AMPLIAÇÃO DO ACESSO À SAÚDE ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO NO MUNÍCIPIO DE PINHAIS
Ano / Edição: 2014
Município: Pinhais
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
O município de Pinhais/PR possui uma população de 117.008 habitantes segundo o censo do IBGE no ano de 2010, emancipado há 21 anos, é considerado o menor município do estado em extensão territorial, com cerca de 50 km². É um município essencialmente urbano situado na região metropolitana de Curitiba e sua economia se baseia na indústria e comércio. A população total do município é de 117.008 pessoas, segundo o censo IBGE 2010 que estima para 2013 uma população de 124.000 pessoas. O município possui dez unidades de saúde da família e uma unidade de saúde da mulher criança e adolescentes, 01 Centro de Especialidades, 01 CAPS II, 01 CAPS AD, 19 Equipes de Estratégia Saúde da Família, 02 Equipes de Estratégia de Saúde Bucal, 05 Clínicas de Assistência Odontológica, 04 Farmácias e 06 Dispensários de Medicações, Serviço Municipal de Remoção para transporte de usuários com dificuldade de locomoção e/ou em situações de emergências, 01 UPA 24 horas e 01 Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais que conta com há 20 leitos de maternidade, 19 de pediatria, 17 de clínica médica, 9 de clínica cirúrgica, 4 observação, 4 pré-parto e 4 leitos de cuidados intermediários.
No ano de 2013 a Secretaria Municipal de Saúde reestruturou o Departamento de Assistência a Saúde em maio de 2013, com o intuito de inovar nas ações de assistência a saúde da população de Pinhais, melhorar e ampliar o acesso dessa população aos serviços de saúde.
A reformulação da proposta de Atenção a Saúde no Município de Pinhais teve início no mês de outubro de 2013, até então, já se trabalhava com sistema de acolhimento, mas com foco mais emergencial. Os usuários do Sistema Único de Saúde precisavam ir cedo as unidades de saúde da família e eram atendidos com consulta médica ou de enfermagem conforme a disponibilidade de vagas do dia. Os demais usuários que procuravam atendimento de consulta passavam por avaliação de enfermagem e eram encaminhados, se avaliada emergência, para há UPA 24 horas municipal e em casos sem gravidade eram orientados a procurar a unidade de saúde no dia seguinte. Os agendamentos privilegiavam somente os chamados grupos marcadores de risco, entre estes idosos, gestantes e crianças até 01 ano de idade e que evidenciava a necessidade de reformulação para promoção do acesso de todos os cidadãos Pinhaienses. Percebeu-se no acolhimento, já recomendado pelo Ministério da Saúde, uma forma de ampliar o acesso a todos os usuários, na medida em que pressupõe que não apenas determinados grupos populacionais sejam objeto privilegiado do trabalho das equipes, mas também as pessoas que apresentam necessidades de saúde que não estão contempladas nesses critérios. Sendo assim, estes podem ser cuidados na atenção básica, estabelecendo relações de confiança e fortalecimento de vinculo entre trabalhadores e usuários, nos modos de escutas e filtros, nas maneiras de lidar com o não previsto, nas formas de sensibilidade do trabalhador, num certo posicionamento ético situacional, que influencia fortemente, inclusive, o modo de agenciamento dos serviços de saúde, ofertados nas unidades de saúde da família. Outro fato importante para o desenvolvimento desse projeto foi à percepção do Departamento de Assistência a Saúde que poderia iniciar a reformulação, com o quadro de profissionais que dispunha naquele momento, somente realizando um melhor aproveitamento dos recursos humanos já disponíveis. Com o passar do tempo e devido aos números apresentados de procura por atendimento foi-se justificando possíveis ajustes de recursos humanos no decorrer do projeto.
Descrição
Durante as reuniões/treinamentos, foi acordado que todos os profissionais utilizariam a estratégias do acolhimento com o objetivo de ampliar o acesso à saúde aos usuários nas unidades de saúde da família. Neste sentido, foram realizadas as seguintes ações:
-Análise do número de profissionais orientados no período/Número de profissionais da saúde do município.
-Análise comparativa entre atendimentos realizados pelas unidades nos três meses que antecederam o início do acolhimento e dos três meses posteriores ao início.
-Análise Situacional da população adscrita por unidade de saúde e da oferta de consultas médicas ou de enfermagem nessas unidades.
-Análise da procura por atendimento médico na UPA do município nos meses de junho, julho e agosto de 2013.
