessitava saber como estava um pedido de consulta ou exame, os funcionários da central de marcação tinham que contar uma por uma. Isto levava muito tempo e as vezes não era localizada.
Desta forma um funcionário do Departamento desenvolveu o desenho com as nossas necessidades e o mesmo foi encaminhando para a empresa responsável pelo sistema de informática. A maior dificuldade foi relacionada a comunicação entre a empresa e os funcionários do Departamento de controle avaliação e auditoria, visto que a empresa não entendia o que o Departamento estava solicitando, pois eles atendem 180 empresas e nenhuma havia pedido tal solicitação. Depois de muitas reuniões no início de 2013 recebemos a primeira versão que apresentou algumas inconsistências, mas já repassava bastante informações quanto ao rastreamento das solicitações do paciente.
Depois de alguns meses de ajustes no sistema, em julho de 2013, descentralizamos o aplicativo como um plus no sistema que a unidade já utilizava (win), para lançar os dados dos pacientes no prontuário eletrônico.



Objetivos

Gerais:

O objetivo Geral é acesso a informação correta de forma ágil referente a solicitação das consultas e exames no Município de Pinhais.

Específicos:

Informar de forma clara e objetiva qual a posição deste paciente na fila da central da marcação de consultas e exames.
Informar e dar subsidio para a equipe da Unidade Básica quanta a fila de espera e posição de seus pacientes.

Metas a atingir:

Hoje todos os médicos e toda a equipe da unidade básica de saúde pode seguir os passos do paciente sem necessitar que esta realização seja Manual como era realizada antigamente.
O médico através do computador da sua sala consegue visualizar o histórico do paciente como: exames solicitados, encaminhamentos para consultas especializadas, se o paciente compareceu as consultas agendadas e a colocação do paciente na fila de espera, desta forma quando for necessário reavaliar o caso, solicitando uma priorização ou troca de especialidade (visto que ele tem noção da demanda reprimida) para uma outra que também pode ajudar o paciente.


Cronograma

Físico:

O projeto teve início no final de 2011, onde encaminhamos o modelo da solicitação/necessidade da central de marcação de consultas e exames para a empresa responsável pelo sistema de informática da Secretaria de Saúde.

Financeiro:

Não tivemos valor adicional para desenvolver o projeto.

Orçamento:

Não tivemos valores adicionais.

Beneficiários Diretos:

Os Principais beneficiados foram os Usuários do SUS do Município de Pinhais, visto que hoje não existe mais a necessidade de deslocamento para saber como está a solicitação de uma consulta ou uma exame. basta ele ir até a sua unidade básica de saúde e pedir a informação.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente melhorou para a Equipe da Unidade Básica que tem a informação em tempo real de forma precisa, facilitando assim a informação e também mudança de conduta para alguns pacientes.

Resultados:

O paciente tem a informação de forma clara e eficaz na unidade de Saúde com relação a sua solicitação de consulta ou exame.
O médico através do computador da sua sala consegue visualizar o histórico do paciente como: exames solicitados, encaminhamentos para consultas especializadas, se o paciente compareceu as consultas agendadas e a colocação do paciente na fila de espera, desta forma quando for necessário reavaliar o caso, solicitando uma priorização ou troca de especialidade (visto que ele tem noção da demanda reprimida) para uma outra que também pode ajudar o paciente.




Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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