-Análise de dados da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde no período estudado.
Foram acessados os dados do Sistema de Gerenciamento de Informações e Prontuário Eletrônico (WINSAÙDE), utilizado pelo município.
Objetivos
Gerais:
Ampliar o acesso a assistência a saúde da população usuária do SUS em Pinhais, através de oferta da reestruturação do modelo de assistência a saúde com a implantação do acolhimento e escuta ativa nas Unidades de Saúde da Família.
Específicos:
1. Ampliar o acesso aos serviços de saúde a população usuária do SUS no município;
2. Garantir a assistência ofertada nos serviços de saúde para a população de Pinhais;
3. Melhorar o registro das informações no prontuário eletrônico sistema WISAUDE;
4. Fortalecer o vinculo da população com os profissionais de saúde da atenção através da escuta ativa;
5. Reformular as agendas de consultas médicas e de enfermagem;
6. Sensibilizar a comunidade sobre a importância da reestruturação do atendimento aos usuários pelo acolhimento.
Metas a atingir:
Metas do objetivo 1: Ampliar 100% o acesso aos serviços de saúde a população usuária do SUS no município;
Metas do objetivo 2: Garantir a assistência para 100% dos usuários atendidos nas unidades de saúde;
Metas do objetivo 3: Manter registros no prontuário eletrônico (sistema WISAUDE)
atualizados para 100% dos usuários atendimentos nas unidades de saúde do município
Metas do objetivo 4: Melhorar o registro das informações no prontuário eletrônico (sistema WISAUDE)
Metas do objetivo 5: Realizar fluxo de atendimento e agendamento para 100% dos usuários que procuram a unidade de saúde;
Metas do objetivo 6: Sensibilizar 100% do público alvo através de orientações sobre a importância da reestruturação do modelo de atenção realizadas nas unidades de saúde e no âmbito domiciliar.
Cronograma
Físico:
Anexo 1
Financeiro:
Materiais utilizados para dar inicio ao acolhimento.
Outubro de 2013: R$ 3.818 reais.
Orçamento:
Anexo 2
Beneficiários Diretos:
População usuária do SUS, residente no município de Pinhais/ PR
Beneficiários Indiretos:
Profissionais atuantes na UPA 24 horas do município com a diminuição da procura por atendimento de emergência neste serviço.
Departamento de controle financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, com a melhor distribuição do orçamento entre atenção primária e UPA 24 horas no município.
Resultados:
A necessidade de mudança viabilizou a reformulação do modelo de atenção a saúde no município de Pinhais, demonstrados neste estudo que reflete a imensa ampliação do acesso e aceitação do modelo proposto. Fica evidente o aumento da procura por atendimento, por parte dos usuários nas unidades de saúde do município, o que demonstra os inúmeros desafios que o município tem na continuidade dessa proposta de atenção á saúde.
Através da disponibilidade de escuta ativa e do pouco registro de reclamações na ouvidoria municipal de saúde observou-se facilidade de aceitação do modelo proposto por parte dos usuários. Nos três meses que antecederam outubro, os acolhimentos registrados foram de 1.371 em livre demanda. Após 14 de outubro de 2013, até janeiro de 2014, esse número saltou para 21.454, também com demanda espontânea e reorganização das agendas médicas e de enfermagem. Isso representa aumento de 1.464,84 % nos atendimentos diários distribuídos entre as 10 unidades de saúde do município o que evidência que a população sentiu-se oportunizada ao acesso e procurou atendimento na certeza que seria ouvida e receberia alguma resposta frente a sua necessidade. Notadamente esses números geraram uma sobrecarga de trabalho aos profissionais que estão na linha de frente nas unidades de saúde, o que aponta a grande necessidade de discussão sobre a construção dessa proposta de atenção, periodicamente, entre equipes de saúde e gestores municipais.
Torna-se indispensável envolver a comunidade na construção e manutenção desse modelo que além de beneficiada, pode apresentar propostas de como transpor as barreiras que se levantam diariamente. Debates entre profissionais de saúde, gestores e comunidade sobre a reorganização das agendas e o conjunto de ofertas que estão à disposição, minimizam os conflitos que esse aumento de atendimentos gera nos serviços de saúde. O acolhimento não se apresenta estático, ele revela as características da comunidade e do serviço de saúde local, por esse motivo, cada dia é único e cada experiência de atendimento evidencia que todos devem estar sensibilizados e comprometidos com essa proposta de atenção a saúde.